Aproximações possíveis entre os estudos da deficiência e as teorias feministas e de gênero

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Data

2019

Autores

Magnabosco, Molise De Bem
Souza, Leonardo Lemos De

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Editor

Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Abstract: Feminist and gender studies and those about disabilities are traditionally separate fields of research and theorizing, and each one have distinct and well defined objects and scopes. Such approaches were questioned in the 1990s by women with disabilities who were also feminist theories researchers, pointing to the limitations of both fields and the need to articulate them in order to form more complex perspectives of understanding the society as a whole. In this sense, this study intends to establish such articulations, thinking the field of disabilities as of the feminist and gender studies, in a queer/crip perspective that questions society and aims to set up a crippled world.
Resumo: Os estudos feministas e de gênero e aqueles sobre as deficiências constituem, tradicionalmente, campos separados de pesquisa e teorização, tendo cada um objetos e âmbitos distintos e bem definidos. Na década de 1990, tais perspectivas foram problematizadas por mulheres com deficiências pesquisadoras das teorias feministas, que apontaram tanto as limitações de ambos os campos quanto a necessidade de articulá-los para constituir perspectivas mais complexas de compreensão da sociedade como um todo. Nesse sentido, este trabalho busca estabelecer tais articulações, pensando o campo das deficiências a partir dos estudos feministas e de gênero, em uma perspectiva queer/crip de interrogação da sociedade com vistas à constituição de um mundo aleijado.

Descrição

Palavras-chave

Disability, Social Model of Disability, Feminist Epistemology, Crip Theory, Deficiência, Modelo social da deficiência, Epistemes feministas, Teoria crip

Como citar

Revista Estudos Feministas. Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, v. 27, n. 2, p. -, 2019.

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