A "pedagogia" de Hannah Arendt

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-07-25

Autores

Mafra, Tiago Barbosa

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A que nos conduz o pensamento de Hannah Arendt? Neste estudo concebe-se o pensamento de Hannah Arendt a partir de uma dimensão inerente a sua condição de “conduzir”, nos marcos do sentido etimológico da “pedagogia”. Faz-se um exercício de cartografia do seu pensamento, com uma demarcação sobre aqueles escritos que nos permitem aproximar melhor da condição humana de seu exercício na filosofia. Procuram-se em algumas correspondências, memórias, entrevistas e discursos, as marcas de um pensamento que nos auxiliam a pensar o sentido de “pertencimento”, na relação do sujeito com o mundo, e o sentido do “reconhecimento”, na relação do sujeito com o outro seu semelhante. A resposta à pergunta nuclear alcança a sua elaboração final com a definição do exercício mesmo do pensamento, em uma solução de acerto do sujeito consigo mesmo. Discute-se o sentido do pensar, enquanto uma prática, ao mesmo tempo individual e social, como a expressão da responsabilidade que um sujeito assume diante do outro e diante do mundo. Tais elementos da composição do sujeito a partir do reconhecimento do mundo, do outro e de si, são trazidos para a reflexão dos desafios de uma educação diferente, que tenha-os como base de condução.
Where does Hannah Arendt thoughts lead us? In this study Hannah Arendt's thinking is conceived from a dimension inherent in his condition of "driving" within the framework of the etymological sense of "pedagogy". An exercise of cartography of his thought is made, with a demarcation on those writings that allow us to better approach the human condition of his exercise in philosophy. We seek in some correspondences, memories, interviews and speeches, the marks of a thought that help us think the sense of "belonging", regarding the subject with the world, and the sense of "recognition", regarding the subject with the other of his resembling. The answer to the nuclear question reaches its final elaboration with the definition of the exercise of thought, in a solution of hits of the subject's own self-satisfaction. It discusses the meaning of thinking, as a practice, both individual and social, as an expression of the responsibility that one admits before the other and before the world. Such elements of one’s composition from the recognition of the world, from the other and from itself, are brought to the reflection of the challenges of a different education that has them as a basis of conduction.

Descrição

Palavras-chave

Hannah Arendt, Educação, Condução, Driving, Education

Como citar