ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: orientações didáticas à luz da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-08-26

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Se por um lado, há muitas pesquisas científicas acerca da alfabetização, por outro, ainda são escassas as produções teóricas e proposições para este campo do conhecimento que tenham como estofo teórico a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural. Por defendermos o direito subjetivo e inalienável dos indivíduos apropriarem-se das mais ricas objetivações humanas, neste caso, a língua escrita é que escolhemos a alfabetização como objeto de pesquisa desta tese de doutorado. Levantamos a hipótese de que a organização lógica dos conteúdos da língua escrita é variável interveniente no processo de alfabetização, promovendo o desenvolvimento da capacidade de generalização e abstração necessária à aprendizagem da língua escrita e, a partir dela, o domínio de conteúdos e conceitos de outras áreas do conhecimento. A partir disto, estabelecemos como objetivo geral desta pesquisa: formular orientações de encaminhamentos didáticos para o ensino da língua escrita no 1º ano do ensino fundamental tendo como base a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Para tanto, adotamos o seguinte percurso metodológico: exposição panorâmica do objeto de pesquisa, a partir da análise de dados oficiais a respeito do analfabetismo, analfabetismo funcional e desempenho na leitura e na escrita dos alunos em avaliações externas e de uma síntese dos métodos e teorias acerca da alfabetização; levantamento de pesquisas sobre o ensino da língua escrita elaboradas sob os fundamentos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural indicando os temas e assuntos já pesquisados e os que ainda demandam maior investigação e aprofundamento; proposição de encaminhamentos didáticos para o ensino e avaliação da língua escrita no 1º ano do ensino fundamental à luz do enfoque histórico-crítico; e por fim, explanação dos fundamentos teóricos a respeito da memória e da automatização das correspondências grafofônicas na apropriação da língua escrita. Para desvelar as mediações e as contradições internas do fenômeno em análise, adotamos, como método científico de investigação, o materialismo histórico-dialético e esperamos ter demonstrado, nesta pesquisa de natureza conceitual, como a dialética entre conteúdo e forma interfere no processo de apropriação da língua escrita; evidenciado a importância das mnemotécnicas e da automatização da relação grafema-fonema no processo de alfabetização; e contribuído à prática alfabetizadora histórico-crítica a partir dos encaminhamentos didáticos para a organização do ensino da língua escrita no 1º ano do ensino fundamental à luz dos fundamentos da psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Consideramos que a exemplificação dos referidos encaminhamentos auxilia o professor na compreensão e na transposição dos preceitos teóricos para sua prática pedagógica, e, com isso, ele próprio poderá criar outras estratégias adequadas de trabalho, garantindo processos efetivos de ensino e aprendizagem de uma das mais formidáveis objetivações do gênero humano: a língua escrita.
On the one hand, there is a lot of research concerning literacy. On the other hand, there is a lack of theoretical productions and propositions for this field of knowledge which are supported by historical-critical pedagogy and cultural-historical psychology. For defending the subjective and inalienable individual right of accessing the richest human objectifications, in this case, the written language, it is why we have chosen literacy as the object of research in this doctorate thesis. We consider the hypothesis that the logical organization of the written language contents is an intervenient variable in the process of literacy, promoting the development of the capacity of generalization and abstraction needed for learning the written language and, from that, the mastery of contents and concepts of other areas of knowledge. Considering this, we have established as the general objective of this research: formulating guidelines of didactic implementations for teaching the written language at the 1st grade of elementary school having cultural-historical psychology and historical-critical pedagogy as our basis. In order to do so, we have chosen the following methodological path: panoramic exposure of the research object, using official data regarding illiteracy, functional illiteracy and reading and writing performance of students in external assessments and a summary of literacy methods and theories; data collection of research on teaching the written language developed under the principles of historical-critical pedagogy and cultural-historical psychology stating themes and subjects which have already been investigated and those which still demand further research; propositions of didactic implementations for teaching and assessing the written language at the 1st grade of elementary school in the light of the historical-critical approach; and lastly, discussion of the theoretical foundations related to memory and automation of graphophonic aspects in the written language appropriation. In order to unveil mediations and internal contradictions of the analyzed phenomenon, we have selected dialectical and historical materialism as our scientific method of investigation and we aim at demonstrating, through this conceptual research, the ways in which form and content interfere with the written language appropriation process; emphasizing the importance of mnemotechnic and automation of phoneme-grapheme relation in the literacy process; contributing for the historical-critical literacy practice through the didactic implementations for the organization of teaching the written language at the 1st grade of elementary school in light of cultural-historical psychology and historical-critical pedagogy foundations. We consider that the exemplification of the referred implementations assists teachers in understanding and transposing theoretical precepts into their pedagogical practice, and this way, teachers will be able to create different strategies, ensuring effective processes of teaching and learning one of the most formidable mankind objectivations: the written language.
Si, por un lado, hay mucha investigación científica sobre alfabetización, por otro, todavía hay pocas producciones teóricas y proposiciones para este campo del conocimiento que tengan como base teórica la pedagogía histórico-crítica y la psicología histórico-cultural. Debido a que defendemos el derecho subjetivo e inalienable de los individuos a apropiarse de las objetivaciones humanas más ricas, en este caso, el lenguaje escrito es que elegimos la alfabetización como el objeto de investigación de esta tesis doctoral. Presumimos que la organización lógica del contenido del lenguaje escrito es una variable interviniente en el proceso de alfabetización, que promueve el desarrollo de la capacidad de generalización y abstracción necesaria para aprender el lenguaje escrito y, a partir de él, el dominio de los contenidos y conceptos de otros idiomas. áreas de conocimiento. A partir de esto, establecimos como objetivo general de esta investigación: formular orientaciones didácticas para la enseñanza del lenguaje escrito en el 1º año de la escuela primaria basadas en la psicología histórico-cultural y la pedagogía histórico-crítica. Por lo tanto, adoptamos el siguiente enfoque metodológico: exposición panorámica del objeto de investigación, a partir del análisis de datos oficiales sobre analfabetismo, analfabetismo funcional y desempeño de lectura y escritura de los estudiantes en evaluaciones externas y una síntesis de métodos y teorías sobre alfabetización; encuesta de investigación sobre la enseñanza del lenguaje escrito elaborada sobre los fundamentos de la pedagogía histórico-crítica y la psicología histórico-cultural indicando los temas ya investigados y aquellos que aún requieren mayor investigación y profundización; propuesta de referencias didácticas para la enseñanza y evaluación del lenguaje escrito en el primer año de la escuela primaria a la luz del enfoque histórico-crítico; y finalmente, explicación de los fundamentos teóricos sobre la memoria y la automatización de las correspondencias grafofónicas en la apropiación del lenguaje escrito. Para revelar las mediaciones y contradicciones internas del fenómeno bajo análisis, hemos adoptado el materialismo histórico-dialéctico como método científico de investigación y esperamos haber demostrado en esta investigación conceptual cómo la dialéctica entre contenido y forma interfiere con el proceso de apropiación de lenguaje escrito; evidenciaba la importancia de las mnemotecnias y la automatización de la relación grafema-fonema en el proceso de alfabetización; y contribuyó a la práctica de alfabetización histórico-crítica a partir de las referencias didácticas a la organización de la enseñanza del lenguaje escrito en el primer año de la escuela primaria a la luz de los fundamentos de la psicología histórico-cultural y la pedagogía histórico-crítica. Consideramos que la ejemplificación de estas referencias ayuda al maestro a comprender y transponer los preceptos teóricos para su práctica pedagógica, y con esto, puede crear otras estrategias de trabajo apropiadas, asegurando procesos efectivos de enseñanza y aprendizaje de una de las más formidables objetivaciones creada pelo hombre: el lenguaje escrito.

Descrição

Palavras-chave

Alfabetização, Linguagem Escrita, Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-Cultural, Literacy, Written Language, Historical-Critical Pedagogy, Cultural-Historical Psychology, Alfabetización, Lenguaje Escrito, Pedagogía Histórico-Crítica, Psicología Histórico-Cultural

Como citar