As tendências pedagógicas na supervisão de estágio do curso de serviço social: a compreensão dos sujeitos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-09-13

Autores

Almeida, Cleusimar Cardoso Alves

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A supervisão de estágio é fundamental na formação do assistente social, faz parte do processo de ensino-aprendizagem, trata-se de um espaço educativo que congrega as experiências dos estagiários, o próprio trabalho do assistente social e as questões institucionais. Esse momento oportuniza a formação profissional e a vivência da práxis. Neste sentido, o trabalho dos assistentes sociais, inclusive na supervisão de estágio, é permeado por tendência(s) pedagógica(s). A função pedagógica está relacionada à maneira de agir e pensar dos sujeitos nos processos de trabalho e nos vínculos que se estabelecem com as classes sociais. A tese propõe analisar as tendências pedagógicas presentes no processo de supervisão de estágio na perspectiva dos supervisores de campo, supervisores acadêmicos, docentes e estagiários do curso de Serviço Social de uma Universidade Privada de Minas Gerais. Partimos das concepções de Abreu (2016) que traz os perfis pedagógicos da “ajuda”, “participação” e “emancipação”, e refletimos sobre as mesmas em duas grandes tendências: “neoconservadora” que engloba o “perfil da ajuda” e da “participação”; e a perspectiva da tendência da “emancipação”. Foram utilizados os tipos de pesquisa: bibliográfica, documental e de campo, com abordagem qualitativa. O universo de investigação foi constituído dos campos de estágio de Serviço Social vinculados à IES (Instituição de Ensino Superior) e à própria Universidade. A pesquisa de campo foi realizada através de observação participante, questionário com assistentes sociais supervisores de campo, supervisores acadêmicos, docentes, estagiários do curso de Serviço Social da Universidade Privada. Também foram realizadas entrevistas com os estagiários. Tais dados foram analisados pelo materialismo histórico-dialético. A pesquisa apresenta contribuições teóricas e sociais, pois tanto tende a trazer informações que podem vir a subsidiar reflexões que permitam desenhar estratégias de ação, bem como para uma leitura crítica sobre o trabalho educativo na supervisão de estágio, possibilitando a discussão sobre o tema, no sentido de dar visibilidade às potencialidades e aos desafios do profissional de Serviço Social frente à função educativa na supervisão de estágio. Constatou-se que os Assistentes Sociais supervisores de campo, supervisores acadêmicos e estagiários percebem a função educativa na prática profissional nas supervisões de estágio, estando presentes perfis pedagógicos na tendência “emancipatória”. Por outro lado, também aparecem práticas expressas pela perspectiva “neoconservadora” no interior e exterior da profissão e da supervisão de estágio. Diante disso, é importante uma constante atitude crítica, reflexiva, consciente para o enfrentamento do neoconservadorismo, de seus valores e expressões e estar em vigília, autocrítica e resistência em prol dos direitos humanos e por uma educação na perspectiva da emancipação humana.
Internship supervision is fundamental in the social worker´s training, it is part of the teaching-learning process, it is an educational space that brings together the trainees' experiences, the social worker's own work and institutional issues. This moment provides the opportunity for professional training and the experience of praxis. In this sense, the work of social workers, including internship supervision, is permeated by pedagogical tendency (s). The pedagogical function is related to the subject´s way of acting and thinking about the work processes and in the bonds that are established with the social classes. This thesis proposes to analyze the pedagogical trends present in the internship supervision process from the perspective of field supervisors, academic supervisors, teachers and interns of the Social Work Course of a private university from Minas Gerais –. We started from the Abreu´s conceptions (2016) that brings the pedagogical profiles of “aid”, “participation” and “emancipation”, and we reflect on them in two major trends: “neoconservative” that encompasses the “profile of aid” and “participation”; and the perspective of the “emancipation” tendency. The research types used were: bibliographic, documentary and field, with qualitative approach. The research universe was consisted in the internship fields of Social Work linked to the HEI (Higher Education Institutions) and the University itself. The field research was conducted through participant´s observation, questionnaire with social workers field supervisors, academic supervisors, faculty, and interns of the Social Work course at the private university. Interviews were also conducted with the trainees. Such data were analyzed by dialectical historical materialism. The research presents theoretical and social contributions, as it tends to bring information that may support reflections that allow the design of action strategies, as well as for a critical reading about the educational work in the internship supervision, allowing the discussion about the theme, in the sense of giving visibility to the potential and challenges of the Social Work professional facing the educational Function in the internship supervision. It was found that the Social Assistants field supervisors, academic supervisors and interns realize the educational Function in professional practice in internship supervisions, being present pedagogical profiles in the “emancipatory” tendency. On the other hand, there are also practices expressed by the “neoconservative” perspective within and outside the profession and internship supervision. Given this, it is important a constant critical, reflective and conscious attitude towards the confrontation of neoconservatism, its values and expressions and the vigilance, self-criticism and resistance for human rights and for an education in the perspective of human emancipation.
La supervisión de pasantías es fundamental en la formación del trabajador social, es parte del proceso de enseñanza-aprendizaje, es un espacio educativo que reúne las experiencias de los alumnos, el trabajo propio del trabajador social y los problemas institucionales. Este momento brinda la oportunidad de capacitación profesional y la experiencia de la praxis. En este sentido, el trabajo de los trabajadores sociales, incluida la supervisión de pasantías, está impregnado de tendencias pedagógicas. La función pedagógica está relacionada con la forma de actuar y pensar de los sujetos en los procesos de trabajo y en los vínculos que se establecen con las clases sociales. La tesis propone analizar las tendencias pedagógicas presentes en el proceso de supervisión de pasantías desde la perspectiva de supervisores de campo, supervisores académicos, docentes y pasantes del curso de Trabajo Social de una Universidad Privada de Minas Gerais. Partimos de las concepciones de Abreu (2016) que trae los perfiles pedagógicos de "ayuda", "participación" y "emancipación", y reflexionamos sobre ellos en dos tendencias principales: "neoconservador" que abarca el "perfil de ayuda" y " participación "; y la perspectiva de la tendencia a la "emancipación". Los tipos de investigación fueron: bibliográfica, documental y de campo, con enfoque cualitativo. El universo de la investigación estuvo constituido por los campos de pasantías de Trabajo Social vinculados con el IES y la propia Universidad. La investigación de campo se realizó a través de observación participante, cuestionario con supervisores de campo de trabajadores sociales, supervisores académicos, profesores, pasantes del curso de Trabajo Social de la Universidad Privada. También se realizaron entrevistas con los alumnos. Dichos datos fueron analizados por el materialismo histórico dialéctico. La investigación presenta contribuciones teóricas y sociales, ya que tiende a aportar información que puede apoyar reflexiones que permiten el diseño de estrategias de acción, así como una lectura crítica sobre el trabajo educativo en la supervisión de las prácticas, permitiendo la discusión sobre el tema, en el sentido de dar visibilidad al potencial y los desafíos del profesional de Trabajo Social que enfrenta la funcion educativa en la supervisión de pasantías. Se encontró que los supervisores de campo de los asistentes sociales, los supervisores académicos y los pasantes perciben la funcion educativa en la práctica profesional en las supervisiones de pasantías, estando presentes los perfiles pedagógicos en la tendencia "emancipadora". Por otro lado, también hay prácticas expresadas por la perspectiva "neoconservadora" dentro y fuera de la profesión y la supervisión de pasantías. En vista de esto, es importante una actitud constante crítica, reflexiva y consciente hacia la confrontación del neoconservadurismo, sus valores y expresiones y la vigilancia, autocrítica y resistencia por los derechos humanos y por una educación en la perspectiva de la emancipación humana.

Descrição

Palavras-chave

Serviço social, Função educativa, Tendência da emancipação, Tendência neoconservadora, Supervisão de estágio, Internship supervision, Social service, Educational function, Emancipation trend, Neoconservative tendency, Supervisión de pasantías, Servicio social, Funcion educativa, Tendencia de emancipación, Tendencia neoconservadora

Como citar