O cinema vai a guerra: imagens em movimento da Guerra Hispano-Americana (1898-1901)

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Data

2019-09-19

Autores

Nunes, Gabriel Carneiro [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Guerra Hispano-Americana (1898) aconteceu em decorrência da expansão imperialista dos Estados Unidos no momento em que sua industrialização crescia em ritmo acelerado. Eliminando os últimos resquícios da colonização espanhola no continente americano, Cuba e Filipinas foram os primeiros alvos de uma política agressiva dos nacionalistas estadunidenses para assegurar o slogan proposto pela Doutrina Monroe, “América para os Americanos”. Nos principais centros urbanos dos Estados Unidos, a modernidade atingia a percepção dos indivíduos por meio da inovação tecnológica que dimensionava o tempo e o espaço, a velocidade da máquina mesclava o orgânico e o mecânico. Nas ruas, inúmeras propagandas visuais atordoavam os olhares, os jornais impressos traziam notícias sensacionalistas de interesses políticos e o comportamento dos cidadãos se padronizava através das revistas periódicas. Os vaudevilles, teatros de variedades, canalizavam essa sociedade caótica através da miscelânea de espetáculos e shows, o cinema se desenvolvia neste ambiente. Quando o conflito entre a Espanha e os Estados Unidos entrou em vigor, o cinema participou pela primeira vez de uma guerra, se misturando com todas as formas de comunicação do período e exercendo, de forma inédita, uma postura ativa na formação da opinião pública. O trabalho a seguir compreende como foi a participação dos filmes produzidos pela Edison Company e pela American Biograph e Mutoscope, diante desse enredo. Utilizando 68 filmes presentes na coleção Spanish American War in Motion Pictures, disponibilizados pela Biblioteca do Congresso, a pesquisa buscou compreender como o Primeiro Cinema nos Estados Unidos, iniciou o uso do filme como comunicação ideológica pela primeira vez.
The Spanish-American War (1898) happened as a result of the United States’s imperialist expansion at the time its industrialization grew at a accelerated pace. Eliminating the last remnants of Spanish colonization in the American continent, Cuba and the Philippines were the first targets of an American nationalists’s aggressive policy to ensure the slogan proposed by the Monroe doctrine “America for Americans”. In the main United States’s urban centers, modernity reached the individuals perception through technological innovation that dimensioned the time and the space, the machine’s speed merged the organic and the mechanic. In the streets, countless visual advertisements stunned the looks, the printed newspapers brought sensationalist news of political interests and the citizens behaviour was standardized through periodic journals. The vaudevilles, variety theaters, channeled this chaotic society through the miscellaneous of performances and shows, the cinema was being developed in this environment. When the conflict between Spain and the United States came into effect, the cinema participated for the first time in a war, mingling with all forms of communication in the period and exerting, in an unprecedented way, an active posture in the public opinion formation. The following work compromises how was the participation of the films produced by the Edison Company and the American Biograph and Mutoscope, before this plot. Using 68 films present in the Spanish American War in Motion Pictures collection, available by the Library of Congress, the research sought to understand how The First Cinema in the United States, began the use of film as an ideological communication for the first time.

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Palavras-chave

Primeiro Cinema, Modernidade, Guerra Hispano-Americana

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