Corpo e sexualidade em diferentes suportes: da pré-história à era digital

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-08-27

Autores

Santos, Fausi dos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese é parte integrante da pesquisa no programa de pós-graduação em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara. Parte da premissa de que o discurso sobre o Corpo e a Sexualidade sempre esteve presente na história da humanidade por meio de diferentes plataformas discursivas. O advento da fotografia no século XIX ressignifica as expressões sobre o corpo ao incorporar no frame da máquina elementos objetivos que na representação artística eram de certa forma, perdidas ou enfraquecidas pelos artistas. O surgimento da internet ressignificou a relação do ser humano com o corpo, uma vez que as plataformas digitais ampliam os efeitos de sentido das produções de subjetividade. Um dos aspectos presentes nesta ressignificação se manifesta na hiperexposição nas redes sociais. Tais mudanças conceituais tendem a criar certa tensão dentro da escola, por existir grande imperícia pelos gestores educacionais em lidar com questões relacionadas à Educação Sexual que aliada ao surgimento de nudes e sexting produzidos por determinados alunos, evocam tabus e provocam silenciamentos e punições por parte de educadores. Nos dias atuais, a internet faz parte do convívio social, sendo o tipo de ferramenta que serve não apenas para a comunicação, mas também para atividades diversas ligadas ao lazer e entretenimento. Há que se questionar, nessa dimensão, o que é o corpo e a sexualidade nas redes sociais. Para responder a esta questão, uma análise filosófica a partir do conceito de subjetivação e enunciação em Michel Foucault é uma via que se pode percorrer a fim de estabelecer que tipo de discurso é produzido por meio de perfis nas redes sociais. Portanto, uma análise que observe as práticas discursivas produzidas na internet sobre o corpo e a sexualidade podem oferecer pistas que auxiliem a criação de propostas pedagógicas que incorporem e otimizem o uso da web no espaço escolar. Neste sentido, o objetivo central da tese será uma sondagem sobre as diferentes práticas discursivas sobre o Corpo e a Sexualidade na História.
This thesis is an integral part of the research in the post-graduation program in School Education by Unesp of Araraquara. It starts from the premise that the discourse on the Body and Sexuality has always been present in the history of humanity through different discursive platforms. The advent of photography in the nineteenth century resigns the expressions about the body by incorporating in the frame of the machine objective elements that in the artistic representation were somehow lost or weakened by the artists. The emergence of the internet has reaffirmed the relationship between the human being and the body, since the digital platforms amplify the sense effects of the productions of subjectivity. One of the aspects present in this resignification is manifested in hyperexposure in social networks. Such conceptual changes tend to create a certain tension within the school, because there is great malpractice by educational managers in dealing with issues related to Sexual Education that together with the appearance of nudes and sexting produced by certain students, evoke taboos and provoke silences and punishments by educators. Nowadays, the internet is part of social interaction, being the type of tool that serves not only for communication, but also for diverse activities related to leisure and entertainment. It is necessary to question, in this dimension, what is the body and sexuality in social networks. To answer this question, a philosophical analysis based on the concept of subjectivation and enunciation in Michel Foucault is a way that can be traced in order to establish what kind of discourse is produced through profiles in social networks. Therefore, an analysis that observes the discursive practices produced on the Internet about the body and sexuality can offer clues that help to create pedagogical proposals that incorporate and optimize the use of the web in the school space. In this sense, the central objective of the thesis rests on a survey on the different discursive practices on the Body and Sexuality in History.

Descrição

Palavras-chave

Corpo;, Sexualidade;, Redes Sociais;, Educação Escolar,, Subjetividade., Body;, Sexuality;, Social networks;, Schooling;, Subjectivity.

Como citar