Razões trigonométrica: dos triângulos à circunferência - estratégias de ensino

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-10-14

Autores

Malaguti, Rosangela

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O estudo da Matemática, em especial da trigonometria é de suma importância para o desenvolvimento das ciências desde os primórdios dos tempos. Nesse trabalho abordamos o estudo das razões trigonométricas do triângulo retângulo até o círculo trigonométrico. Em análise feita na proposta curricular do Estado de São Paulo, detectamos a necessidade de novas abordagens de ensino que venham melhorar a qualidade deste nas salas de aula das escolas públicas, tornando o estudo do tema mais prazeroso e atrativo. O cenário presente na maioria das escolas públicas, destaca a falta de professor e o desinteresse dos alunos pela matemática, fatores que agravam a defasagem de conteúdo em relação ao ano/série que estão cursando. Diante desse cenário, apresentamos neste trabalho uma Sequência Didática que prevê a construção de materiais pedagógicos confeccionados pelos próprios alunos que permitam dinamizar as aulas, melhorando o estudo da trigonometria e oportunizando aos alunos à construção do próprio conhecimento, despertando mais interesse pelas aulas. A Sequência didática foi testada em uma turma da 2ª série de Ensino Médio de uma escola pública de área rural na cidade de Caiuá, São Paulo, utilizando os materiais em sala de aula e analisando os resultados obtidos. A proposta deste estudo é encontrar opção que viabilize o ensino do tema, otimizando o tempo de ensino, trabalhando estratégias como o uso de materiais concretos e ao final das atividades concluir que a aplicação dessas estratégias irão contribuir com a melhora do processo ensino aprendizagem, em especial da trigonometria e consequentemente da matemática nas salas de aula
The study of mathematics, especially trigonometry, is of paramount importance for the development of science since the dawn of time. In this paper we will study the trigonometric ratios of the rectangle triangle to the trigonometric circle. In an analysis made in the curricular proposal of the State of São Paulo, we detected the need for new teaching approaches that will improve its quality in public school classrooms, making the study of the subject more pleasant and attractive. The scenario that exists in most public schools, is the lack of teacher and students' lack of interest in mathematics, factors that aggravate the mismatch of content in relation to the year / grade they are attending. Given this scenario, we present in this paper some proposals to improve the study of the theme and two materials made, with the help of students, to streamline the classes, giving students the opportunity to seek their own knowledge, arousing more interest in the classes. The applicability was tested in a high school 2nd grade class of a rural public school in the city of Caiuá, São Paulo, using the materials in the classroom and analyzing the results obtained. The purpose of this study is to find an option that enables the teaching of the subject, optimizing the teaching time, as well as working new approaches with the use of concrete subjects and at the end of the activities conclude that the use of these approaches may contribute to the improvement of the teaching process. learning, especially trigonometry and therefore mathematics in the classroom..

Descrição

Palavras-chave

Matemática, Trigonometria, Material manipulável, Mathematics, Trigonometry, Manipulable material

Como citar