Estímulos e barreiras para a adoção da economia circular: uma pesquisa quantitativa nos setores de agronegócio, construção civil e eletroeletrônico

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Data

2019-12-04

Autores

Izeppi, Wagner Colucci

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A conscientização sobre a sustentabilidade nos negócios tem auxiliado às empresas a atualizar suas operações, concentrando-se na redução dos impactos ambientais em todas as etapas. Diante disso, o modelo de negócios da economia circular se torna uma alternativa para alcançar a prosperidade das empresas sem comprometer os recursos naturais no futuro. Considerando-se a transição para a economia circular, é necessário adotar alguns princípios que guiarão as empresas a atingir esse nível. No entanto, existem barreiras que dificultam esse desenvolvimento. Esta pesquisa teve como objetivo principal, analisar a relação entre estímulos, barreiras e pressão dos stakeholders com a adoção dos princípios da economia circular. A amostra analisada nesta pesquisa é composta por 86 empresas brasileiras inseridas em setores importantes para a economia circular, tais como: agronegócio, construção civil e eletroeletrônico. A pesquisa traz evidências empíricas de que os estímulos para adoção da economia circular apontados pela literatura e pressão dos stakeholders estão relacionados positivamente com a adoção dos princípios da economia circular, enquanto as barreiras tradicionalmente apontadas pela literatura estão relacionadas negativamente com essa adoção. Os resultados deste estudo indicam quais estímulos, barreiras e stakeholders se relacionam mais fortemente com cada princípio do framework ReSOLVE. Enquanto a pressão dos funcionários está mais ligada ao princípio da Circularidade, a pressão da mídia e dos consumidores está conectada a uma maior adoção do princípio da Virtualização. Além disso, este survey mostra que todas as barreiras e metade dos stakeholders (consumidores, governo e acionistas) possuem correlação mais forte com o princípio que considera a inovação radical essencial para concluir essa transição.
Business sustainability awareness has helped companies update their operations by focusing on reducing environmental impacts at all stages. Given this, the circular economy business model becomes an alternative to achieve business prosperity without compromising natural resources in the future. Considering the transition to the circular economy, it is necessary to adopt some principles that will guide companies to reach this level. However, there are barriers that hinder this development. The main objective of this research was to analyze the relationship between stimuli, barriers and stakeholder pressure with the adoption of circular economy principles. The sample analyzed in this research is composed by 86 Brazilian companies inserted in important sectors for the circular economy, such as: agribusiness, construction and electronics. The research provides empirical evidence that the incentives for circular economy adoption pointed by the literature and stakeholder pressure are positively related to the adoption of the circular economy principles, while the barriers traditionally pointed by the literature are negatively related to this adoption. The results of this study indicate which stimuli, barriers, and stakeholders relate most strongly to each ReSOLVE framework principle. While employee pressure is more closely linked to the principle of circularity, media and consumer pressure are linked to greater adoption of the virtualization principle. In addition, this survey shows that all barriers and half of stakeholders (consumers, government and shareholders) have a stronger correlation with the principle that radical innovation is essential to complete this transition.

Descrição

Palavras-chave

Economia Circular, Barreiras, Estímulos, Stakeholders, Brasil, Survey, Circular economy, Barriers, Stimuli, Stakeholders, Brazil, Survey

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