Dançando no escuro: um projeto de extensão universitária

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-11-29

Autores

Lopes, Súsel Fernanda [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta dissertação é fruto das experiências enriquecedoras vividas do projeto de extensão “Dançando no Escuro”, um programa de Atividades Rítmicas e Expressivas inclusivas para pessoas com deficiências variadas. O projeto de extensão foi o objeto desta pesquisa, sendo investigado pelo método de Pesquisa-ação. Uma análise crítica das práticas corporais rítmico expressivas na abordagem da Cultura Corporal de Movimento da pessoa com deficiência. Com o objetivo de ampliar as habilidades expressivas e o protagonismo da pessoa com deficiência, auxiliando na capacitação profissional em Educação Física Adaptada dos monitores do projeto de extensão. Estimulando o trabalho em equipe, a autoconfiança e promovendo a inclusão social dos participantes, com práticas corporais orientadas nos elementos estruturantes da Ginástica para Todos. No decorrer das 39 intervenções da pesquisa, os participantes, pessoas com deficiência e monitores forneceram relatos de suas perspectivas das situações problema. Os debates coletivos durante os seminários trouxeram as possíveis soluções para os problemas encontrados. Foram esses relatos que transformaram o plano de ação deste estudo, tornando os monitores do projeto de extensão peças fundamentais para alcançar os objetivos da pesquisa. Os laços criados entre os participantes da pesquisa auxiliaram no desenvolvimento de composições coreográficas coletivas, no sucesso do programa de Atividades Rítmicas e Expressivas inclusivas, e desta pesquisa.
This dissertation is the result of the enriching experiences of the community outreach program “Dancing in the Dark”. An inclusive Rhythmic and Expressive Activities program for people with different disabilities. The community outreach program was the object of this research, being investigated by the Action Research method. A critical analysis of the Rhythmic and Expressive practices addressed Body Culture of Movement of persons with disabilities. As a main objective of this research to expand the expressive skills and protagonism of the person with disabilities, helping in the professional capacitation in Adapted Physical Education of the monitors of the community outreach program. Stimulating teamwork, self-confidence and promoting the social inclusion of participants, with body practices guided by the structuring elements of Gymnastics for All. Throughout the 39 interventions of this research, participants with disabilities and monitors provided reports of their perspectives on problem situations. The collective debates during the seminars brought possible solutions to the problems encountered. It was these reports that transformed the Action Plan of this study, making the extension project monitors fundamental to achieve this research objectives. The bonds created between the research participants helped to develop collective choreographic compositions, and the success of the inclusive Rhythmic and Expressive Activities program and of this research.
Esta disertación es el resultado de las experiencias enriquecedoras del proyecto de extensión “Bailando en la Oscuridad”. Un programa de Actividades Rítmico-Expresivas inclusivas para personas con diversas discapacidades. El proyecto de extensión fue el objeto de esta investigación, siendo investigado por el método de Investigación Acción. Un análisis crítico de las prácticas rítmico-expresivas del cuerpo, al abordar la Cultura Corporal del Movimiento de las personas con discapacidad. Con el objetivo de ampliar las habilidades expresivas y el protagonismo de la persona con discapacidad, asistiendo en la capacitación profesional en Educación Física Adaptada de los monitores del proyecto de extensión. Estimulando el trabajo en equipo, la autoconfianza y promoviendo la inclusión social de los participantes, con prácticas corporales guiadas por los elementos estructurantes de Gimnasia para Todos. A el paso de las 39 intervenciones de la investigación, los participantes con discapacidades y los monitores, proporcionaron informes de sus perspectivas sobre situaciones problemáticas. Los debates colectivos durante los seminarios aportaron posibles soluciones a los problemas encontrados. Fueron estos informes los que transformaron la propuesta de acción de este estudio, haciendo que el proyecto de extensión sea fundamental para lograr los objetivos de investigación. Los lazos creados entre los participantes en la investigación ayudaron a desarrollar composiciones coreográficas colectivas, y el éxito del programa inclusivo de Actividades Rítmico-Expresivas, y esta investigación.

Descrição

Palavras-chave

Educação física adaptada, Projetos de extensão, Atividades rítmicas e expressivas, Cultura corporal de movimento, Ginástica para todos, Adapted physical education, Community outreach program, Rhythmic and expressive activities, Body culture of movement, Gymnastics for all, Educación física adaptada, Proyectos de extensión, Actividades rítmico-expresivas, Cultura corporal del movimiento, Gimnasia para todos

Como citar