A percepção dos professores sobre o uso das mídias e tecnologias na prática docente e suas contribuições no Ifsuldeminas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-12-03

Autores

Alves, Dayanny Carvalho Lopes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado. Parte considerável do desnível entre indivíduos, organizações, regiões e países deve-se à desigualdade de oportunidades relativas ao desenvolvimento da capacidade de aprender e concretizar inovações. As novas gerações de educandos que atualmente adentram as unidades escolares compõem um novo cenário educativo que desafia o contexto de uma abordagem tradicional de ensino. Na tentativa de superar os desafios postos, educadores devem buscar subsídios para repensar sua prática educativa a fim de atender as demandas formativas da contemporaneidade. As tecnologias digitais móveis provocam mudanças profundas na educação presencial e a distância. O objetivo do estudo foi analisar as mudanças nas práticas da docência e as percepções dos professores diante dos processos culturais gerados pelas mídias digitais e Tecnologia de Comunicação e Informação (TIC’s) e seu uso em sala de aula, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Machado. Os ambientes digitais de aprendizagem estão se expandindo para além dos computadores, por mais potentes que esses possam ser. O futuro tecnológico da educação tem se direcionado para pequenas soluções na forma de aparelhos leves e portáteis, mas com muita potência.Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados uma revisão de literatura, compreendendo as áreas do conhecimento ligadas às dimensões consideradas nesse estudo e a pesquisa quantiqualitativa descritiva (estudo de caso) com o objetivo de entender os acontecimentos no ambiente acadêmico. Como resultado da pesquisa aponta-se que as respostas foram positivas para o manuseio das tecnologias em sala de aula. Assim, no novo modelo de desenvolvimento, a fonte de produtividade encontra-se na tecnologia da informação, ou seja, na geração de conhecimentos, nos processos de ensino-aprendizagem, a rigor, conhecimentos e informação são fundamentais em todos os modos de desenvolvimento, portanto, o diferencial é o fato de a principal fonte de produtividade ser a ação de conhecimentos sobre o próprio conhecimento, o trabalho do docente e a comunicação entre professor e aluno. Nossa análise indica que tais afirmativas acabam se complementando na prática do professor, ou seja, para que uma ocorra, outra também deve ocorrer. É o caso, por exemplo, de que para se utilizarem adequadamente as TIC´s como ferramenta auxiliar de aprendizagem, devemos buscar compreender as possibilidades de uso pedagógico destas ferramentas.
Education is the key element in building a society based on information, knowledge and learning. A considerable part of the gap between individuals, organisations, regions and countries is due to the inequality of opportunities related to the development of the ability to learn and achieve innovations. The new generations of students who currently enter school units make up a new educational scenario that challenges the context of a traditional teaching approach. In an attempt to overcome the challenges posed, educators must seek subsidies to rethink their educational practice in order to meet the formative demands of contemporaneity. Mobile digital technologies cause profound changes in face-to-face education and distance. The aim of this study was to analyze the changes in teaching practices and teachers' perceptions of the cultural processes generated by digital media and Communication and Information Technology (ICT's) and their use in the classroom at the Federal Institute of Science and Technology of the South of Minas - Machado Campus. Digital learning environments are expanding beyond computers, however powerful they may be. For the development of this work, a literature review was used, comprising the areas of knowledge related to the dimensions considered in this study and descriptive quantiqualitative research (case study) with the objective of understanding the events in the academic environment. As a result of the research, it is pointed out that the answers were positive for the handling of technologies in the classroom. Thus, in the new development model, the source of productivity is found in information technology, that is, in the generation of knowledge, in teaching-learning processes, rigorously, knowledge and information are fundamental in all modes of development, therefore, the differential is the fact that the main source of productivity is the action of knowledge about the knowledge itself, the work of the teacher and the communication between teacher and student. Our analysis indicates that such statements end up complementing in the teacher's practice, that is, for one to occur, another should also occur. This is the case, for example, that in order to properly use ICT as an auxiliary learning tool, we must seek to understand the possibilities of pedagogical use of these tools.

Descrição

Palavras-chave

Tecnologias da informação e comunicação, Docente, Educação, Information and communication technologies, Teaching, Education

Como citar