Intersemioses em vídeos produzidos por licenciandos em Matemática da UAB

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Data

2020-02-04

Autores

Neves, Liliane Xavier

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A revolução tecnológica da comunicação audiovisual vivenciada na contemporaneidade evidencia o papel educativo das mídias digitais e demanda novos papéis a serem desempenhados pelas instituições educacionais e o seu corpo docente, incentivando metodologias que valorizem a aprendizagem dialógica e a produção conjunta de conhecimento. Os vídeos se sobressaem como uma tecnologia que estimula os sentidos na produção de conhecimento matemático, levando a uma nova forma de conhecer. Nesse contexto, a pesquisa apresentada neste relatório buscou compreensões em torno da seguinte pergunta: Como licenciandos em Matemática da Educação a Distância combinam recursos semióticos ao utilizarem vídeos digitais para expressar ideias matemáticas? Essa pergunta reflete o interesse nas escolhas de recursos semióticos como linguagem, simbolismo matemático, imagens, linguagem corporal, músicas e sons, além do papel dos vídeos digitais na realização de suas combinações a fim de produzir significados no discurso matemático. A pesquisa foi desenvolvida com duas turmas do curso de licenciatura em Matemática de Educação a Distância da Universidade do Estado da Bahia, a partir da proposta de uma atividade de produção de vídeos sobre ideias matemáticas. A metodologia aplicada foi qualitativa e a observação participante virtual foi adotada para acompanhamento das produções de vídeos em fóruns do ambiente virtual de aprendizagem do curso. Os estudantes realizaram reuniões presenciais para a execução da produção dos vídeos e geraram relatórios desses encontros e roteiros dos vídeos, os quais se constituem como dados da pesquisa, assim como os próprios vídeos e as transcrições resultantes dos fóruns. A Sistêmico Funcional – Análise do Discurso Multimodal foi adotada como abordagem teórica, fundamentando a investigação em torno das estratégias utilizadas nas combinações dos recursos semióticos, as intersemioses, nos vídeos produzidos pelos estudantes. Foram selecionados cinco vídeos com base na visualização repetitiva e comparação dos eventos críticos. A análise multimodal dos vídeos selecionados sugere que os estudantes participantes da pesquisa recorrem à linguagem verbal, às imagens matemáticas e ao simbolismo matemático em intersemioses para expressar ideias matemáticas, sem alterar suas funcionalidades específicas para o vídeo em um contexto formal inserido para explicar a ideia matemática. Recursos cinematográficos foram utilizados para introduzir o problema matemático em um contexto de aplicabilidade. Os gestos foram utilizados com o intuito de reforçar ou materializar elementos do discurso matemático no vídeo. A música funcionou como elemento motivador, invocando emoções a fim de proporcionar um ambiente informal para a discussão matemática; as imagens em movimento foram utilizadas para situar o problema matemático proposto no vídeo em um contexto considerando imagens reais, além de proporcionarem a demonstração de simulações de eventos matemáticos. Desta forma, a natureza multimodal do vídeo possibilitou que os sujeitos da pesquisa realizassem intersemioses entre os recursos semióticos presentes no discurso matemático tradicional e outros recursos específicos da linguagem cinematográfica. Essas combinações potencializaram as possibilidades de expansão semântica nas intersemioses realizadas com esses recursos semióticos.
The technological revolution of audiovisual communication experienced in contemporary times highlights the educational role of digital media and demands new roles to be played by institutions and their teachers, encouraging methodologies that value dialogical learning and the joint production of knowledge. Videos stand out as a technology that stimulates the senses in the production of mathematical knowledge, leading to a new way of knowing. In this context, the research presented in this report sought understandings around the following question: How do students of a distance learning mathematics degree course combine semiotic resources when using digital videos to express mathematical ideas? This question reflects the interest in resources functionalities such as language, mathematical symbolism, images, body language, music and sounds, as well as the role of digital videos in making their combinations to produce meaning in mathematical discourse. The research was developed with two classes of the Distance Education Mathematics undergraduate course of Bahia State University, from the proposal of a video production activity on mathematical ideas. The applied methodology was qualitative, and virtual participant observation was adopted to follow the video productions in forums of the course virtual learning environment. The students held face-to-face meetings to produce the videos and generated reports of these meetings and video scripts, which constitute the research data, as well as the videos themselves and the resulting transcripts of the forums. The Functional Systemic - Multimodal Discourse Analysis was adopted as a theoretical approach, basing the investigation around the strategies used in the combinations of semiotic resources, the intersemioses, in the videos produced by the students. Five videos were selected based on repetitive viewing and comparison of critical events. The multimodal analysis of the selected videos shows that the students participating in the research use verbal language, mathematical images and mathematical symbolism in intersemioses to express mathematical ideas without changing their video-specific functionality. Other resources were introduced to reinforce aspects of mathematical discourse in the video: The gestures were used in order to reinforce or materialize elements of the mathematical speech in the video; music acted as a motivating element, invoking emotions to provide an informal environment for mathematical discussion. Moving images were used to place the proposed mathematical problem in the video in a context considering real images, besides providing the demonstration of simulations of mathematical events in the video. Thus, the multimodal nature of video made it possible for the research subjects to intersemiose the semiotic resources present in traditional mathematical discourse and other specific resources of audiovisual language. These combinations potentiated the possibilities of semantic expansion in intersemioses performed with these semiotic resources.

Descrição

Palavras-chave

Educação matemática, Sistêmico funcional - Análise do discurso multimodal, Licenciatura em matemática, Universidade Aberta do Brasil (UAB), Tecnologias digitais, Recursos semióticos, Multimodalidade, Análise do discurso multimodal, Expansões semânticas, Semiotic resources, Multimodality, Multimodal discourse analysis, Mathematical education, Semantic expansions

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