Ensino ativo de filosofia: aliando a pedagogia do conceito com tecnologias digitais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-02-21

Autores

Godoi, Francis Pegorer

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A BNCC propõe como fim uma formação integral do sujeito e para se ter êxito temos que ter como meio novas formas de ensinar que desenvolvam o protagonismo dos alunos. A partir disso, traçamos como objetivo realizar uma proposição para aliar tecnologia com os quatro passos didáticos do professor Silvio Gallo para uma pedagogia do conceito de inspiração nos professores filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari. Nosso objeto digital de aprendizagem (ODA) é uma apresentação feita no aplicativo Sway com foco nos alunos e virá acompanhado de um guia de apresentação do aplicativo e com duas propostas de uso, na primeira o processo todo irá acontecer em sala de aula (contexto de 2 aulas semanais) por intermédio de recurso tecnológico e na segunda a proposta é no contexto de ensino híbrido (contexto de 1 aula semanal) em que os três primeiros passos didáticos da proposta acontecem online e o quarto passo presencial. Utilizamos uma metodologia específica da ciência da computação onde a hipótese é a primeira etapa de um longo processo de pesquisa. Também foi realizada uma profunda pesquisa bibliográfica para fundamentar nossas escolhas pelos temas filosóficos e metodologia de desenvolvimento do produto e proposta de utilização do mesmo. Essa pesquisa não pretende ser conclusiva, sugerimos que a partir dela, sejam realizados outros trabalhos que analisem o impacto da aplicação dessa proposição na formação dos alunos, inclusive em outras disciplinas presentes na grade curricular do ensino médio.
The “BNCC” proposes as a goal an integral formation of the subject and in order to be successful we have to have new ways of teaching as a way to develop the protagonism of the students. Based on that, we set out to make a proposal to combine technology with the four didactic steps of Prof. Silvio Gallo for a pedagogy of the concept of inspiration in the philosophical teachers Gilles Deleuze and Félix Guattari. Our digital learning object (ODA) is a presentation made in the Sway application with a focus on students and will be accompanied by an application presentation guide and with two proposals for use, in the first the whole process will happen in the classroom (context of 2 weekly classes) through technological resource and in the second the proposal is in the context of hybrid teaching (context of 1 weekly class) in which the first three didactic steps of the proposal take place online and the fourth in person. We use a specific methodology of computer science where the hypothesis is the first stage of a long research process. In-depth bibliographical research was also carried out to support our choices for philosophical themes and product development methodology and proposed use of the product. This research is not intended to be conclusive, we suggest that from it, other studies are carried out that analyze the impact of the application of this proposition on the training of students, including in other subjects present in the high school curriculum

Descrição

Palavras-chave

Ensino, Filosofia, Tecnologias digitais, Teaching, Philosophy, Digital technologies

Como citar