Macunaíma: a contrafação do herói clássico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-01-28

Autores

Gomes, Letícia Bonesso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Macunaíma: o herói sem nenhum caráter (1928), de Mário de Andrade é uma das obras mais importantes do período modernista da Literatura Brasileira, devido ao intenso e minucioso trabalho do autor na construção da linguagem que compõe esta rapsódia do “herói de nossa gente”. A crítica fornece um alentado conjunto de análises e discussões que demonstram como a combinação de artifícios, como a linguagem ora coloquial, ora formal, o uso dos estrangeirismos, como os latinismos, os italianismos e, por outro lado, a presença de diversas lendas do folclore brasileiro e sulamericano constituem a dinâmica do herói andradiano. Para esta dissertação, acrescentamos na nossa leitura a presença de diversas referências vindas da mitologia greco-romana, do início ao fim da narrativa, como elementos imprescindíveis para a compreensão e análise dos traços constituintes deste herói andradiano. Essa tessitura de variantes aparentemente díspares, todavia, harmoniza-se na leitura da rapsódia do herói sem nenhum caráter. Dentre esses traços, recortamos do corpus um trecho para estudo da presença desta tradição dos heróis greco-romanos em Macunaíma: a “Carta pras Icamiabas”. A análise deste excerto traz, à luz das contrafações (CARVALHO, 2007), um estudo que visa à aproximação do herói Macunaíma ao herói antigo e aos meios de produção da contrafação utilizados pelo autor, neste capítulo que revela a principal transformação do herói na narrativa, a sua mudança de “herói” em “Imperator”. Metodologicamente, foi utilizado como texto-base o exemplar de trabalho da obra, cuja cópia foi obtida no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Esta edição rara conta com modificações feitas pelo próprio punho de Mário de Andrade configurando, assim, caminho para um estudo genético da obra. Portanto, uma etapa do processo de criação que se pode constatar, tem como principal preocupação demonstrar as mudanças que evidenciam um diálogo entre modelos clássicos de construção do herói e a performance do herói da obra.
Macunaima: a heroe without character (1928), by Mario de Andrade is one of the most important literary works in the modernist period of Brazilian Literature. The intense and thorough work in the construction of the language composes this rhapsody of the “heroe of our people”. The literary criticism provide an encouraged analysis and discussion that shows the combination of linguistics aritifices. On one hand, there is the language sometimes colloquial, others formal, the use of loanwords and Italianisms. On the other hand, there is the presence of different legends from Brazilian and southamerican folklore building the dynamic of Andrade’s heroe. In this research, we add to our reading greek-roman mythological references, from the beginning to the end of the narrative, considered indispensable for the comprehension and analysis of traits that build this heroe. This composition is variable, different. However, this different composition is harmonized in the reading of this heroe without a character. Among these traits, we focused the corpus on an excerpt to study the presence of this greek-roman tradition in Macunaíma: the “Carta pras Icamiabas”. The analysis of this excerpt, in the light of the theory named literary counterfeit (CARVALHO, 2007), brings a study that intends the approach of the heroe Macunaíma to the classical heroe. The types of literary counterfeit used by the author in this chapter reveal the main transformation of the heroe in the narrative, his change from “heroe” to “emperor”. The methodology was based in the manuscript of Andrade’s literary work. The copy was acquired in Brazilian Studies Institute (Instituto de Estudos Brasileiros – IEB). This rare edition has modifications made by the author’s own handwriting, constituting a path for a Genetic Critic study of the literary work. Thus, a step of the process of creation has as own concern to show the changes that emphasizes a dialogue between classical models in the construction of the heroe and the heroe’s performance in the literary work.

Descrição

Palavras-chave

Literatura brasileira, História e crítica, Heróis - mitologia, Mitologia clássica, Literatura e história, Brazilian literature, History and literary criticism, Heroes - Mythology, Classical mythology, Literature and History

Como citar