Os manuscritos de Vera Janacópulos em seu curso de interpretação para cantores – 1947: análise estética e contextualização histórica sob a ótica do ensino e da interpretação do canto: relações com a contemporaneidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-02-17

Autores

Lamosa, Rosana [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi a organização e transcrição do Curso de Interpretação para Cantores ministrado por Vera Janacópulos, entre junho e setembro de 1947, na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro. O trabalho apresenta, inicialmente, a vida e carreira de Vera Janacópulos e em seguida, aponta uma proposta de organização e transcrição do material desse curso, finalizando com a respectiva análise de seu conteúdo. Foram referenciados autores atuais e coevos de Janacópulos, com o intuito de avaliar a pertinência do conteúdo das aulas e sua relevância para a atualidade da pedagogia do canto. A pesquisa revelou que os ensinamentos compartilhados nas aulas públicas ministradas em 1947 na Escola de Música, na grande maioria, continuam pertinentes e atuais e podem contribuir para ampliar o pensamento e a consciência do estudante de canto em formação. Foi possível entender, pela visão multidisciplinar desses ensinamentos, que o estudo de canto ultrapassa o conhecimento técnico da voz. A organização dos manuscritos, a tentativa de encontrar uma ordem e um encadeamento das ideias contidas nas anotações feitas por VJ, conduziram à avaliação e percepção do quanto esse processo de sistematização do pensamento pode beneficiar o estudo e ensino.
The objective of this research was the organization and transcription of the Singing Interpretation Course given by Vera Janacópulos between June and September 1947 at the National School of Music in Rio de Janeiro. The work initially presents the life and career of Vera Janacópulos, followed by a proposal for the organization and transcription of this material, ending with the respective analysis of its content. Current and contemporary authors of Janacópulos were referenced, in order to assess the relevance of the content of the lessons and its relation to the current pedagogy of singing. The research revealed that the vast majority of the shared teachings in the public classes taught in 1947 at the School of Music remain relevant and current and can contribute to broaden the thinking and awareness of any singing student in training. It was possible to understand, from the multidisciplinary view of these teachings, that the singing study exceeds the technical knowledge of the voice. The manuscripts organization, the attempt to find an order and a chain of ideas contained in the notes made by VJ, led to the evaluation and perception of how much the systemization of the thought process can benefit the study and teaching.

Descrição

Palavras-chave

Vera Janacópulos, Interpretação de música de câmara vocal, Acervo Vera Janacópulos Unirio, Pedagogia do canto, Vera Janacópulos, Vocal chamber music interpretation, Vera Janacópulos Unirio Collection, Pedagogy of singing

Como citar