Mostra lúdica cultural na educação infantil: uma possibilidade integradora no registro e documentação pedagógica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-01-20

Autores

Rossi, Sintia Otuka

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Educação Infantil no Brasil é um assunto recente e contemporâneo. Documentos oficiais, como a Constituição Federal de 1988, reconhecem a criança como um sujeito de direitos e, a partir de então, políticas públicas passam a ser estudadas e desenvolvidas para atender as singularidades da pequena infância. Os espaços que atendiam a faixa etária de 0 a 6 anos eram tidos como lugar de guarda, cuidado e alimentação de crianças pequenas. Por outro lado, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96 trouxe um especial entendimento para este intervalo de idade, no qual define que o cuidado e o ensino são inerentes à educação, sendo esses inseparáveis. As creches e pré-escolas que compõem a Educação Infantil têm procurado formas de trabalho que desmistifique a ideia até aqui desenvolvida. Nesse sentido, o presente trabalho tem como problema de pesquisa avaliar se as Mostras Lúdicas Culturais na Educação Infantil podem ser pontes entre a escola e a comunidade educativa para o reconhecimento das creches e pré-escolas como lugar de cuidar e educar. O objetivo da pesquisa é apresentar e analisar a Mostra Lúdica Cultural na Educação Infantil como documentação pedagógica e instrumento de integração entre a escola, a família e a comunidade. A pesquisa é de abordagem quantitativa e qualitativa, com inspiração etnográfica e participativa, com etapas de investigação do objeto de pesquisa, coleta de dados e tratamento da informação. O produto educacional deste trabalho é o livro “Mostra Lúdica Cultural na Educação Infantil: só mostrar”? Com base na experiência da realização de sete mostras anteriores, espera-se que o estudo sobre a temática possa ser confirmado.
Early Childhood Education in Brazil is a recent and contemporary subject. Official documents such as the Federal Constitution of 1988 recognize the child as a subject of rights, and from then on, public policies begin to be studied and developed to meet the singularities of small childhood. Spaces that attended the age group from 0 to 6 years were considered as a place of custody, care and feeding of young children. On the other hand, the National Education Guidelines and Bases Act (LDBEN) 9394/96 brought a special understanding for this age interval, in which it defines that care and teaching are inherent to education, which are inseparable. The day care centers and preschools that make up Early Childhood Education have sought ways of work that demystify the idea developed so far. In this sense, the present work has as a research problem to evaluate whether the Cultural Playful Shows in Early Childhood Education can be bridges between the school and the educational community for the recognition of day care centers and preschools as a place of caring and educating. The aim of the research is to present and analyze the Cultural Playful Exhibition in Early Childhood Education as pedagogical documentation and instrument of integration between the school, the family and the community. The research is quantitative and qualitative, with ethnographic and participatory inspiration, with stages of investigation of the object of research, data collection and information processing. The educational product of this work is the book "Cultural Playful Exhibition in Early Childhood Education: just show? Based on the experience of conducting seven previous shows, it is expected that the study on the theme can be confirmed.

Descrição

Palavras-chave

Mostra lúdica cultural, Educação infantil, Criança, Escola, Família, Cultural playful show, Early education childhood, Child, School, Family

Como citar