O open design na moda contemporânea: sistematização de casos na indústria brasileira

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Data

2020-02-18

Autores

Marchesi, Mariane Torrezan

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa partiu da necessidade de explorar projetos Open Design dentro da moda contemporânea brasileira, visto que inúmeros autores apontam que os projetos abertos ainda são escassos no setor. Dessa forma, buscou-se saber quantos e quais foram as marcas e profissionais contemporâneos inseridos no setor de moda do país que já executaram vertentes do design aberto em suas empresas. Para tanto, utilizou-se o método hipotético-dedutivo cuja abordagem dos dados se deu de maneira quali-quantitativa de modo que a pesquisa valeu-se da metodologia da Revisão Bibliográfica que, por sua vez, foi empregada em três modos de prática distintos: Revisão Bibliográfica Assistemática, Revisão Bibliográfica Sistemática e Revisão Agregativa. Tal metodologia possibilitou a descoberta das publicações mais relevantes a respeito do tema, permitindo inteirar-se sobre a história do open design, conceituá-lo e compreender melhor seus pontos positivos e negativos quando praticado no setor de moda. Além disso, a partir dos dados obtidos, foi possível realizar o levantamento e a sistematização dos projetos contemporâneos brasileiros, o que evidenciou a baixa quantidade de iniciativas open design, bem como a quantidade significativa de projetos que se encontram estagnados. Acredita-se que a pesquisa resultou em dados interessantes para o esclarecimento do assunto: contribuindo com as pesquisas sobre o tema (que ainda são escassas), corroborando com certos autores do assunto, atualizando dados apresentados por publicações anteriores e instigando novos questionamentos sobre o open design na moda.
The present research started from the need to explore Open Design projects within contemporary Brazilian fashion, since numerous authors point out that open projects are still scarce in the sector. Thus, it was sought to know how many and what were the brands and contemporary professionals inserted in the fashion sector of the country who have already carried out strands of open design in their companies. For that, we used the hypothetical-deductive method whose approach to the data was made in a quali-quantitative way so that the research made use of the methodology of the Bibliographic Review that, in turn, was used in three different modes of practice: Unsystematic Bibliographic Review, Systematic Bibliographic Review and Aggregative Review. Such methodology made it possible to discover the most relevant publications on the subject, allowing to learn about the history of open design, conceptualize it and better understand its positive and negative points when practiced in the fashion sector. In addition, from the data obtained, it was possible to carry out the survey and systematization of contemporary Brazilian projects, which evidenced the low number of open design initiatives, as well as the significant number of projects that are stagnant. It is believed that the research resulted in interesting data to clarify the subject: contributing to research on the topic (which is still scarce), corroborating with certain authors of the subject, updating data presented by previous publications and instigating new questions about the open y design in fashion.

Descrição

Palavras-chave

Design, Open design, Design contemporâneo, Moda, Fashion, Contemporary design, Design, Open design

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