Educação Financeira no ensino médio: desvelando as armadilhas do capital

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-03-04

Autores

Donati, Marcos Vinicius Meneguel

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Está pesquisa tem como tema a Educação Financeira no ensino médio, onde seu estudo baseia-se em resoluções de problemas cotidianos. A problemática que emerge essa pesquisa é vista na reflexão de que o capital se serve da não apropriação dos alunos de conceitos básicos de educação financeira, dessa forma, considera-se que diante das “armadilhas” que enganam o indivíduo a formação em educação financeira é primordial. É possível apontar a importância desse estudo devido a relação da temática com os temas político-sociais, que são conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania, questões estas, importantes e urgentes para a sociedade. Em relação à educação financeira, constata-se a sua valia para o crescimento e desenvolvimento de uma sociedade, visto que esta necessita educar financeiramente os cidadãos, a fim de ensiná-los a controlar seus recursos, planejar seus gastos, respeitar seu orçamento, administrar seus bens e ainda torná-los críticos, conforme a abordagem da pedagogia histórico-crítica. Com isso, objetivou-se subsidiar a formação do indivíduo em educação financeira com a produção de material paradidático, através de sequências com situações problemas, contribuindo para que o indivíduo por meio da educação financeira pense por contradição as contradições. Essa pesquisa teve como fundamentação teórica a contribuição de diversos autores, como também, a consulta a documentos oficiais que contribuíram com a explanação sobre educação financeira, a compreensão do movimento capitalista e suas relações, e ainda, os conceitos sobre temas político-sociais e pedagogia histórico-crítica. Como fundamentação metodológica essa pesquisa teve como linha de raciocínio o método dedutivo, em relação aos procedimentos técnicos que foram utilizados, é possível estabelecer classificação dessa pesquisa como sendo do tipo bibliográfica, tendo como objetivo o estudo do tipo exploratório. Após todo processo de pesquisa, análise e escrita dos capítulos, o produto educacional foi preparado com base na Engenharia Didática, sendo essa, também uma metodologia de pesquisa com processos, que vão desde o levantamento dos problemas cotidianos, seleção e a estruturação em sequências didáticas. O produto visa trazer respostas para questões financeiras presentes no cotidiano da sociedade, a fim de provocar inquietações que o façam pensar em contradição e os tornem capazes de analisar, interpretar e tomar decisões. Essa dissertação por meio da pesquisa, constatou-se que a educação financeira é fundamental no processo de aprendizagem na vida dos jovens do ensino médio, para torná-los mais qualificados e capazes para lidarem com as situações do dia a dia do sistema capitalista. Dessa forma, entende-se que o produto educacional irá contribuir de forma efetiva para que os jovens possam se apropriar de conceitos básicos de educação financeira, estando estes, aptos a lidarem com as “armadilhas” impostas.
This research has as its theme Financial Education in high school, where its study is based on daily problem solving. The problem that emerges from this research is seen in the reflection that capital uses the non-appropriation of basic concepts of financial education by students, so it is considered that in the face of the "traps" that deceive the individual, training in financial education is paramount. It is possible to point out the importance of this study due to the relationship of the subject with sociopolitical themes, which are basic concepts and values to democracy and citizenship, important and urgent issues for society. In relation to financial education, its value for the growth and development of a society can be seen, since it needs to educate citizens financially in order to teach them how to control their resources, plan their spending, respect their budget, manage their assets and even make them critical, according to the approach of historical-critical pedagogy. With this, the objective was to subsidize the formation of the individual in financial education with the production of paradidactic material, through sequences with problematic situations, contributing so that the individual through financial education thinks by contradiction the contradictions. This research had as theoretical basis the contribution of several authors, as well as the consultation of official documents that contributed with the explanation about financial education, the understanding of the capitalist movement and its relations, and also the concepts on sociopolitical themes and historical-critical pedagogy. This research was based on the deductive method, in relation to the technical procedures that were used, and it is possible to establish the classification of this research as being of the bibliographic type, with the objective of studying the exploratory type. After all the process of research, analysis and writing of the chapters, the educational product was prepared based on Didactic Engineering, which is also a research methodology with processes, ranging from the survey of daily problems, selection and structuring in didactic sequences. The product aims to bring answers to financial questions present in the daily life of society, in order to provoke anxieties that make you think in contradiction and make you able to analyze, interpret and make decisions. This dissertation, through the research, found that financial education is fundamental in the learning process in the life of young people in high school, to make them more qualified and able to deal with the day-to-day situations of the capitalist system. Thus, it is understood that the educational product will contribute in an effective way so that young people can appropriate basic concepts of financial education, being able to deal with the imposed "traps".

Descrição

Palavras-chave

Educação financeira, Temas político-sociais, Pedagogia histórico-crítica, Engenharia didática, Financial education, Historical-critical pedagogy, Didactic engineering, Sociopolitical themes

Como citar