Catalogação sistemática e descritiva de obras e fontes musicais no Brasil: o catálogo temático de Heinz Geyer (1897-1982)

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Data

2020-03-06

Autores

Rossbach, Roberto Fabiano [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese trata da metodologia brasileira e internacional disponível para a elaboração de catálogos temáticos de obras e fontes musicais de compositores atuantes no Brasil. A partir da experiência de catalogação das obras e arranjos do músico alemão – declarado cidadão brasileiro e atuante em Blumenau (SC) durante mais de cinco décadas – Heinz Geyer (1897-1982), estabeleceu-se uma discussão sobre os parâmetros metodológicos envolvidos na produção deste instrumento de pesquisa. Constatou-se que, até então, não existia um levantamento científico de sua produção composicional e os escassos modelos existentes no Brasil pouco sustentavam a fundamentação de trabalhos dessa natureza. O objetivo geral foi contribuir para o desenvolvimento de metodologias para elaboração de catálogos temáticos, adequadas aos acervos musicais brasileiros. No âmbito do trabalho foi possível disponibilizar o catálogo de Geyer, localizar e conhecer o estado das fontes de suas obras e arranjos – na maior parte, ainda preservadas em manuscritos – e inserir o compositor no campo científico, possibilitando sua eventual reintegração à vida musical de Blumenau. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa envolveram estudos terminológicos e conceituais em Arquivologia, reinterpretados para o âmbito da Música, uma ampla revisão bibliográfica em 37 catálogos nacionais e internacionais e a pesquisa documental propriamente dita. Foram estabelecidos critérios para a delimitação do campo de pesquisa, da categoria das fontes e para a definição dos procedimentos de coleta e registro de dados. A experiência com Geyer revelou que, no processo de elaboração de um catálogo temático, é necessário considerar alguns importantes parâmetros. Inicialmente, se faz necessário realizar estudos preliminares sobre a trajetória pessoal, artística e profissional do compositor, de seus antecedentes catalográficos ou eventuais levantamentos de sua obra por meio de inventários, listas ou edições. Ao conhecer o compositor e seu contexto, inicia-se o processo de obtenção dos dados, envolvendo a pesquisa nos acervos e a lida com as fontes em suas diferentes categorias, estados de conservação e acessibilidade. A partir da pesquisa nas fontes, sejam elas musicais ou textuais, são definidas as questões acerca do registro dos dados, ou seja, a criação de uma ficha catalográfica, a classificação multinível e a codificação das obras, conforme cada caso. Os dados registrados são organizados de acordo com o conceito de catálogo temático, fornecendo diferentes formas de consulta por meio de indicadores, índices ou pela descrição detalhada da obra e de todas as suas fontes. O último parâmetro reflete a questão de um catálogo temático manter sua condição de “obra aberta”, sujeita a revisões, ampliações e reedições, caso novas fontes sejam encontradas. Bases epistemológicas na área de Arquivologia e Música estão por ser construídas, visando a preservação do patrimônio arquivístico musical brasileiro. Ações educativas serão necessárias para a difusão desse conhecimento a qual a presente pesquisa buscou contribuir.
This thesis focuses on the Brazilian and international methodology available for the elaboration of thematic catalogs of works and musical sources from composers who have acted in Brazil. From the experience of cataloging the works and arrangements from the German musician - declared Brazilian citizen and active in Blumenau (Santa Catarina state) for more than five decades - Heinz Geyer (1897-1982), a discussion about the methodological parameters involved in the production of this research instrument was proposed. It was found that, until then, there was no scientific survey of his compositional production and the scarce models in Brazil hardly supported the foundation of works of this nature. The general objective was to contribute to the development of methodologies for the elaboration of thematic catalogs, appropriate to the Brazilian’s musical archives. Within the scope of the work, it was possible to make Geyer's catalog available as well as to locate and get to know the state of the sources of his works and arrangements - mostly still preserved in manuscripts - and insert the composer in the scientific field, enabling his potential reintegration into the musical life of Blumenau. The methodological procedures of this research study involved terminological and conceptual studies of Archival Science, which were reinterpreted to the field of Music; a broad literature review in 37 national and international catalogs; and the documentary research itself. Some criteria were established for the delimitation of the research field, the source categories and the definition of data collection and registration procedures. The experience with Geyer has revealed that, on the process of developing a thematic catalog, some parameters need to be considered. Initially, it is necessary to carry out preliminary studies about the composer’s personal, artistic and professional trajectory, his previous cataloging or eventual surveys of his work through inventories, lists or editions. When the researcher knows the composer and his context, the process of data collection begins, with research in the archives and the manipulation of sources in their different categories, conservation status, and accessibility. From this research in musical and/or textual sources, issues related to data registration are defined, such as the creation of a catalog form, the multilevel classification, and the works codification, according to each case. The recorded data are then organized according to the thematic catalog concept, providing different forms of consultation through indicators, indexes or the detailed description of the work and all its sources. The final parameter reflects the issue of maintaining a thematic catalog as an “open work” condition, able to subject revisions, extensions, and re-editions if new sources are found. In the fields of Archival Science and Music, epistemological bases are to be built, aiming at the preservation of the Brazilian musical archival heritage. As well, educational actions will be necessary to disseminate the knowledge that the present research sought to contribute to.

Descrição

Palavras-chave

Arquivologia musical, Catálogo temático, Metodologia catalográfica, Música em Blumenau, Heinz Geyer, Musical archival science, Thematic catalog, Cataloging methodology, Music in Blumenau, Heinz Geyer

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