Práticas contemporâneas em design editorial: livros independentes e experimentais

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Data

2020-04-27

Autores

Zugliani, Jorge Otávio

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As transformações ocorridas no país nas últimas décadas influenciaram mudanças em vários aspectos da cultura, incluindo o meio editorial. Diante disso, surgiu um movimento autoproclamado independente, propondo novas práticas para o consumo e produção de livros, e que se desenvolve apresentando elementos relacionados às características do design contemporâneo. Portanto, esta pesquisa dedica-se a observar os livros independentes, porém, aqueles cuja composição material, estrutural, gráfica, imagética e suas narrativas textuais adotem essas concepções experimentais e envolvam as reflexões contemporâneas em sua confecção e modus operandi. Discute-se a experimentação, o hibridismo, a relação com o artesanal, a valorização da estética, os aspectos da autoria, da memória e da relação com o leitor/usuário. Destacam-se, também, os diálogos entre design gráfico e editorial e as possibilidades transdisciplinares entre design, arte e literatura e outros campos de conhecimento, assim como as dinâmicas oriundas desse cenário diante de questões sociais em contraste com a cultura de consumo. O método adotado compreende o mapeamento das feiras, entrevistas realizadas com diferentes profissionais distribuídos pelo país e o desenvolvimento de análises por meio das funções do design. Os referenciais teóricos abrangem tanto as bases que compõem a teoria do design enquanto linguagem quanto as relações estabelecidas com a filosofia, a sociologia e a arte, buscando atender aos objetivos da pesquisa: destacar obras e procedimentos experimentais dentro do cenário independente atual; demonstrar o resgate de técnicas artesanais como recurso metodológico e a relevância do design enquanto produtor de cultura na sociedade.
The occurred transformation in the country had in the last few decades influenced changes in some aspects of the culture, including the editorial environment. In view of this, emerge a publisher movement self-proclaimed independent, considering new practical for the consumption and book production. This movement has developed with elements related of contemporany design. Therefore, this research dedicates to observe it independent books; however, those whose material, structural, graphical, imagery composition and its literal narratives adopt these experimental conceptions and involve the reflections contemporaries in its confection and mode of operation. It is discussed the experimentation, the hybridsm, the handmade, the relation with the artisan one, aesthetic appreciation, aspects of authorship, memory and the relationship with the reader/user. They are distinguished also the dialogues between design graphical and publishing and the transdisciplinary possibilities between design, art and literature and other fields of knowledge, as well as the dynamics derived from the social issues of this scenarios, in contrast to the consumption culture. The adopted method understands the mapping of the fairs of independent publications, interviews carried through with different professionals distributed for the country and the development of analyses by means of the functions of design. The theoretical framework ranges from design theory as the language itself to intersections with philosophy, sociology and art, seeking to meet the research objectives: to highlight a sample of publishers and experimental works in the contemporany times; demonstrate the rescue of handmade techniques as a methodological resource and de relevance of design as culture producer in society.

Descrição

Palavras-chave

Design, Design contemporâneo, Design gráfico, Design editorial, Livros experimentais, Publicações independentes, Contemporany design, Graphic design, Experimental books, Independent publishing, Self-publishing, Diseño, Libros experimentales, Publicaciones independientes, Autoedición

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