O desenho na escola: esboçando uma compreensão a partir de alguns professores de arte de Pirapozinho/SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-07-09

Autores

Martins, Patrícia da Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa qualitativa investiga a visão dos professores sobre o processo de ensino/aprendizagem do desenho na escola. Busco rever e ampliar minhas concepções de ensino/aprendizagem do desenho a partir da pesquisa com professores de Arte de Pirapozinho/SP. Para isso foi desenvolvido e aplicado um questionário com questões dissertativas e objetivas aos professores de Arte da rede pública municipal, estadual e rede particular. A partir de reflexões sobre as concepções dos professores, suas experiências pedagógicas e expectativas com o ensino/aprendizagem da linguagem do desenho, revejo minha prática enquanto desenhista e enquanto professora, potencializando minhas aulas com essa linguagem. Além disso, quem sabe, de alguma forma posso inspirar ou contribuir com o ensino/aprendizagem do desenho em Pirapozinho.
La presente investigación cualitativa investiga la visión de los maestros sobre el proceso de enseñanza / aprendizaje del dibujo en la escuela. Busco revisar y ampliar mis concepciones de la enseñanza / aprendizaje en el dibujo basado en la investigación con profesores de arte en Pirapozinho / SP. Para este propósito, se desarrolló y aplicó un cuestionario con preguntas objetivas y de ensayo a los maestros de arte de las escuelas municipales, estatales y privadas. A partir de reflexiones sobre las concepciones de los maestros, sus experiencias pedagógicas y expectativas con la enseñanza / aprendizaje del lenguaje de dibujo, repaso mi práctica como dibujante y como maestro, mejorando mis clases con ese idioma. Además, quién sabe, de alguna manera puedo inspirar o contribuir a la enseñanza / aprendizaje del dibujo en Pirapozinho.

Descrição

Palavras-chave

Desenho, Ensino/aprendizagem, Formação docente, Dibujo, Enseñanza/aprendizaje, Formación docente, Arte na educação, Desenho (Ensino fundamental), Arte - estudo e ensino, Desenho infantil

Como citar