O fantástico e o gótico nos contos de Dino Buzzati

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-07-20

Autores

Matiola, Vanessa [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O italiano Dino Buzzati declarava-se um escritor fantástico. Tendo se tornado mais conhecido no Brasil após o ensaio “Quatro esperas” (1993) de Antonio Candido, que menciona seu romance Il deserto dei Tartari (O Deserto dos Tártaros) (1940), Buzzati possui uma vasta obra que abrange diferentes produções artísticas. Alguns de seus temas caros são a angústia, o incontrolável passar do tempo, a espera, o medo da morte, a indiferença do destino, o inevitável, a viagem, a guerra, dentre outros. A vida quotidiana vista de diversos ângulos também é algo recorrente na obra buzzatiana, como é possível observar em contos nos quais gotas sobem ao invés de cair, ratos dominam um ambiente familiar e alienígenas conversam com um padre. Em seus contos e crônicas, já foram apontadas misturas entre as dimensões do real e do fantástico, de maneira que, às vezes, é difícil distinguir uma forma da outra. Considerando a presença de elementos fantásticos em produção literária, assim como de elementos sombrios, o presente trabalho se propõe a apresentar contos do autor sob as perspectivas do fantástico e do gótico. Para isso, foram selecionadas narrativas retiradas das coletâneas Sessanta racconti (Sessenta contos) (1958) e La boutique del mistero (1968), com os melhores contos de Dino Buzzati segundo ele mesmo.
Italian author Dino Buzzati considered himself a writer of fantastic literature. Buzzati became better known in Brazil after Antonio Candido’s essay ‘Quatro esperas’ (1993), in which the novel Il deserto dei Tartari (The Tartar Steppe) (1940) is mentioned. Other than novels, Buzzati has a vast work that covers diverse artistic productions. Some of his dearest themes are anguish, the uncontrollable passing of time, waiting, the fear of death, Fate’s indifference, the inevitable, travels, wars, among others. Daily life seen from different perspectives is also a recurring feature of Buzzati’s work, as it can be noticed in short stories in which water drops rise instead of falling, rats dominate a domestic environment and aliens talk to a priest. It has already been pointed out that his short stories and chronicles present a combination of the dimensions of reality and fantasy, so that it is sometimes difficult to distinguish one form from the other. Considering the occurrence of fantastic elements in his literary production, as well as dark elements, this work aims to present the author’s short stories from a fantastic and gothic perspective. To this end, narratives taken from short story collections Sessanta racconti (1958) and La boutique del mistero (1968) were selected, in which Buzzati’s best short stories can be found, according to Buzzati himself.

Descrição

Palavras-chave

Literatura italiana, Literatura do século XX, Fantástico, Gótico, Dino Buzzati

Como citar