Corpo influencer, corpo ideal: revistas femininas e formas de legitimação do discurso de Gabriela Pugliesi

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-08-29

Autores

Teodoro, Laura Máximo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente dissertação propõe a análise da representação do discurso da digital influencer Gabriela Pugliesi nas revistas Boa Forma, Corpo a Corpo e Women’s Health Brasil, veículos de destaque no mercado editorial brasileiro especializado em saúde, corpo e bem-estar feminino no período entre 2014 e 2017. A proposta é compreender como o discurso focado na construção do corpo - especificamente expresso por personalidade cuja fama foi constituída na web - foi reproduzido por publicações de grande circulação no período citado e como esses magazines posicionaram a voz desse sujeito que se dedica profissionalmente a um diário da própria rotina e físico na internet. Seria Pugliesi especialista? Celebridade? Um ideal? Seriam seus perfis nas redes sociais online novos veículos de comunicação? Mais que isso, quais seriam as pontualidades do discurso estético dos magazines selecionados e quais as particularidades de seus enunciados em intertextualidade com suportes digitais? A fim de observar as questões levantadas, a pesquisa se baseia nos estudos da Análise do Discurso de linha francesa, tendo em vista questões como poder, saber, formações discursivas, formações ideológicas, interdiscurso e os conceitos de sujeito e função-autor elaborados por Foucault.
This master thesis proposes the analysis of the discourse of digital influencer Gabriela Pugliesi's representation in the magazines Boa Forma, Corpo a Corpo e Women’s Health Brasil prominent in the Brazilian publishing business specializing in health, body and female welfare in the period between 2014 and 2017. The proposal is to understand how the discourse of body building - specifically expressed by this personality whose fame was built on the web - was reproduced by magazines of wide circulation in that period and how these magazines expressed the voice of this subject professionally dedicated to a diary of his own routine and physical on the internet. Would Pugliesi be an expert? A celebrity? An ideal? Would their profiles on social media be new media channels? More than that, what would be the specifications of the aesthetic discourse of the selected magazines and what are the particularities of their statements in intertextuality with digital media? In order to observe the raised issues, the research is based on studies of French Discourse Analysis, considering issues such as power, knowledge, discursive formations, ideological formations, interdiscourse and the concepts of subject and author function elaborated by Foucault.

Descrição

Palavras-chave

Revistas femininas, Digital influencers, Gabriela Pugliesi, Corpo e beleza, Análise do Discurso de Linha Francesa, Female magazines, Digital Influencers, Body and beauty, French discourse analysis.

Como citar