O uso de jogos como recurso no processo de ensino-aprendizagem de Astronomia no 5º ano do Ensino Fundamental I.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-04-24

Autores

Bissotto, Aline Aparecida

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Astronomia é uma área extremamente abrangente presente no currículo oficial da Educação Brasileira, desde o Ensino Básico dos anos iniciais ao Ensino Médio, e que desperta o interesse entre os alunos; por outro, lado falta aos professores dos anos iniciais terem a formação específica em relação a tal temática. Assim sendo, a questão central deste estudo foi: como possibilitar a melhoria do ensino-aprendizagem de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I no Ensino de Astronomia com o apoio de recursos desafiadores, criativos e participativos, próprios para alunos nessa etapa da educação escolar? Tendo como objetivo criar um recurso – jogo – para alunos de 5º ano com a temática central da Astronomia. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica predominantemente qualitativa, tendo como objeto de estudo a criança do 5º ano, o uso de jogos na educação e o Ensino de Astronomia na Educação Básica, pois esta trata de assuntos diretamente ligados à vida humana e, por ser muitas vezes facilmente percebida no cotidiano, é constantemente alvo de concepções alternativas entre a população. No entanto, acredita-se que essas concepções devam ser consideradas durante as aulas, a fim de serem trabalhadas e esclarecidas ao longo do tempo e, consequentemente, reflitam na sociedade de maneira mais assertiva e se propaguem. Assim, a pesquisa culminou com a criação de um produto educacional no formato de um jogo físico que, embora ainda não aplicado, tem perceptível relevância dentro da educação, tendo em vista que os jogos são objetos de estudo de muitos autores que defendem seu uso como sendo um recurso efetivo e de grandes resultados.
Astronomy is an extremely comprehensive area present in the official curriculum of Brazilian Education, from Basic Education in the early years to High School, and which arouses interest among students; on the other hand, teachers in the early years lack specific training in relation to this theme. Therefore, the central question of this study was how to make it possible to improve the teaching learning of students in the 5th year of Elementary Education in Astronomy Teaching with the support of challenging, creative and participative resources, suitable for students in this stage of school education? Aiming to create a resource – game – for 5th grade students with the central theme of Astronomy. The present study is a predominantly qualitative bibliographic research. Its object of study is the 5th year child, the use of games in education and the Teaching of Astronomy in Basic Education. Astronomy deals with subjects directly linked to human life and, because it is often easily perceived in daily life, it is constantly the target of alternative conceptions among the population. However, it is believed that these conceptions should be considered during classes, in order to be worked and clarified over time and, consequently, reflect in society in a more assertive way and spread. Thus, the research culminated with the creation of an educational product in the format of a physical game that, although not yet applied, has perceptible relevance within education, considering that games are objects of study for many authors who defend their use as being an effective resource with great results.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de Astronomia, Jogos., Ensino Fundamental I., Astronomy teaching, Games, Elementary School I

Como citar