A percepção de elementos constituintes do bullying a partir de situações de intimidação na escola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-04-03

Autores

Ferreira, Júlia Neves

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O bullying é uma forma de violência entre pares que possui algumas características específicas como a ocorrência de agressões verbais e/ou físicas intencionais, feitas de maneira repetitiva a um alvo frágil, com a presença de um público e escondidas aos olhos das autoridades, diferenciando o fenômeno, portanto, dos demais tipos de violências que acometem a sociedade e o ambiente escolar. Apesar de não se restringir às instituições educativas, este ambiente ganha destaque ao se estudar o bullying, por ser um espaço que dispõe de um elevado número de pares. Estudos apontam que a existência do fenômeno pode afetar o clima escolar das instituições. O clima escolar é compreendido como o conjunto de percepções e expectativas de todos os membros da escola referentes às experiências vivenciadas nesse ambiente. Envolve valores, regras, relações humanas e estrutura física. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa constituiu em analisar a percepção sobre a ocorrência de situações de bullying/ intimidação e conflitos entre 247 estudantes do 7º ao 9º ano de uma escola estatual do interior paulista, a fim de verificar se há situações de conflitos entre os alunos, a relação deles com os casos de intimidação que acometem o ambiente escolar, bem como a satisfação dos estudantes com relação ao vínculo que possuem com os colegas. O instrumento utilizado foi um questionário construído de acordo com a realidade das escolas brasileiras, composto por oito dimensões, que avaliam as percepções dos sujeitos a respeito do clima escolar, medindo o grau de concordância ou discordância dos participantes para cada item numa escala likert de quatro pontos. Dentre as várias dimensões que o compõe, tivemos como foco a análise da dimensão que se refere às relações sociais e aos conflitos na escola, e à que diz respeito às situações de intimidação vivenciadas pelos alunos. O trabalho é de natureza quantitativa, com análise descritiva dos dados. Analisando as respostas dos estudantes consideramos que, apesar da maioria (73,7%) considerar a dimensão intimidação como positiva, há índices que indicam a predominância de situações de bullying entre os alunos. Quando questionados se já foram agredidos, maltratados, intimidados, ameaçados, excluídos ou humilhados por algum colega da escola, 11,8% dos estudantes responderam que isso acontece sempre ou muitas vezes. Com relação aos locais que mais ocorrem as situações de intimidação, os três locais mais indicados se caracterizam por não possuírem supervisão de autoridades. Em primeiro lugar foi apontado os locais próximos à escola (44,1%), seguido do pátio (43,3%) e por meio da internet ou celular (32,8%). Além disso, 4,5% dos alunos declararam não ter amigo algum na escola e 29,3% afirmaram não estarem satisfeitos com a relação que tem com os colegas na instituição educativa. Concluímos que o bullying é um fenômeno que, devido as consequências negativas que causa aos envolvidos, exige um olhar cuidadoso de toda a comunidade escolar. Portanto, consideramos de suma importância inserir na formação docente estudos que visam a compreensão do desenvolvimento moral autônomo de crianças e adolescentes, para que a convivência ética nunca deixe de ser um valor.
Bullying is a form of violence between peers that have some specific characteristics, such as the occurrence of intentional verbal and / or physical aggressions, repeatedly done to a fragile target, with an audience and hidden from the authorities, therefore, differentiating the phenomenon from the other types of violence that affect society and the school environment. Although it is not limited to educational institutions, this environment gains prominence when studying bullying, as it is a space that has a high number of peers. Studies indicate that the existence of the phenomenon can affect the school atmosphere of the institutions. The school atmosphere is understood as the set of perceptions and expectations of the school’s members regarding the experiences lived in this environment. It involves values, rules, human relationships and physical structure. Thus, the research objective was to investigate the occurrence of cases of bullying / intimidation among 247 students from the 7th to the 9th grade, from a state school in the interior of São Paulo, in order to check if there are many conflict situations between students, and their relationship with the cases of intimidation that affect the school environment, as well as the students' satisfaction with the bond they have with their colleagues. The instrument used was a questionnaire built according to the reality of Brazilian schools, composed of eight dimensions, which evaluate the perceptions of the subjects regarding the school atmosphere, measuring the degree of agreement or disagreement of the participants for each item on a four-point scale. Considering the questionnaire dimensions, we focused on the analysis of the dimension that refers to social relations and conflicts at school, and what concerns the situations of intimidation experienced by students. The work has a quantitative nature, with qualitative analysis of the data. Analyzing the students' responses, we consider that, despite the majority (73.7%) considering the intimidation dimension as positive, there are indices that indicate the predominance of bullying situations among students. When asked if they have ever been assaulted, mistreated, intimidated, threatened, excluded or humiliated by a schoolmate, 11.8% of students answered that this happens always or often. Firstly, the locations close to the school (44.1%) were indicated, followed by the playground (43.3%) and through the internet or cell phone (32.8%). In addition, 4.5% of students stated that they had no friends at school and 29.3% stated that they were not satisfied with the relationship they have with colleagues at the educational institution. We conclude that bullying is a phenomenon that, due to the negative consequences it causes to people involved, it requires a careful look from the entire school community. Therefore, we consider really important to include studies that aim to understand the autonomous moral development of children and teenagers in teacher education, so that interaction never stops to be a value.

Descrição

Palavras-chave

Violência escolar, Bullying, Intimidação, Ensino fundamental II, School violence, Intimidation, Elementary school

Como citar