Danças tradicionais brasileiras: uma experiência no ensino médio de tempo integral

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-04-30

Autores

Pieroni, Camila Bloise

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo propôs identificar e compreender os significados de uma prática pedagógica de ensino e aprendizagem das danças tradicionais brasileiras no Ensino Médio. O método utilizado para o estudo foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) que exige a participação das pessoas envolvidas nos problemas investigados a partir de um trabalho conjunto com outro componente curricular, da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, representado pela Geografia. Para tal pesquisa, foi elaborada, para o ano letivo de 2019 no 1.º semestre, uma Disciplina Eletiva cujo tema foi “Danças populares brasileiras: suas vertentes e origens” que apresentou as danças populares presentes no Brasil, posto que não são conhecidas e difundidas nas escolas, partindo de um processo de ensino e aprendizagem pautada na Tradução da Tradição (CÔRTES, 2013). A primeira coleta de dados foi por meio de um questionário inicial contendo três perguntas, anotações em diário de campo da professora de Educação Física e da professora de Geografia, um questionário final e registros de fotos no decorrer das aulas da Disciplina Eletiva. Os dados coletados foram organizados sistematicamente pela análise temática categorial (GOMES, 2011), pela qual emergiram três categorias: Conhecimentos e experiências prévias sobre os quais foram analisados os saberes que os/as discentes possuíam acerca das danças; Novos aprendizados e novas vivências que apresentam os aprendizados e as vivências consideradas significativas pelos/as estudantes e Tradução da Tradição que evidenciou o protagonismo na maneira de traduzir as melhores formas de representação das danças tradicionais brasileiras estudadas. Cabe à escola, como um espaço cultural e de produção de conhecimento, reconhecer, (re)significar e valorizar as heranças da tradição, da oralidade, da ancestralidade e da representatividade de peculiaridades regionais da cultura brasileira, contribuindo para efetivação de uma sociedade mais respeitosa e menos excludente. Sob esta perspectiva, consideramos as danças tradicionais brasileiras importantes fontes de estudo da diversidade cultural presente em nosso território.
This study aimed to identify and comprehend the meanings of a pedagogical practice of teaching and learning popular Brazilian dances in High School. The method to develop the study was action research (THIOLLENT, 2011), which demands the participation of people involved in the investigation of problems along with another school subject in the area of Human Science and Technology, represented by the Geography. To carry out the research, an Elective school subject, whose theme was “Popular Brazilian dances: aspects and origins”, was developed during the first semester of 2019. This elective presented the popular dances in Brazil, since they are not known and developed in schools, in a process of teaching and learning aligned with the Translation of Tradition (CÔRTES, 2013). The first data collection was a questionnaire with three questions, notes taking in a field journal which was performed by the Physical Education and Geography teachers, a questionnaire in the end, and registers with photographs taken during the lessons. The data were organized in a systematic way using the categorial-content analysis (GOMES, 2011), and from it, three categories emerged: previous and knowledge experiences, to analyze the knowledge students had about the dances; new learning and experiences, which presented learning and experiences considered meaningful by students, and the Translation of Tradition that demonstrated students as protagonists in translating better forms of representation of popular Brazilian dances. It is the role of schools, as a place of culture and production of knowledge, recognize, (re)mean and value the heritage of traditions, orality, ancestry and the representation of local characteristics of Brazilian culture, contributing to a more respectful and less excluding society. Therefore, we consider the popular Brazilian dances important to sources of study of the cultural diversity in our country

Descrição

Palavras-chave

Geografia, Protagonismo, Coletividade, Processo Criativo, Geography, Protagonism, Collectivity, Creative Process

Como citar