Mulheres na frente e atrás das telas: gênero e direitos das mulheres no ensino de sociologia - possibilidades de abordagem a partir de filmes

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Data

2020-03-23

Autores

Neves, Ana Beatriz Maia [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar às professoras e professores que lecionam Sociologia na educação básica algumas possibilidades de uso de filmes como ferramenta pedagógica para a abordagem da temática “gênero e direitos das mulheres” a partir de suas respectivas narrativas, relacionando-as com conceitos e teorias de autoras das Ciências Sociais. Foram selecionados cinco filmes contemporâneos de curta e média metragem, concebidos e realizados por mulheres brasileiras, que abordam algumas das principais pautas do movimento feminista contemporâneo, inclusive algumas demandas do feminismo interseccional. Utilizando a metodologia Tela Crítica proposta por Giovanni Alves (2010), são apresentados relatórios de análises dos filmes, as quais, por sua vez, foram feitas sob a perspectiva teórica do feminismo decolonial. São apresentadas também discussões acerca da relação entre juventude e escola, gênero e direitos das mulheres, ensino de Sociologia e cinema e educação. Acredita-se que ensinar/estudar gênero e direitos das mulheres na escola a partir de filmes pode vir a contribuir para que as e os estudantes percebam a necessidade da promoção da igualdade de gênero em suas mais variadas dimensões, além de alertar sobre a obrigação coletiva de se combater as diversas formas de violência impostas às mulheres.
This research aims at presenting to Sociology school teachers some possibilities for the use of movies as a pedagogical tool to discuss the topic “gender and women’s rights”, relating its narratives to concepts and theories of female authors in Social Sciences. Five contemporaneous movies were selected, both short and average feature movies, all planned and directed by Brazilian women. They focus on some of the main issues of feminism, including intersectional feminism. According to the “Tela Crítica” methodology, proposed by Giovanni Alves (2010), we present analytic reports about these movies, based on the decolonial feminism perspective. Discussions about the relations among youth and school, gender and women’s rights, the teaching of Sociology, cinema and Education are also presented. We believe that teaching/studying gender and women’s rights through movies can contribute to the perception, by students, that it is necessary to promote gender equality in its various dimensions. Moreover, it can help call attention to the collective obligation of fighting against the different kinds of violence women suffer.

Descrição

Palavras-chave

Cinema e educação, Estudos de gênero, Ensino de sociologia, Tela crítica, Cinema and education, Gender studies, Teaching of sociology

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