Desempenho auditivo de crianças com transtorno dos sons da fala após estimulação auditiva: revisão integrativa da literatura

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Data

2020-05-28

Autores

Sakai, Tamires Andrade [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: a relação entre o estabelecimento adequado do sistema fonológico com o desenvolvimento das habilidades auditivas está bem definida, no entanto existe uma lacuna no que se refere a eficácia do treinamento auditivo em crianças com diagnóstico de transtorno dos sons da fala. Objetivo: analisar o desempenho auditivo de crianças com transtorno dos sons da fala após terapia de treinamento auditivo formal ou informal. Método: esta foi uma revisão integrativa de literatura cujo intuito foi reunir e resumir o conhecimento científico a respeito da temática treinamento auditivo formal e/ou informal para a população diagnosticada com transtorno dos sons da fala, desenvolvida por meio da busca de artigos em periódicos especializados, nacionais e internacionais, nos idiomas inglês e português, disponíveis nas bases de dados: PUBMED, LILACS e SCIELO. Resultados: A partir da busca, 940 artigos foram encontrados, sendo dois excluídos por se tratarem de revisões sistemáticas, cinco por serem relatos de caso, um por se tratar de uma tese de doutorado, um por não estar mais disponível nas bases de dados devido à época de publicação e três por não terem sido publicados nos idiomas inglês e português. Restaram 928 artigos, sendo que destes 893 artigos foram excluídos por não se relacionarem diretamente com a temática. Após esta análise detalhada, 35 artigos foram selecionados para a leitura completa e se verificou que dois destes artigos atendiam aos critérios estabelecidos para esta revisão. Conclusão: O desempenho auditivo de crianças com transtorno dos sons da fala melhorou após o treinamento auditivo, independente do tipo de abordagem, treinamento formal ou informal. Portanto, este recurso terapêutico pode ser associado a terapia fonoaudiológica convencional em crianças com este transtorno.
Introduction: the relationship between a proper establishment of the phonological system and auditory abilities development is well defined, but there is a gap regarding effectiveness of auditory training in children diagnosed with speech sound disorder. Objective: to analyze auditory performance of children with speech sound disorder after formal or informal auditory training therapy. Method: this was an integrative literature review whose aim was to gather and summarize scientific knowledge about formal and/or informal auditory training for population diagnosed with speech sounds disorder, developed through the search for articles in national and international specialized journals, in English and Portuguese, available in the databases: PUBMED, LILACS and SCIELO. Results: From the search, 940 articles were found, two excluded because they were systematic reviews, five were case reports, one was a doctoral thesis, one was not available in the databases due to at the time the article was published and three were not published in English and Portuguese. 928 articles remained, but 893 articles were excluded because they were not directly related to the topic. After this detailed analysis, 35 articles were selected for full reading and two of these articles met the criteria established for this review. Conclusion: The auditory performance of children with speech sound disorder improved post auditory training, regardless of the type of approach, formal or informal training. Therefore, this therapeutic tool can be associated with conventional speech-language therapy in children with this disorder.

Descrição

Palavras-chave

Audição, Percepção auditiva, Treinamento auditivo, Plasticidade neuronal, Transtorno dos sons da fala, Hearing, Auditory perception, Auditory training, Neuronal plasticity, Speech sounds disorder

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