Trabalhos de Conclusão de Curso - Arquivologia - FFC

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  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Diagnóstico arquivístico: estudo de caso no arquivo de uma empresa do setor alimentício do estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-13) Santos, Carmen Lúcia de Oliveira dos; Vitoriano, Márcia Cristina de Carvalho Pazin [UNESP]
    A gestão de documentos é o procedimento inicial de organização de um arquivo, para que ele possa oferecer acesso aos documentos e a informação, cumprindo sua finalidade. Assim o objetivo da pesquisa foi desenvolver um diagnóstico arquivístico como instrumento norteador, no ambiente do arquivo da empresa do setor alimentício, a fim de identificar as características do acervo, as atividades desenvolvidas, o fluxo informacional e documental e o processo de gestão de documentos. Ressalta-se que esse estudo além de colaborar para aperfeiçoar a gestão de documentos da empresa, poderá contribuir para o aprofundamento do assunto, favorecendo a construção e consolidação de ferramentas e estudos sobre diagnóstico arquivístico e teorias na área da Arquivologia. A problemática da pesquisa pode ser traduzida na seguinte questão: Como o diagnóstico arquivístico poderá contribuir para levantar dados que possibilitem colaborar de forma efetiva no processo de gestão de documentos, identificando possíveis barreiras ou lacunas que dificultam o acesso à informação no arquivo da empresa que já possui tratamento documental? Caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando como método o estudo de caso. Os procedimentos metodológicos referem-se inicialmente a elaboração do levantamento bibliográfico. A coleta de dados foi realizada através de instrumentos de pesquisa: entrevistas, observação e análise dos documentos, realizando a análise e interpretação de dados por meio da triangulação. A partir da análise dos resultados foi possível constatar que existe um trâmite documental confuso, que precisa melhorar. O arquivo apesar de estar em parte organizado ainda carece de uma reavaliação e reorganização, considerando que passou por tratamento documental há alguns anos. Ademais o diagnóstico arquivístico, como processo avaliativo da gestão de documentos, precisa ser reaplicado em períodos não muito longos, buscando manter a qualidade da produção, uso, tramitação e destinação dos documentos. Os objetivos da pesquisa foram alcançados, pois através do diagnóstico compreendemos a situação do arquivo físico, discorrendo sobre as intervenções necessárias para uma gestão de documentos eficiente e a recuperação da informação com segurança e rapidez.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Gestão de documentos empresariais: diagnóstico em escritório de contabilidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-27) Vero, Paola Florentino; Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin [UNESP]
    O presente trabalho tem como objeto a análise da gestão documental em um escritório de contabilidade, mostrando como e se ela ocorre. Também é analisada a necessidade de haver um profissional arquivista para o tratamento e gerenciamento dos documentos no âmbito de escritórios de contabilidade.O objetivo geral do presente estudo é identificar os problemas encontrados em âmbito de escritórios contábeis para organização dos documentos e necessidades de gestão de documentos. Os objetivos específicos foram: caracterizar o funcionamento de um escritório de contabilidade e as principais questões relativas à documentação contábil; identificar os principais problemas e dificuldades enfrentados pelos contadores para localizar e armazenar documentos; realizar um diagnóstico da situação de um escritório contábil.Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Como instrumentos, foram utilizados questionário e roteiro de visita técnica. Como resultado da pesquisa concluiu -se que a empresa não possui uma boa gestão documental, recomenda -se que um profissional arquivista fosse inserido nesse espaço.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Gestão de documentos e gestão da informação de prontuários acadêmicos em universidade privada
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-18) Pereira, Mariângela Sassá; Vitoriano, Márcia Cristina de Carvalho Pazin [UNESP]
    Para que ocorra a preservação dos documentos dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES), é preciso que existam ferramentas que auxiliam neste processo, como a gestão de documentos. Além de contribuir para preservar a memória, ela também permite o acesso às informações produzidas dentro da instituição. A ausência de gestão adequada pode ocasionar vários problemas, como o acúmulo de documentos, a dificuldade em recuperar as informações e a perda da memória institucional. Por isso, o objetivo desta pesquisa é entender o fluxo de documentos acadêmicos e os desafios que a instituição tem no momento de realizar a gestão dos documentos. A metodologia adotada para a realização deste trabalho foi a pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, descritiva, que utiliza como método o estudo de caso, utilizando a revisão bibliográfica, a análise documental, a realização de entrevistas e observação direta como instrumentos de coletas de dados. Como resultados, são apresentados a composição do prontuário acadêmico, principal documento do acervo acadêmico e os procedimentos de gestão aplicados na instituição estudada.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Técnicas para o tratamento da subjetividade na recuperação da informação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-11) Silva, Junior Cristino da; Ferneda, Edberto [UNESP]
    O processo de recuperação de informação pode ser visto como um processo de comunicação entre um ser humano e um acervo de documentos, mediado por um sistema computacional. Como todo processo comunicacional, a recuperação de informação enfrenta problemas inerentes à comunicação, tais como a imprecisão, a ambiguidade e a subjetividade. Na Recuperação de Informação essas características estão inseridas e são representadas pelo conceito de "relevância". O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas técnicas utilizadas para tratar ou minimizar os problemas causados pela subjetividade dos processos e atores envolvidos na recuperação de informação. Trata-se, portanto, de um levantamento bibliográfico de natureza básica, com uma abordagem qualitativa e exploratória de algumas técnicas que foram criadas ao longo da história de pesquisa da Recuperação de Informação. Dentre essas técnicas, destacamos o processo de Relevance Feedback, que propõe um método de interação entre usuário e sistema a fim de se alcançar um resultado satisfatório. Outra técnica abordada é a expansão de consultas, que visa melhorar a eficiência da recuperação de informação por meio do aprimoramento das consultas realizadas pelos usuários. Em um contexto mais atual, na busca para o tratamento da subjetividade inerente ao processo de recuperação de informação, são apresentadas algumas propostas para a incorporação de diálogo como recurso de interação do usuário com o sistema. Sendo assim, a área de Recuperação de informação tem tentado diminuir essa subjetividade, através das novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas e apresentando novas formas para que as pessoas possam ter informações úteis para elas através desse dialogo entre o usuário e o sistema.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O design da informação e a curadoria digital na plataforma TasteAtlas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-08) Nogueira, Júlia dos Santos Alvares; Jorente, Maria José Vicentini [UNESP]
    As rápidas transformações tecnológicas ocorridas desde a segunda metade do século XX possibilitaram o surgimento de um conjunto de técnicas que resultaram em grandes avanços nas áreas da informação e comunicação. Os frutos de tais avanços foram denominados de Tecnologias da Informação e Comunicação, que mudaram a maneira como os seres humanos produzem e compartilham conhecimento, em especial no contexto dígito-virtual da Web, cuja complexidade suporta uma ampla variedade de temas, como é o caso da culinária. Esse é um componente fundamental da identidade cultural de uma sociedade, sendo que os pratos típicos e as técnicas culinárias tradicionais podem e são transmitidos de geração em geração, com o intuito de manter vivas as heranças culturais de um grupo. Para que essa informação singular seja transmitida, é necessário pensar como esses patrimônios imateriais da humanidade devem ser preservados e compartilhados de maneira abrangente. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a plataforma TasteAtlas, por meio das diretrizes do Design da Informação e da Curadoria Digital, a fim de verificar se existe uma padronização visual nas receitas e como funciona a preservação e recuperação da informação nesta plataforma. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo teórica- exploratória. As duas etapas principais foram: levantamento bibliográfico dos princípios do Design da Informação e da Curadoria Digital e posterior análise do ambiente digital TasteAtlas, a partir das bases teóricas selecionadas. Os resultados foram obtidos por meio de uma primeira observação da plataforma TasteAtlas, em que se encontra o uso de linguagens imagéticas convergidas às textuais. Percebeu-se que a padronização das receitas proporciona ao internauta uma maior clareza em relação à apresentação e recuperação da informação. As análises indicam também que algumas das principais ações da Curadoria Digital estão presentes no site, o que possibilita um maior cuidado com a preservação e manutenção dos dados digitais armazenados no TasteAtlas. Entende-se os princípios de Design da Informação e as ações da Curadoria Digital são importantes para a recuperação, o acesso e a preservação das informações ali contidas de maneira eficaz, eficiente e efetiva.