Trabalhos de Conclusão de Curso - Ciências Sociais - FFC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 14 de 14
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Continuidades e rupturas do governo Lula (2003 – 2010) com o projeto capitalista neoliberal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-16) Silva, Gabriela Rodrigues; Corsi, Francisco Luiz [UNESP]
    A eleição do Lula é significativa e cercada por muitas contradições. A continuidade da política macroeconômica e a implementação de políticas sociais levaram à minimização da pobreza, dando margem para o surgimento de uma ampla discussão sobre o caráter que prevaleceu nos seus dois mandatos (2003 – 2010). Diante disso, o objetivo da pesquisa consiste em discutir e analisar as rupturas e continuidades do governo Lula com o projeto capitalista neoliberal, de modo a identificar as contradições existentes em sua política. A hipótese inicial defendida nesta pesquisa é de que houve um rompimento parcial com o projeto neoliberal, destacando a preservação do rígido ajuste fiscal, porém, acrescentando ao longo dos seus dois mandatos elementos novos, como a adoção de políticas sociais. Desta forma, enfatizaremos na discussão o caráter das transformações ocorridas no Brasil, partindo da evolução política econômica e social do governo Lula. A pesquisa implicará em um estudo sistemático das políticas adotadas durante a sua gestão, com o intuito de identificar as transformações do (re)arranjo político-ideológico que vigorou durante os seus dois mandatos. Sendo a pesquisa proposta, portanto, de caráter bibliográfico.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Café com canela: uma análise sobre a representação do Recôncavo da Bahia e as diferentes construções de afetividades em torno dos corpos negros
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Santos, Ingrid Macedo; Hofbauer, Andreas [UNESP]
    Em 2017 o 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro concedeu o título de “melhor longa-metragem” ao filme Café com Canela. O filme é ambientado no Recôncavo baiano, utilizando o espaço urbano para construção do cenário artístico e, fundamentalmente de auto representação. Composto por um elenco predominantemente negro, a análise do longa-metragem recorre aos aspectos históricos da formação social das cidades, privilegiando as formas de sociabilidade e forte presença da herança africana no espaço urbano. As histórias contadas giram m torno das relações de amizade, ancestralidade, depressão e luto. Assim, em um segundo momento, tendo como fio condutor os dilemas vivenciados pelas protagonistas, Margarida e Violeta, este trabalho problematiza o protagonismo negro no cinema a partir de contrapontos históricos que corroboraram com a desumanização de mulheres negras no cinema. A análise histórica fortalece as agências construídas em torno do cinema independente nacional, a partir da construção estética de Ary Rosa e Glenda Nicácio.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Ensino básico de sociologia e podcast “Uma ciência na rede”: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos jovens no ensino médio paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-12) Lopes, Gabriel Henrique de Oliveira; Barbosa, Maria Valéria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As reformas empreendidas no campo da educação durante a segunda metade da década de 2010 buscaram incentivar o processo de formação de trabalhadores para o regime de acumulação flexível, a atualização da teoria do capital humano e o atendimento a critérios de avaliações educacionais internacionais no cenário de mundialização do capital, entre outros. Os novos currículos, organizados em torno de competências, alteraram o modo como as disciplinas são oferecidas, sobretudo no ensino médio. Consequentemente, o ensino de Sociologia, que possui histórico de intermitências nos currículos nacionais, também é impactado pelas novas determinações, o que influencia na forma como é estruturada, visando atingir aos objetivos da reforma. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as potencialidade da produção do podcast “Uma Ciência na Rede”, desenvolvido por estudantes do ensino médio da Escola Estadual Baltazar de Godoy Moreira, em Marília – SP, professores da rede de ensino, discentes e docentes da Unesp (Campus Marília) e Universidade de Marília, para o processo de ensino e aprendizagem de Sociologia. Para tanto, este trabalho se estrutura como estudo de caso, por meio do qual são apresentados, descritos e discutidos alguns episódios do podcast “Uma Ciência na Rede”. Além disso, o estudo também envolve pesquisa bibliográfica, para levantamento do referencial teórico e para reconhecimento das pesquisas que envolvem a mesma temática do trabalho, e pesquisa documental, para coleta e análise de documentos oficiais que fundamentam as alterações curriculares e educacionais. As discussões apresentadas almejam contribuir com o ensino de Sociologia e referendar a possibilidade de inserção das TIC e dos podcasts como forma de ampliação dos processos de ensino e aprendizagem. As reflexões apresentadas podem auxiliar gestores, professores e pesquisadores interessados em compreender e aprimorar o ensino de Sociologia no contexto do ensino médio.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A relação entre consumo e resíduos nas políticas públicas brasileiras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-07) Barbosa, Leticia Leite; Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A questão ambiental teve a sua emergência no século XX e continua emergente até os dias atuais. Seja através de reivindicações nas ruas por movimentos ambientalistas, boicote, notícias alarmantes e entre outras movimentações, os governos estão cada vez mais voltados a discutir sobre o meio ambiente e o tema aparece cada vez mais nos programas políticos. Pelo Brasil ser um país de grande biodiversidade e riquezas naturais, as questões ambientais têm proporção a nível internacional e é nesse cenário que as políticas públicas aparecem. As políticas públicas são alteradas conforme as mudanças políticas, econômicas e sociais, sendo o foco deste trabalho a relação entre consumo, resíduos e políticas públicas no Brasil. Ao decorrer da história, conforme os padrões de vida da sociedade foram mudando, sua relação com o consumo e consequentemente geração de resíduos também mudaram, com a elevação do consumo houve a elevação de resíduos em que a natureza e as pessoas que vivem nela são afetadas como no caso dos lixões que causam danos à saúde da população e ao meio ambiente. A partir de problemáticas como as dos lixões, houve a necessidade de elaborar políticas públicas de gestão de resíduos sólidos para diminuir os danos causados. Atualmente, os resíduos sólidos e/ou lixo estão mudando todo o ecossistema que conhecemos, o tanto de resíduos sólidos que produzimos atualmente decorre de uma relação de produção e consumo do modo de vida capitalista. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi investigar a relação entre resíduos, consumo e o modo de produção capitalista, e como as políticas públicas são elaboradas neste contexto. A partir da análise de obras bibliográficas e documentais relacionadas ao tema e das leis nº 12.305 a qual institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a lei nº 13.186 que institui a Política de Educação para o Consumo Sustentável, tivemos como resultado as contradições entre as políticas públicas que aparecem na legislação federal com o modo de vida capitalista.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    As faces da mesma moeda: uma análise sobre as dimensões do Primeiro Comando da Capital (PCC)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-06) Dyna, Eduardo Armando Medina; Souza, Luís Antônio Francisco de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho tem como objetivo analisar os aspectos da organização “Primeiro Comando da Capital” (PCC), pesquisando as atuações do grupo sob a perspectiva da segurança pública e suas disputas de poder entre o PCC e as instituições estatais de segurança pública paulista. A facção surgiu em 1993 nas prisões paulista, se tornando ao longo dos anos um importante protagonista nas políticas de segurança pública e atuando nas dimensões do legal ao ilegal. Diante disso, é pesquisado todo contexto histórico da organização, desde o surgimento, até suas fases e rupturas, o que ocasionou com novas situações singulares do comando e novos enfoques do crime no Brasil. Além dessas questões, são investigadas as relações de saber-poder de outras instâncias que são enquadradas nesse campo da segurança pública. Assim, serão estudados os discursos da grande mídia, da polícia, dos políticos e de todos os setores conservadores da sociedade que moldam no imaginário do senso comum, o “sujeito bandido”, produzindo políticas de segurança pública a partir dos governos e instituições estatais, que se empoderam contra um inimigo abstrato, que rende lucro para quem discursa e poder para quem age. Dessa forma, há interesses de alguns setores da sociedade para as políticas públicas vigentes, pois elas formam uma sociedade amedrontada, que busca na figura da polícia, nos discursos da mídia e/ou políticos para se proteger. Destarte, foi trabalhada uma ampla revisão teórica, discutindo sobre as questões dos discursos que formam os saberes no campo da segurança pública, relacionando com as políticas dos governos paulistas (1983 - 2018) nessa pasta, gerando conflitos, controvérsias e massacres. Após essa discussão teórica, é pesquisado o PCC, desde seu surgimento, passando por suas atuações e estrutura política interna, para que posteriormente faça uma análise histórica, evidenciando cada fase da organização, marcado por suas rupturas e inovações. Assim, inicia-se o conteúdo sobre os diversos ramos que a facção atua, seja nas frentes política, bélica, econômica e social, transformando a figura do partido em uma complexa relação em suas formas de atuação e identidade. Portanto, o conteúdo mostra um conhecimento feito a partir de uma questão teórica sobre os temas, da revisão bibliográfica dos autores, do estudo da análise do discurso e da genealogia do poder, um novo material, produzido em prol das ciências sociais e segurança pública, com o intuito de compreender as dimensões do PCC e a relação vital de interesses no campo da segurança pública.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Agroecologia e os circuitos curtos de produção: experiências de assentamentos do interior de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-02) Costa, Pedro Antonio da; Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A agroecologia representa uma diversidade de métodos e técnicas de produção agricola que possibilita a reprodução no campo de sujeitos subalternizados na sociedade capacitando sua permanência no campo, baseando-se fortemente na produção sustentável e ecologicamente correta este modelo produtivo vem demonstrando uma grande potencial para transição agrícola que mais cedo ou mais tarde será necessária para para corrigir os erros causados pelo atual modelo convencional de produção agrícola que se baseia na produção de larga escala de monoculturas que causam diversos problemas sociais e ambientais pois o principal objetivo da agricultura convencional é mercadológica, não se preocupando com questões climáticas e da biodiversidade. O presente trabalho tem por objetivo investigar e demonstrar a capacidade que agroecologia tem como um modelo de produção alternativo possibilitando a permanência de pequenos produtores que trabalham e resistem no campo que mesmo diante de tantas adversidades nos ultimos anos este modelo produtivo foi um elemento chave para permanência e adaptação enquanto produtores e atores sociais, tendo como cenário assentamentos da reforma agrária e forte atuação política.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A escrevivência de Conceição Evaristo: possibilidades epistemológicas e pedagógicas para um ensino-aprendizagem de sociologia para a juventude
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-25) Torres, Maria Eduarda de Moraes; Barbosa, Maria Valéria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como objetivo compreender como a escrevivência, projeto literário de Conceição Evaristo, pode contribuir ao ensino-aprendizagem de sociologia no ensino médio. Primeiramente, a análise explicita uma reflexão sobre a escrevivência como um projeto estético-político e epistêmico de literaturas, práticas e saberes. Entre essas três dimensões escreviventes, a epistêmica é ressaltada para a reflexão sobre os processos educacionais da juventude, uma vez que é possível identificar a existência de uma duplicidade em seu sentido: a crítica de injustiças epistêmicas, dentro e fora da literatura, e a valorização dos saberes produzidos a partir das experiências de sujeitos/as em condição de subalternização de gênero e étnico-racial. Com esse destaque, relaciona-se esse duplo sentido com as epistemologias do Sul e feministas, tecendo um quadro teórico dialógico para enfatizar a interseccionalidade entre gênero, as relações étnico-raciais, de classe e etárias para analisar o ensinar e aprender da juventude. Desse modo, dois procedimentos sociológicos orientam o desenvolvimento da reflexão: a sociologia das ausências e das emergências. No primeiro âmbito, tendo como referência a crítica às injustiças epistêmicas, evidencia-se uma produção da ausência de uma educação de qualidade para a juventude negra no Brasil. Explora-se esse contexto de ausências, aqui, por meio de uma pesquisa documental na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que demonstra como os projetos de escola e de ensino-aprendizagem que advém dessa política ainda circundam a lógica do epistemicídio, visto que silenciam as condições juvenis dos/as estudantes. No polo das emergências, tendo como “sul” a valorização dos saberes de sujeitos/as colocados/as à margem, os resultados de uma análise de conteúdo da obra Insubmissas Lágrimas de Mulheres de Conceição Evaristo são apresentados. Com isso, situa-se a escrevivência como possibilidade estético-expressiva no ensino de sociologia para discutir temáticas como violência de gênero e étnico-racial, que dialogam com as vivências silenciadas dos/as estudantes no processo de ensinar e aprender. Ademais, para além dos temas sociológicos, nota-se que o sentido epistêmico deste projeto, ao ser tomado como categoria analítica na análise de conteúdo, aponta para uma epistemologia da escrevivência. Esta, marcada por uma corporalidade negra e feminina, indica para um sentido pedagógico ao projeto escrevivente e, desse modo, oferece um conjunto de conhecimentos que podem ser utilizados para refletir sobre os processos educativos. Assim, afirma-se que as possibilidades analíticas dessa epistemologia são amplas, o que se evidencia pelo lugar da escrevivência na trama investigativa ao lado da sociologia das ausências e emergências e do pensamento feminista neste trabalho. Ainda é possível pensar em outros caminhos possíveis, localizados e transgressores para os conhecimentos escreviventes, dentro e fora da educação e do ensino de sociologia.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Projeto político e representação: a dualidade do liberalismo da UDN (1945-1950)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-03) Lion, Marina Olinda Calori de; Deo, Anderson [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa tem como objeto de análise o papel político da extinta União Democrática Nacional (UDN), enquanto partido representante da burguesia no Brasil, a partir da leitura teórica sobre as possíveis frações/divisões constitutivas desta classe e suas formas de representação política. A UDN teve importante atuação na história política brasileira no período pré-1964. Teve sua formação articulada ainda no período do Estado Novo, fundada oficialmente em 1945 e extinguindo-se nos anos 1960. A hipótese que movimenta a pesquisa pode ser assim enunciada: enquanto o partido representa frações da burguesia brasileira, explicita-se em sua proposição política uma espécie de “dualidade liberal”, que articula traços político-ideológicos conservadores, enquanto reivindicam um projeto modernizador para o país. Para tanto, a investigação se fundamenta em pesquisa de revisão bibliográfica, de fontes primárias e secundárias, orientada por uma perspectiva metodológica qualitativa que propõe a compreensão do objeto dialeticamente. Objetiva-se compreender os vínculos que este partido estabeleceu com os projetos de nação em disputa no Brasil no contexto da Guerra Fria, especificamente no período de 1945 a 1950, bem como, a forma como o liberalismo foi absorvido e reproduzido em suas dimensões sociais e políticas, naquele contexto histórico.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Uma problematização ética do conhecimento: contribuições de Michel Foucault para o debate sobre igualdade e diferença
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-17) Amêndola, Victória Monteiro; Souza, Luís Antônio Francisco de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O debate sobre a igualdade e a diferença tem sido penosa tanto para os movimentos sociais e seus agentes quanto para os acadêmicos que o esmiúçam e buscam por soluções ou por posições estratégicas. De fato, o debate é visto como um tema de alta complexidade e que está emaranhado como um nó górdio. Isso posto, tem-se por objetivo geral desta monografia investigar as possibilidades de novas perspectivas sobre o debate igualdade-diferença sob a hipótese de que se pode chegar a elas partindo das contribuições teóricas de Michel Foucault. Sendo assim, esta será uma pesquisa qualitativa e teórica que se baseará no método genealógico. Esse método, frente aos limites de uma monografia, se colocará a partir de sua característica essencial: pensar um problema a partir do presente. Utilizarei o debate hodierno da igualdade-diferença como ferramenta de análise e paradigma para se discutir aspectos da teoria foucaultiana e aspectos da sociologia do conhecimento.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O caráter antipopular das elites brasileiras: suas raízes na escravidão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-06) Pires, Maria Camila de Oliveira da Rocha Cavalcanti; Vieira, Rosângela de Lima [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa monografia propõe investigar a relação das estruturas históricas da escravidão e o caráter antipopular das elites no Brasil através de levantamentos bibliográficos para o entendimento da hipótese proposta: Resultado dos interesses das elites internacionais e nacionais a formação do capitalismo brasileiro se desenvolveu sob a instituição escravidão. Fomentando assim ao longo de séculos a atual crise política no país. Trata-se de pesquisa explicativa, para a qual utilizaremos como referencial a abordagem das múltiplas temporalidades braudelianas. outra obra a ser tratada nesta monografia será a de Jessé de Souza, em seu livro “A elite do atraso” (2019) em que o autor demonstra as articulações das elites brasileiras ao longo da história até a ascensão do bolsonarismo. A fim de complementar a análise sobre o bolsonarismo e a relação com suas origens escravocratas, o conceito de democracia enquanto “poder do povo” será questionado quando se trata da realidade brasileira e seu caráter antipopular.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Questões de (des)gosto: uma (auto)etnografia sobre trajetórias afetivo sexuais de gays e bichas negras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-22) Queiroz, Vinicius Luis Pires; Hofbauer, Andreas [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho trata-se de uma análise auto etnográfica sobre a trajetória afetivo sexual de gays e bichas negras/os. Sujeitos masculinos auto identificados enquanto negros (pretos e/ou pardos) e que orientam seus desejos afetivo sexuais para indivíduos do mesmo gênero. O mesmo consiste em uma reflexão etnográfica sobre as vivencias, percepções e sensações destes sujeitos no que concerne as suas performances de gênero, sexualidade e identidade étnico racial em intersecção com o contexto social mais amplo em que se encontram inseridos. Nesse sentido, o que se buscou ao longo da pesquisa foi uma tentativa de compreender e interpretar múltiplas estruturas simbólicas presentes no contexto social em que os sujeitos de pesquisa estão inseridos, como também, de que maneira esses indivíduos agenciam-se mediante a tais contextos, a partir de suas trajetórias sócio afetivas e das emoções mobilizadas por eles nas situações relatadas e descritas. Por fim, procurou-se entender a partir dessas narrativas aspectos que pudessem evidenciar de que maneira se construíam as representações sociais sobre as masculinidades para estes sujeitos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Tensionando a teoria queer: cisnormatividade, racismo e etnografia digital
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-27) Silva, Dani; Souza, Luís Antônio Francisco de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho busca apresentar um estudo das violências em plataformas digitais contra pessoas transvestigêneres e negras, ou não-brancas, brasileiras. O objetivo é apresentar os significados da transfobia, ou cisnormatividade e do racismo a partir da experiência das violências digitais contra tais grupos sociais. Será proposto uma inter/conexão entre as categorias de identidade de gênero, raça, classe, território desde o ponto de vista possível da formação social, política e cultural brasileira relacionada com as lógicas não-lineares de reinvenção da colonialidade. Para que isto seja possível, será realizado uma etnografia no ambiente digital com auxílio de técnicas de pesquisa, como, análise crítica do discurso, interseccionalidade e análise de redes sociais. Especificamente, será feito uma etnografia digital com análise crítica dos discursos cisgêneros, cis+sexistas e racistas no twitter brasileiro. O trabalho recebe influências da teoria queer e queer of color, dos feminismos negros e decoloniais. Considerando uma observação-participante ao longo do período de seis meses, os resultados contrariam a ideia comum de que o ódio contra pessoas trans e travestis nas redes sociais impactam “fora” do ambiente digital pois as violências em plataformas digitais expressam a sua continuidade e não separação. A suposta ideia do impacto “fora” ou “dentro” expressa apenas formas equivocadas de uma realidade violenta; as experiências de transfobia nos espaços digitais e presenciais estão articulados entre si; ao interconectá-la com o racismo, sustenta-se o agravamento das violências; a partir da ideia de “lugar” foi possível observar a predominância cisgênera e branca através dos discursos nas plataformas digitais. Assim, “identidade de gênero”, “raça”, “classe”, território”, embora vistos separados, estão juntos e retroalimentam-se; são categorias fundamentais para revelar desigualdades e opressões em ambientes digitais.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Olhar fotográfico além do quadro: um estudo pessoal sobre imagem, representação e fotografia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-11-06) Silva, Taisa Maria Laviani da; Souza, Luís Antônio Francisco de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho de conclusão de curso, pretendo romper com alguns clichês fotográficos e sociais. Apoiada em autores, como Walter Benjamin, Boris Kossoy e José de Souza Martins, e utilizando de fotografias clicadas por mim, busco considerar a reprodutibilidade técnica e seu avanço a partir do desenvolvimento dos dispositivos fotográficos digitais. Também busco entender seu alcance no enquadramento da vida visual e social, que cria e reproduz imagens-representações (ao mesmo tempo em que oculta outras), de acordo com aquilo que se quer ver e mostrar desde que caiba em formas/enquadramentos/molduras predeterminadas e padronizadas. Olhando através de lentes sociológicas, aponto para a importância de uma prática fotográfica que seja livre de clichês, ou seja, livre de produtos imagéticos instituídos em estabelecida ordem de representações que categorizam as formas sociais transferindo lhes sentidos pertencentes ao mundo imagético proposto.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O avesso do mesmo lugar: uma análise das condições dos africanos escravizados e seus descendentes frente à prática da justiça brasileira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-12-10) Santos, Vinicius Henrique dos; Vieira, Rosângela de Lima [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The purpose of this paper is to study the relationship between slavery and abolition with the mass incarceration of young Afro-descendents, as well as with the daily violence against this group in contemporary Brazil. In addition, we reflect on the construction of the association of the black body with crime - a factor that hinders the full access of the African diaspora to the rights guaranteed by the Brazilian constitution and the universal declaration of human rights. Above all, the offer of this paper is a proposal for analysis on the determination of race in the practice of Brazilian justice, also considering the cases of punishment given by a person or group without compliance with the law, based on their own opinions and mainly by racial prejudice. , ie the practice of justice "with one's own hands." We suggest that the criminal justice system is functional to the reproductive instrument of racial domination inherited from the slave period, since it is in its administration, occupied mostly by upper-middle-class whites, that an explicit form of racism is manifested over those most vulnerable to the situation. the production of categories of individuals punishable through repressive apparatus. The guiding thread of the work is a comparison between the condition of enslaved Africans before justice during the period of slavery (1870-88) and the current situation of their descendants before the penal system, pointing out that the mass incarceration of the young Afro population Descendant, the result of criminal selectivity, is an inheritance from the slave system that still informs our present. And that such heritage is part of a political project of domination managed by a portion of the manorial class that survived and disseminated its worldview through influential works of sociology and historiography, stigmatizing and associating blacks with criminality.