Mapeamento e modelagem de processos a partir de um programa BPM com utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação: pesquisa-ação em um setor administrativo de uma universidade pública

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Data

2020-09-11

Autores

Palacios, Vitor da Silva

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo mapear e modelar os processos de um setor administrativo de uma Universidade Pública a partir de um programa teórico/prático de BPM (Business Process Management) e sua convergência com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em especial, a certificação digital. Por meio de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma Universidade Pública, foi possível, de forma colaborativa, elaborar e implementar um programa BPM com lastro nas TDIC. A implantação do programa propiciou condições para melhoria da formalização dos processos da instituição por meio do seu mapeamento e modelagem via notação BPMN. O apoio da alta gestão e as ações comunicativas foram identificados como elementos importantes na elaboração do programa. Em função da delimitação da pesquisa, foram mapeados, modelados e priorizados os processos desenvolvidos em um setor administrativo da Secretaria Geral da Unesp. A priorização ocorreu a partir do método Analytic Hierarchy Process (AHP), método de tomada de decisão multicritério. O redesenho do processo de emissão e registro de diplomas foi proposto via modelagem e simulação na plataforma Bizagi Modeler onde foi possível, com a proposta de introdução da certificação digital, evidenciar melhorias de eficiência com um incremento na produtividade na ordem de 76%. A gestão por processos com utilização da disciplina BPM e das TDIC proporcionaram, em um ambiente de Transformação Digital, uma visão holística e detalhada de parte da organização, contribuindo com a gestão administrativa universitária na identificação de possíveis gargalos e, por conseguinte, eliminação de atividades que não agregam mais valor.
The aim of this work is to map and model the processes of an administrative sector of a Public University from a theoretical/practical program of BPM (Business Process Management) and its convergence with Digital Information and Communication Technologies (TDIC), in particular , a digital certification. Through an action research developed at a Public University, it was possible, collaboratively, to design and implement a BPM program backed by TDIC. The implementation of the program provided conditions for improving the formalization of the institution's processes through its mapping and modeling via BPMN notation. Top management support and communicative actions were identified as important elements in the preparation of the program. Due to the delimitation of the research, the processes developed in an administrative sector of the General Secretary of Unesp were mapped, modeled and prioritized. Prioritization takes place using the Analytic Hierarchy Process (AHP) method, a multi-criteria decision-making method. The redesign of the process of issuing and registering diplomas was proposed via modeling and simulation on the Bizagi Modeler platform where it was possible, with the proposal to introduce digital certification, showing efficiency improvements with an increase in productivity in the order of 76%. Process management using the BPM and TDIC discipline provided, in a Digital Transformation environment, a holistic and detailed view of part of the organization, contributing to university administrative management in the identification of possible bottlenecks and, consequently, the elimination of activities that do not add value.

Descrição

Palavras-chave

Business process management, Gestão de processos, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Certificado digital, Universidade pública, Analytic hierarchy process, Process management, Digital information and communication technologies, Digital certificate, Public university, Controle de processo, Sistemas de informação gerencial, Tecnologia da informação, Tomada de decisão por critério múltiplo

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