Artemídia equivalente à prospectiva da refração da personalidade artística

Imagem de Miniatura

Data

2020-10-07

Autores

Genaro, Luiz Alberto de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Artemídia Equivalente à Prospectiva da Refração da Personalidade Artística é um projeto de Doutorado que se apresenta sob dupla forma: 1) como Tese, e; 2) como Arte. O objetivo central é a proposição de um “Princípio de Equivalência” (P.E.): 1) que garanta a reciprocidade entre Arte-Ciência e Ciência-Arte, e; 2) que assegure a correspondência e a comunicabilidade entre campos científicos distintos entre si por meio das linguagens intrínsecas às Artes Visuais. A metodologia adotada, é de caráter enxadrístico-geométrica, ou seja, lúdico-analítica. Espero que os resultados alcançados pelo projeto possam colaborar, de forma concreta: 1) para a ordenação de uma “Prospectiva de Probabilística Universal” dos fatores composicionais da obra de arte; 2) para a reverberação dessa prospectiva para além do território artístico específico, particularmente aos âmbitos em que a criatividade humana se fizer essencial, e; 3) para a concepção estrutural de uma “Axiologia Artística”. Deduzo as conclusões: 1) o “Princípio de Equivalência” é uma possibilidade ficcional provável; 2) logo, o Artista é um Cientista da Poética; 3) portanto, a estruturação prospectiva da personalidade artística está na razão direta da capacidade humana para refratar sua alma em camadas; 4) segue que o êxito do Artista-Cientista depende que a retidão de sua alma artística contribua, por mínima que seja, para endireitar as veredas da alma do espectador, e; 5) sendo assim, o “Princípio de Equivalência” se encontra na arte do bem viver o destino pela Providência.
“Artmedia Equivalent to the Prospective of the Artistic Personality Refraction” is a PhD project presented in two ways: 1) as a Thesis, and; 2) as Art. The main objective is the proposition of an “Equivalence Principle” (E.P.): 1) that guarantees the reciprocity between Art-Science and Science-Art, and; 2) that assures the correspondence and the communicability among different scientific fields with one another, through the intrinsic languages of the Visual Arts. The methodological character adopted inherits the principles derived from the combination of the chess game with the geometry, that is, ludic-analytical. I hope the results reached by this project can concretely collaborate: 1) to the ordination of a “Universal Probabilistic Prospective” of the artwork compositional factors; 2) to the reverberation of this prospective beyond the specific artistic territory, mainly in the scope where the human creativity is essential, and; 3) to the structural conception of an “Artistic Axiology”. I deduce the following conclusions: 1) the “Equivalence Principle” is a potential fictional possibility; 2) ergo, the Artist is a Scientist of the Poetry; 3) therefore, the prospective structure of the artistic personality is directly related to the human capacity to refract their soul in layers; 4) so, the success of the Artist-Scientist depends on how the righteousness of their soul can contribute, however minimal, to straighten the paths of the spectator’s soul, and; 5) consequently, the “Equivalence Principle” is found in the art of good living the destiny by the Providence.

Descrição

Palavras-chave

Artemídia, Prospectiva, Geometria Sagrada, Pintura, Personalidade Artística, Artmedia, Prospective, Sacred geometry, Painting, Artistic personality, Arte e tecnologia, Arte e ciência, Artistas

Como citar