A natureza fenomenológica da mediação: contribuições para a mediação da informação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-11-30

Autores

Oliveira, Heloá Cristina Camargo de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Buscou-se nessa tese o entendimento de um “ponto de vista” gnosiológico da mediação, para que se possa entender sua abrangência e limitações, tendo como principais focos investigativos expressões da mediação, mediação da informação e mediação de leitura de mundo, buscando relacionar esses aspectos junto a atuação da Ciência da Informação frente a comunidades culturalmente marginalizadas. Esses aspectos se mostram dependentes de diferentes especificidades sociais, culturais, históricas e geográficas e, por isso, para discuti-los é interessante manter uma perspectiva que leve em consideração tais fenômenos. A fenomenologia traz a possibilidade de encontrar na subjetividade exposta em realidades complexas a objetividade que não pode ser separada do fenômeno, mas que, separada dele, não deixa de ser axioma da relação estabelecida; ela caracteriza, portanto, um norte que visa explorar fenômenos sem desconsiderar uma cadeia fenomenológica que os impacta. O objetivo principal deste trabalho é analisar aspectos da natureza da mediação sob uma visão fenomenológica, buscando identificar e entender o momento em que o processo da mediação inicia e como se perpetua em diferentes realidades complexas. A pesquisa foi delineada em consonância ao código Ethical Guidelines For Educational Research, a fim de manter-se em um desenvolvimento eticamente responsável e livre de preconceitos. Foram realizadas duas etapas de pesquisa e análise, sendo a primeira bibliográfica e com apoio e orientações do método Análise Textual Discursiva, e a segunda de cunho etnográfico (Interacionismo Simbólico), com uso dos instrumentos: levantamento bibliográfico, entrevista semiestruturada e observação. No âmbito brasileiro a pesquisa foi aplicada em uma aldeia indígena (A´uwe - Xavante), e, no Espanhol, com um grupo de imigrantes advindos da África Subsaariana. Como resultados, destacam-se: a partir das concepções estudadas (Hegel - perspectiva filosófica; Marx – social; e Vygotsky - psicológica educacional), identificou-se que a atividade de mediar se ancora na busca do impacto no desenvolvimento humano, no âmbito imaterial da consciência e do processo cognitivo humano – carrega características de transformação, evolução e/ou superação, ressaltando a importância de espaços sociais, apropriação, e impactos recíprocos ou reflexivos materiais da mediação. Foi identificado que a leitura de mundo, ainda que seja individual, reconhece a coletividade de um ser que se desenvolve continuamente, com um universo informacional mutável e reflexivo. Foi possível entender que sociedades marginalizadas, ainda que individualmente complexas e em constante evolução, possuem similaridades contextuais e que o entendimento sobre isso e seu impacto em comportamentos e necessidades pode auxiliar o trabalho mediador. Foram identificadas grandes dificuldades de trabalho e desenvolvimento nos centros educacionais visitados e, devido à complexidade do contexto estudado e limitações formativas existentes, tais dificuldades podem ser consideradas previsíveis de reprodução em contextos similares. Conclusivamente, considera-se que o reconhecimento do potencial facilitador do mediador da informação na composição de uma perspectiva que favoreça a interdisciplinaridade pode resultar numa aproximação entre sociedades marginalizadas e ambientes culturalmente hegemônicos e/ou colonizadores, ressignificando serviços informacionais e assim contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade intercultural. Como sugestão de trabalhos futuros, apresenta-se delineações iniciais para a criação de um aplicativo que concentre diretrizes e modelos de práticas, voltados para profissionais da informação, para o apoio e ampliação do trabalho desses profissionais junto a comunidades marginalizadas.
This thesis sought to understand a gnoseological “point of view” of mediation, so that its scope and limitations can be understood, having as main investigative focuses expressions of mediation, information mediation and world reading mediation, seeking to relate these aspects of Information Science activities in the face of culturally marginalized communities. These aspects are dependent on different social, cultural, historical, and geographical specificities and, therefore, to discuss them, it is interesting to maintain a perspective that takes such phenomena into account. Phenomenology brings the possibility of finding in objectivity exposed in complex realities the objectivity that cannot be separated from the phenomenon, but that, separated from it, is still an axiom of the established relationship; it characterizes, therefore, a north that aims to explore phenomena without disregarding a phenomenological chain that impacts them. The main objective of this work is to analyze aspects of the nature of mediation under a phenomenological view, seeking to identify and understand the moment when the mediation process begins and how it is perpetuated in different complex realities. The research was designed in line with the Ethical Guidelines for Educational Research code, to remain in an ethically responsible and free from prejudice development. Two stages of research and analysis were carried out, the first being bibliographic and with support and guidance from the Discursive Textual Analysis method, and the second of an ethnographic nature (Symbolic Interactionism), using the instruments: bibliographic survey, semi-structured interview and observation. In Brazil, the research was carried out in an indigenous village (A´uwe - Xavante), and, in Spanish, with a group of immigrants from Sub-Saharan Africa. As results, stand out: from the studied conceptions (Hegel - philosophical perspective; Marx - social; and Vygotsky - educational psychology), it was identified that the activity of mediating is anchored in the search for the impact on human development, in the immaterial scope consciousness and the human cognitive process - carries characteristics of transformation, evolution and/or overcoming, emphasizing the importance of social spaces, appropriation, and reciprocal or reflective material impacts of mediation. It was identified that the reading of the world, even if it is individual, recognizes the collectivity of a being that develops continuously, with a changing and reflective informational universe. It was possible to understand that marginalized societies, although individually complex and constantly evolving, have contextual similarities and that the understanding of this and its impact on behaviors and needs can help mediating work. Serious difficulties for work and development were identified in the educational centers visited and, due to the complexity of the studied context and existing formative limitations, such difficulties can be considered predictable for reproduction in similar contexts. Conclusively, it is considered that the recognition of the potential facilitator of the information mediator in the composition of a perspective that favors interdisciplinarity can result in an approximation between marginalized societies and culturally hegemonic and/or colonizing environments, resignifying information services and thus contributing to the development of an intercultural society. As a suggestion for future work, initial designs are presented for the creation of an application that concentrates guidelines and practice models, aimed at information professionals, for the support and expansion of the work of these professionals beside marginalized communities.
En esta tesis se busca entender un “punto de vista” gnoseológico de la mediación, de manera que se puedan comprender sus alcances y limitaciones, teniendo como principales focos de investigación las expresiones de mediación, la mediación de la información y la mediación de lectura del mundo, buscando relacionar estos aspectos con la actuación de la ciencia de la información frente a las comunidades culturalmente marginadas. Estos aspectos dependen de diferentes especificidades sociales, culturales, históricas y geográficas y, por lo tanto, para discutirlos es fundamental partir de una perspectiva que tenga en cuenta dichos fenómenos. La fenomenología hace posible encontrar en la objetividad expuesta en realidades complejas la objetividad que no se puede separar del fenómeno, pero que, separada de él, sigue siendo un axioma de la relación establecida; caracteriza, por tanto, un norte que pretende explorar fenómenos sin dejar de lado una cadena fenomenológica que los impacta. El objetivo principal de este trabajo es analizar aspectos de la naturaleza de la mediación bajo una mirada fenomenológica, buscando identificar y comprender el momento en que empieza el proceso de mediación y cómo se perpetúa en diferentes realidades complejas. La investigación fue diseñada en línea con el código Ethical Guidelines For Educational Research, con el fin de ajustarse a un desarrollo éticamente responsable y libre de prejuicios. Se realizaron dos etapas de investigación y análisis, la primera de carácter bibliográfico y con el apoyo y orientación del método de Análisis Textual Discursivo, y la segunda de carácter Etnográfico (Interaccionismo Simbólico), utilizando los instrumentos: revisión bibliográfica, entrevista semiestructurada y observación. En Brasil, la investigación se llevó a cabo en una aldea indígena (A´uwe - Xavante) y, en España, con un grupo de inmigrantes del África subsahariana. Como resultados destacan: de las concepciones estudiadas (Hegel - perspectiva filosófica; Marx - social; y Vygotsky - psicológica educacional), se identificó que la actividad de mediar está anclada en la búsqueda del impacto sobre el desarrollo humano, en el ámbito inmaterial de la conciencia y del proceso cognitivo humano - conlleva características de transformación, evolución y/o superación, enfatizando la importancia de los espacios sociales, la apropiación y los impactos materiales recíprocos o reflexivos de la mediación. Se identificó que la lectura del mundo, aunque sea individual, reconoce la colectividad de un ser que se desarrolla continuamente, con un universo informacional cambiante y reflexivo. Fue posible comprender que las sociedades marginadas, aunque individualmente complejas y en constante evolución, tienen similitudes contextuales y que la comprensión de ello y de su impacto en los comportamientos y necesidades puede ayudar en el trabajo de mediación. Se identificaron grandes dificultades de trabajo y desarrollo en los centros educativos visitados y, debido a la complejidad del contexto estudiado y a las limitaciones formativas existentes, dichas dificultades pueden considerarse como predecibles en lo que respecta a su reproducción en contextos similares. En conclusión, se establece que el reconocimiento del potencial facilitador del mediador de la información en la composición de una perspectiva que favorezca la interdisciplinariedad puede resultar en una aproximación entre sociedades marginadas y entornos culturalmente hegemónicos y/o colonizadores, resignificando los servicios de información y contribuyendo así al desarrollo de una sociedad intercultural. Como sugerencia para trabajos futuros, se presentan puntos iniciales para la creación de una aplicación que concentre guías y modelos de práctica, dirigidos a los profesionales de la información, para el apoyo y expansión del trabajo de estos profesionales junto a comunidades marginadas.

Descrição

Palavras-chave

Mediação, Mediação da informação, Fenomenologia, Leitura de mundo, Mediation, Mediation of information, Phenomenology, Reading of the world, Mediación, Mediación de la información, Lectura de mundo

Como citar