Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru

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  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Intolerância religiosa: podcast sobre o racismo religioso como mecanismo de negação da humanidade do outro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-04) Oliveira, Maria Clara Pereira de; Xavier, Juarez Tadeu de Paula [UNESP]
    O crescimento da violência que assola as religiões de matriz africana é quase incessante. Sobretudo, ainda é um tabu, um assunto sensível e quase não falado. Por outro lado, as religiões ligadas ao cristianismo conseguem cada vez mais concessões, poder e espaço para divulgar suas crenças e impô-las sobre qualquer um que não a siga. O presente relatório faz uma introdução sobre a intolerância religiosa e as interfaces do racismo e como o racismo religioso nega a humanidade do outro enfatizando as violências religiosas sofridas pelo povo de axé. Além disso, este trabalho tem por objetivo analisar o desempenho da mídia como ferramenta de demonização de quem não adere às religiões cristãs. Não só isso, o relatório também abordará os procedimentos, as metodologias e as ferramentas utilizadas para a produção do podcast “Crenças Negras” como produto do Trabalho de Conclusão de Curso.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Arquitetura na concept art de cenários em jogos digitais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-14) Alvarenga, Bruno Pereira Araujo; Oliveira, Alexandre Suárez de [UNESP]
    Juntamente ao crescimento da franquia Pokémon, desde os primeiros lançamentos em 1996, os jogos principais da série apresentam estéticas visuais e cenários únicos baseados em locais reais, que guiam a imersão do jogador e a jogabilidade. Assim, há a necessidade da criação de concept arts que exploram a estética e a ambientação escolhidas para a posterior etapa de produção dos jogos. Concept arts são representações visuais que buscam materializar conceitos idealizados para um produto de mídia (como filmes de animação e jogos eletrônicos), auxiliando no desenvolvimento dos projetos e tornando possível incorporar, alterar e interagir visualmente com as ideias propostas. Portanto, o trabalho tem como objetivo abordar e analisar referências visuais de estilos arquitetônicos reais utilizados como base na criação de cenários e ambientes de jogos digitais, especificamente da franquia de jogos de Pokémon, a fim de propor concept arts de cidades presentes nesses games com base no estilo moderno brasileiro.