Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 13 de 13
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Desvelando as potencialidades do jardim sensorial como recurso didático na educação ambiental: uma análise das perspectivas de graduandos em ciências biológicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-09) Vieira, Mayanna de Vasconcelos; Camargos, Liliane Santos de [UNESP]; Souza, Carla Araujo
    O presente texto objetivou caracterizar o espaço do jardim sensorial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aparecida Benedita Brito da Silva situada na cidade de Ilha Solteira, noroeste paulista, além de analisar e discutir as potencialidades da utilização do espaço do Jardim Sensorial como espaço não formal de ensino aliado a Educação Ambiental para alunos do Ensino Fundamental I. Além disso, o presente trabalhou também buscou compreender as percepções dos estagiários do jardim sensorial – futuros professores de Ciências e Biologia – em como aquele espaço poderia contribuir para a própria formação além de discutir os desafios enfrentados para a subsistência do jardim sensorial.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Desenvolvimento de projetos elétricos prediais de baixa tensão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-29) Rezende, Pedro Lucas Campos; Ribeiro, Jean Marcos de souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O tema abordado é instalações elétricas prediais de baixa tensão, o trabalho apresenta uma revisão bibliográfica que descreve os passos necessários para executar um projeto de instalação elétrica em uma edificação e esclarece e faz um estudo da teoria necessária para o desenvolvimento do projeto. A revisão bibliográfica neste trabalho abrange os principais aspectos teóricos relacionados ao tema, como normas técnicas, simbologia utilizada em projetos elétricos, cálculo de carga elétrica, dimensionamento de condutores e dispositivos de proteção. Na parte de resultados e discussões foi aplicado os estudos teóricos apresentados na revisão bibliográfica e desenvolvido um projeto de instalação elétrica predial de baixa tensão, o projeto elétrico foi executado utilizando o software AutoCAD, que permitiu criar desenhos técnicos e diagramas elétricos de forma precisa e profissional.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Uso da energia de cogeração em usina sucroalcooleira para irrigação da cana-de-açúcar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-05) Nogaroto, Leonardo Santini; Zocoler, João Luis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A utilização de fontes de energia alternativas e renováveis nas mais variadas atividades humanas está cada vez mais difundida e necessária na atualidade, considerando a questão da sustentabilidade e previsão não distante do esgotamento das fontes não renováveis, especialmente o petróleo. O bagaço da cana de açúcar em uma usina de açúcar e álcool é, na maioria das vezes, utilizado para gerar energia elétrica para consumo próprio no processo industrial da usina, havendo um excedente que frequentemente é vendido para a concessionária de energia elétrica mais próxima, trazendo um algum retorno para o usineiro, considerando se tratar de um subproduto. Contudo, há a possibilidade de parte desse excedente gerado ser utilizado para irrigar também parte do canavial produzindo maior quantidade de açúcar (ou etanol). Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo quantificar a necessidade de queima do bagaço em cogeração para funcionamento de um pivô central utilizado para irrigação da cana e avaliar o custo benefício da adoção dessa prática. No trabalho foi considerada uma área irrigada de 100,66 hectares por equipamento pivô central no município de Pereira Barreto sob três cenários de expectativa de acréscimo de produtividade (35, 70 e 100%) e três diâmetros propostos para a tubulação de recalque do sistema de bombeamento, que resultaram em três diferentes demandas de energia elétrica e, consequentemente, quantidade de bagaço utilizado na geração. Os resultados demostraram nos três cenários a viabilidade da irrigação ao invés da venda da energia para a concessionária de energia elétrica. Em todos os cenários a quantidade de bagaço produzido na área irrigada foi suficiente para gerar a própria energia elétrica consumida. Nos cenários 2 e 3 (70 e 100% de acréscimo na produtividade) a quantidade de bagaço produzida apenas pelo acréscimo devido à irrigação já foi suficiente para alimentação do sistema elétrico do pivô central. Além dos benefícios diretos, a irrigação da cana traz benefícios indiretos, como maior longevidade do canavial e otimização das áreas de produção.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Caracterização de pastas cimentícias sustentáveis obtidas a partir de nanocompósitos baseados em hidrogéis, nanofibras de celulose bacteriana e cimento Portland
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-20) Siqueri, Vitor Aguiar Sant' Anna; Aouada, Fauze Ahmad [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O cimento é um dos materiais mais utilizados na construção civil por possuir características físicas e químicas que justificam o seu manuseio e trabalhabilidade. Portanto, analisar suas propriedades nos estados fresco e endurecido é importante para garantir sua funcionalidade. Dessa maneira, alguns materiais poliméricos podem ser adicionados às bases cimentícias com o intuito de mitigar a retração em sistemas com baixa relação água/cimento. Assim, o presente estudo teve por objetivo principal avaliar o efeito do uso de nanocompósitos poliméricos baseados em hidrogel e nanofibras de celulose bacteriana (NFCB), sendo a NFBC usada comumente para reforço em matriz polimérica, sobre as propriedades no estado fresco e endurecido destas pastas de cimento. A extração da NFCB ocorreu por oxidação mediada por 2,2,6,6-tetrametil-1-piperidinoxil (TEMPO), a partir de resíduos de curativos de celulose bacteriana. A síntese do hidrogel foi realizada a partir de poliacrilamida (PAAm), polissacarídeo carboximetilcelulose (CMC) e 5,0% de NFCB (massa/volume de solução). Já as pastas cimentícias foram produzidas com cimento Portland CP II-Z e concentrações de 0% (controle), e 0,5% de hidrogel em relação à massa de cimento, e relação água/cimento (a/c) de 0,35. Foi necessário também estudar a capacidade máxima de absorção de água dos hidrogéis, quantificado pelo grau de intumescimento no estado de equilíbrio (Qeq) (Qeq = 24,6 ± 0,9 g/g). Os resultados das propriedades no estado fresco indicaram que o índice de consistência da pasta de cimento diminuiu cerca de 5% com a adição de hidrogel na matriz cimentícia. A adição do hidrogel nas pastas cimentícias diminuiu também a exsudação em relação ao controle, a máxima exsudação ocorreu aos 60 minutos em ambas as amostras. A amostra com hidrogel obteve um menor percentual de absorção de 20,3%, principalmente na idade de 28 dias, devido à atuação do hidrogel na reação de hidratação. Não foram observadas variações significativas, em todas as idades de cura, ocasionadas pela incorporação de hidrogel nas propriedades de resistência mecânica e na retração destas pastas cimentícias. O que é um resultado considerado satisfatório tendo em vista a resistência mecânica de 35 MPa da matriz controle. Desta forma, pode-se concluir que a adição do hidrogel trouxe resultados positivos para a pasta cimentícia devido a sua capacidade de liberação de água gradativa, o que pode estar auxiliando no processo de cura da pasta.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Variabilidade espacial de atributos de um latossolo vermelho em diferentes profundidades sob o cultivo de cana-de-açúcar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-10) Coelho, Jônatas Milan; Montanari, Rafael [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) é cultivada em mais de 100 países em diferentes continentes, no entanto, apenas 10 países concentram 80% da produção mundial. Assim, a geoestatística é ferramenta fundamental com alta eficiência de mapeamento de características de solos, facilitando o uso de recursos naturais e o manejo do solo. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar a variabilidade espacial de atributos químicos e físicos de um Latossolo Vermelho Distroférrico em diferentes profundidades sob o cultivo de cana de açúcar. Deste modo, foram coletadas amostras de solo para análise dos atributos químicos e físicos em profundidades de 0,0-0,25, 0,25-0,50 e 0,8-1,0 m, dentro de uma grade de 124 pontos georreferenciados. A análise de dados foi realizada com base nas técnicas estatísticas e geoestatísticas. Os atributos dos pares Argila2 x K2, Argila2 x Al2, Argila3 x P3, Argila3 x K3, e Argila3 x MO3 apresentaram correlação positiva para as camadas 0,25-0,50 m e 0,80-1,00 m. As camadas de 0,25-0,50 e 0,80-1,00 m de profundidade, são as que apresentaram maiores variabilidades dos atributos químicos, após serem analisadas pelo coeficiente de variação. Os alcances variaram de 1100 m a 5600 m, e, considerando a média dos atributos químicos, o solo apresenta baixa disponibilidade de nutrientes e fertilidade.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Aplicação de geotecnologias na regularização fundiária e cadastro imobiliário no município de Itupeva, SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-23) Wulf, Danilo Richlowski; Marques, Artur Pantoja [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O crescimento urbano, visto sob a ótica da gestão municipal, influi em questões imprescindíveis de uma administração eficiente. O desenvolvimento urbano sem o devido ordenamento e parcelamento territorial adequado justifica os assentamentos irregulares constituídos por áreas desprovidas de urbanização e/ou sítios que caracterizam periculosidade ao bem-estar humano, bem como expansão periférica sobre zonas rurais carentes de infraestrutura, equipamentos e serviços que qualificam a urbanidade. O presente trabalho, propõe-se a aplicação de técnicas do geoprocessamento, mediante Sistema de Informações Geográficas, à problemática da regularização fundiária com intuito de facilitar e ampliar o conhecimento no que diz respeito a estes assentamentos irregulares. Os materiais e procedimentos técnicos empregados nesta obra, constituem-se do uso de imagens aéreas, situação de registro em cartório da áreas, pesquisas sócio-econômicas, levantamento topográfico, análise e disponibilização (download) de mapeamentos temáticos gerados na plataforma SIG, planos de ações que trazem com si vantagens à administração pública num contexto de regularização fundiária. Os resultados obtidos buscam avaliar os pontos favoráveis e desfavoráveis da utilização desta metodologia.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Revisão bibliográfica: aclimatação e estresse no transporte de peixes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-13) Souza, Lucas Norris França de; Ribeiro, Cristiéle da Silva; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com o crescimento da piscicultura a atenção aos detalhes e metodologias de transporte dos peixes se tornou um ponto de avaliação e melhoria constantes. A maioria das práticas de transporte são estabelecidas para alta densidade de espécimes em espaços pequenos com pouca quantidade de água. Caso isso não seja trabalhado de forma correta, os animais podem chegar ao seu destino em péssimas condições ou até mesmo não sobreviver ao processo. O objetivo do trabalho foi realizar uma análise, por meio de revisão bibliográfica, dos meios biológicos que envolvem estresse de transporte de peixes em território brasileiro e de que maneira este conhecimento pode contribuir para o manejo das espécies. A pesquisa foi realizada entre outubro e dezembro de 2022, com base em um levantamento bibliográfico mediante consulta às seguintes bases de dados eletrônicas: Google Acadêmico e Scielo. A estratégia de busca consistiu na utilização dos seguintes descritores: "transporte de peixes", “aclimatação de peixes pós transporte” e “estresse de transporte em peixes” grafados na língua portuguesa. Foram incluídos artigos, teses/dissertações e livros completos, publicados no Brasil e na língua portuguesa, com delimitação de período de publicação de 1970 a 2022, que registrassem o transporte de peixes teleósteos. As regiões sul e sudeste, notadamente os estados de São Paulo e Paraná são os principais locais de estudo sobre o estresse de transporte de teleósteos. As espécies de água doce, nativas e de cativeiro são as principais avaliadas nos trabalhos analisados. Adicionalmente, nota-se que é dada mais importância às respostas primárias e secundárias do estresse. As variáveis hematológicas mostram-se como principais marcadores de avaliação do estresse. Somente um trabalho avaliado testou uma substância natural como mitigadora do estresse, mostrando que este é um campo promissor de análise.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Utilização das geotecnologias no ensino fundamental II e médio, nas disciplinas biologia, ciências e biologia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-06) Alves, Marcia Evelyn; Silva, Hélio Ricardo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Tendo em vista a importância em relação a localização, meio ambiente e conhecimentos geográficos, o presente trabalho traz informações e questionamentos sobre o uso apropriado das ferramentas utilizadas nas geotecnologias no ensino aprendizagem das disciplinas de biologia, ciências e geografia no ensino fundamental II e médio. Pelos levantamentos realizados na literatura em relação ao tema de geotecnologias percebe-se uma defasagem no ensino escolar, desde dos anos iniciais até o ensino médio, comprometendo a progressão do domínio destas ferramentas. Dessa forma, o trabalho fundamentou-se no estudo de revisão sistemática sem metanálise, em relação a geotecnologia e desenvolvimento no ensino escolar. Foram levantados 137 artigos, sendo que apenas 91 artigos foram incorporaram o corpo do trabalho. O desenvolvimento do estudo ocorreu nas disciplinas biologia (1 artigo), ciências (7 artigos), geografia (48 artigos) e outros temas (35 artigos), para cada qual se encaixava as análises dos artigos, totalizando 91 artigos revisados. Baseado nos resultados foi possível concluir que apesar da maioria dos artigos estudados se encaixavam na disciplina de geografia, visto que as geotecnologias necessitam de conhecimentos básicos desta disciplina, não exime a importância desta ferramenta para outras áreas de conhecimento, como a biologia e a ciências.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Elaboração de material instrucional para uso do Hardware BioPac, um recurso didático alternativo ao uso de animais não-humanos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-20) Rezende, Victória de Alencar; Ribeiro, Cristiéle da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente projeto foi elaborado a partir da necessidade de desenvolver métodos alternativos que substituam o uso de animais não-humanos em aulas práticas das disciplinas ligadas à Fisiologia em cursos de Ciências da Saúde, biológicas, agrárias e veterinárias. Nesta pesquisa foram analisadas, interpretadas e contextualizadas as atividades presentes no manual de instruções do conjunto de hardware e software, BIOPAC – MP36 Student Lab System, com o objetivo de construir um manual de fácil entendimento aos docentes e discentes, contendo lições de Fisiologia Humana que sejam passíveis de substituir o uso de animais não- humanos como modelo didático. Com o intuito de validar e divulgar o manual elaborado houve a elaboração de aulas práticas para a disciplina de Fisiologia Geral da UNESP – Campus de Ilha Solteira. Após a realização das aulas foi aplicado um questionário, referente ao tema abordado neste trabalho, aos estudantes do 10º semestre do curso de Ciências Biológicas que participaram das aulas. Posteriormente, uma das lições foi reproduzida, por um dos alunos participantes da pesquisa, gravada e disponibilizadas em vídeo. Dessa maneira, o presente trabalho corrobora com a premissa de que os métodos e recursos alternativos ao uso de animais não-humanos promovem inovações no âmbito do ensino e pesquisa. Bem como a elaboração de materiais didáticos instrucionais e tutoriais em vídeo contribui para superar dificuldades que geram desinteresse em utilizar tais recursos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Vinte anos de plantio direto no cerrado: comportamento da soja em função da calagem, gessagem, culturas de cobertura e adubação nitrogenada
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-09) Bozada, Hugo Garcia; Lazarini, Edson [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No Sistema Plantio Direto (SPD), a calagem apresenta uma dinâmica diferente dos preparos convencionais. O sistema preconiza o não revolvimento do solo, presença de palha na superfície e rotação de culturas. Diante deste contexto, o presente trabalho teve por objetivo avaliar em uma área com vinte no SPD, a influência dos diferentes modos de aplicação e doses de calcário, gesso, culturas de cobertura no comportamento da soja e no estado nutricional das plantas de cobertura. Na safra 2000/01, após preparo convencional do solo, foi semeada a cultura da soja. Um experimento de longa duração foi iniciado no ano agrícola 2000/01 com a implantação do SPD através da instalação dos tratamentos com modos e épocas de aplicação de calcário e culturas de cobertura na entressafra, tendo a soja, como a cultura principal, cultivada no período de primavera/verão. Os tratamentos compreendiam: T1 - aplicação total da dose recomendada (1,59 t ha-1) em outubro de 2001 e sua incorporação a 0 – 0,20 m; T2 - aplicação total da dose recomendada em outubro de 2001, em superfície; T3 - aplicação de 1/2 da dose recomendada em outubro de 2001 e 1/2 em agosto de 2002, todas em superfície; T4 - aplicação de 1/3 da dose recomendada em março de 2001, 1/3 em outubro de 2001 e 1/3 em agosto 2002, todas em superfície; T5 - testemunha (sem aplicação de calcário). Nos anos agrícolas 2001/02 e 2002/03, a soja foi novamente cultivada na área, sempre no período de primavera/verão, utilizando-se o sistema de semeadura direta. As culturas de cobertura utilizadas foram, em junho de 2001, milho e sorgo, em outubro de 2001, milheto em área total e, em setembro de 2002, capim pé-de-galinha (Eleusine coracana) e sorgo. A partir da safra 2003/04, as culturas de cobertura foram sempre o milheto e a C. juncea, semeadas no período de primavera. A cada 3 anos alterna-se a cultura de soja por milho e vice-versa, como culturas produtoras de grãos. Quando do cultivo do milho, também tem-se avaliado a aplicação de 0, 90 e 180 kg de N ha- anualmente. Durante o período de 2000/01 a 2020, os tratamentos T1, T2, T3, T4 e T5, receberam respectivamente 6,92, 11,44, 7,73, 10,63 e 0,81 t há-1 de calcário, sendo que, os T3 e T4, receberam adicionalmente 1,7 t há- de gesso, em fevereiro/2017. As avaliações realizadas no ano agrícola 2020/21 foram: atributos químicos do solo amostrado a 0-0,10, 0,10-0,20 e 0,20-0,40 m, produção de massa seca e retorno de nutrientes nas culturas de cobertura e características agronômicas e produtividade de grãos da soja.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O Impacto da logística em uma construção em pré-fabricado de concreto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-23) Parra, Diego Pavan; Brasileiro, Luzenira Alves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os elementos pré-fabricados se apresentam com uma das soluções para a industrialização da construção civil, o que gera ganhos de qualidade e melhora o desempenho produtivo no canteiro de obras. Entretanto, neste cenário que envolve tempo e qualidade, o método construtivo com pré-fabricados pode encontrar grandes desafios relacionados à quantidade de materiais e, em especial, sua distribuição. Esse processo impõe novos desafios a serem enfrentados, que, em geral, começam após o processo de fabricação dos materiais, mais especificamente no processo logístico de transporte desses elementos e na colocação dos mesmos nos locais definidos de utilização. Assim, o que se busca no trabalho é tratar sobre o impacto da logística na construção a partir de pré-fabricados de concreto, tendo como pergunta central a ser respondida no trabalho: A logística do transporte do pré-fabricado, pelo viés econômico, pode proporcionar maior custo-benefício? O presente trabalho vai se desenvolver utilizando a pesquisa de natureza básica, com método inicial de revisão de literatura e pesquisa qualitativa. As tecnologias pré-fabricadas ainda estão evoluindo a partir de sua implementação, o que pode levar a erros e até improvisações, uma atitude indesejável em relação ao trabalho, pois acarreta um desperdício de tempo e recursos antes imprevisto. No entanto, essas mudanças atuais já foram mitigadas porque a experiência dos fabricantes em vender, experimentar e testar o produto aumenta, pois a distinção entre o que funciona e o que não funciona só são possíveis quando o sistema é implementado possibilitando assim cada vez um maior custo benefício.
  • ItemPodcast
    Regionalização de inversores de frequência de média tensão em painéis: estudo de caso
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-04) Cruz, Luiz Antonio Melaninho; Proença, Ércio Roberto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    In order to understand the reasons that lead a multinational company to adopt a business model, based on import and resale or manufacturing in the national territory, this work was carried out using the methodology known as case study. The case studied is a study carried out by a multinational company, already consolidated in the market, with an experience of one hundred and fifty years operating in Brazil. The present work forms points for the company to verify the feasibility of creating a medium voltage frequency inverter factory in Brazil, in order to reduce costs, delivery time and make the products more attractive in the South American market. were raised using the work: “Import conditions for distributed photovoltaic mini & microgeneration equipment in Brazil”, by author Roberto Devienne Filho. Based on the work of Devienne Filho, it was possible to compare the terms and cost generated by imports with the cost of domestic manufacturing. Despite reducing the reduction in terms and costs of producing in Brazil, due to the lack of knowledge of the national industry in manufacturing chips and known semiconductors, it is not feasible to switch to the national production model.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Princípios da supressão de vibrações mecânicas: amortecimento quadrático, atrito de Coulomb e barra com memória de forma
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-28) Masunaga, Natália Sayuri; Bueno, Douglas Domingues [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Different levels of vibrations and noise can occur when operating mechanical systems. To guarantee the required performance of the mechanical system, for several applications it is necessary to ensure that the dissipation of vibratory energy occurs. For this, several passive vibration control techniques have been proposed, for example, using viscoelastic materials. On the other hand, in addition to the classic damping and friction dissipation effects, in the context of intelligent materials, shape memory alloys have been investigated in applications of various engineering systems. The present work comprises an investigation of the fundamentals of mechanical vibration suppression using three different ways to dissipate energy. The methodologies used and the answers in the time domain for performing analysis of systems with passive damping are presented. Viscous damping is considered Quadratic, Coulomb friction, and the use of alloy bar with shape memory. The proposed models are represented in state space and solved using the Runge-Kutta 4th order method. They are computer simulations are presented to discuss the effects of each of the dissipation forces on the vibrations of a spring-mass system of one degree of freedom. The results obtained illustrate the potentials of these materials for vibration dissipation.