Instituto de Artes, São Paulo

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    “Se não começa cedo não tem futuro”: etarismo na educação musical
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-08) Costa, Paulo Henrique dos Santos [UNESP]; Galvão, Daisy Alves Fragoso [UNESP]
    Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar a presença de situações etaristas em processos de educação musical e apontar sua existência nesses contextos, dando oportunidade para pessoas que ou passaram por situações de preconceito etário ou que, mesmo não tendo vivido isso, demonstram-se sensíveis ao assunto, por terem notado a existência dessa discriminação e presenciado tal violência ocorrer com outras pessoas. Para a produção de dados, visto que o assunto é ainda incipiente em discussões acadêmicas, propus a realização de entrevistas individuais e de um grupo focal, ferramentas por meio das quais as pessoas participantes eram estimuladas a falar sobre etarismo com um roteiro de perguntas semi-estruturado. Após a transcrição do material produzido, foi elaborada a categorização de falas pertinentes ao tema da pesquisa. A pesquisa mostrou que, embora não exista quantidade importante de publicações em que a educação musical seja relacionada de alguma forma à discriminação etária, esse tipo de preconceito é observado nesse meio e foi vivenciado por boa parte dos participantes da pesquisa, indo em concordância com a hipótese colocada nos primórdios da escolha do tema pelo pesquisador, a qual era a de existência de ações discriminatórias pela idade no meio da educação musical.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Possibilidades práticas de ensino musical através de tecnologias de estúdio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-10-17) Fuoco, Thomas Martins Costa [UNESP]; Mattos, Wladimir Farto Contesini de [UNESP]
    Neste trabalho apresento uma proposta didática de ensino e aprendizagem de música utilizando ferramentas do fazer musical presentes no ambiente de estúdio. Para tal, realizei uma série de atividades com alunos de uma escola de música particular, cada uma delas utilizando elementos e tecnologias comumente encontradas em estúdios e no fazer musical na era digital. Utilizando como base o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, desenvolvi atividades pensando nos três tipos de práticas principais do fazer musical: composição, apreciação e performance. As atividades foram realizadas individualmente com os alunos participantes, e tinham como objetivo uma produção fonográfica. Com a realização da proposta pedagógica conclui que é possível utilizar essas ferramentas para auxiliar o processo de aprendizagem musical de certos alunos, assim como integrar outros meios de fazer música na sala de aula e fora dela.