Instituto de Biociências, Rio Claro

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Alfabetização científica na educação infantil: Pesquisa bibliográfica e análise das concepções dos professores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-21) Dezzotti, Melissa Cella; Moraes, Tatiana Schneider Vieira de [UNESP]
    A presente pesquisa objetiva analisar o perfil dos trabalhos que estudam a interface da Alfabetização Científica na Educação Infantil em articulação com as concepções dos professores relativas a essa temática. Para tanto, foi estruturada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, considerando os seguintes instrumentos de análise: dados bibliográficos e dados descritivos produzidos junto aos professores durante as entrevistas e decorrentes das respostas ao questionário. Com essa perspectiva, esse estudo apresenta reflexões, questionamentos e investigações que podem contribuir para o processo de qualificação dos profissionais que atuam na Educação Infantil acerca da promoção da Alfabetização Científica com as crianças pequenas, bem como orienta o trabalho docente que visa a ampliação dessa abordagem nas escolas de Educação Infantil.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Práticas de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental e suas contribuições
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-07) Godói, Camila Cristofoletti de; Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
    Este projeto tem como objetivo geral compreender as contribuições das práticas de leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na formação dos estudantes observando os modos de organizar propostas metodológicas atentas à formação de sujeitos leitores. A pesquisa assume uma abordagem de pesquisa bibliográfica, realizada por meio de levantamento bibliográfico de artigos científicos, no idioma português, com o recorte dos anos de 2016 à 2022, na plataforma Google Acadêmico. Com base nos artigos analisados, foi possível refletir que as práticas de leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental oportunizam o aprendizado significativo da leitura, buscando a apresentação e a reflexão dos distintos conhecimentos adquiridos pelos alunos, desenvolvendo o senso crítico, criativo, cultural, econômico e político em cada ser social, ampliando a compreensão de seu meio e permitindo que este aja de forma transformadora diante de seu entorno social.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Dicas visuais implícitas diminuem tempo de resposta sem causar movimentação coerente dos olhos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-08) Tamaoki, João Pedro Sentome; Barela, José Angelo [UNESP]
    Ações motoras são realizadas pelo ser humano através de complexa obtenção e processamento de estímulos sensoriais, que são implícitos quando o indivíduo não discrimina conscientemente. Estudos recentes mostraram que dicas implícitas em testes de reação de escolha diminuíram o tempo de resposta (TR) em diferentes idades. Embora este efeito tenha se mostrado consistente, desconhecem-se mecanismos que explicam tais achados. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de dicas implícitas no tempo de resposta e na movimentação dos olhos de adultos jovens. Participaram do estudo 9 adultos jovens, sexo masculino e idade de 19,4 ± 3,2 anos. Participantes realizaram teste de tempo de resposta computadorizado, sentados frente a um televisor e um teclado com 4 botões. Na tela, foram apresentados quatro círculos e, a cada tentativa, um deles era preenchido em amarelo, caracterizando o estímulo. A apresentação do mesmo ocorreu em 4 condições experimentais: sem dica e com dica implícita, pequeno ponto preto apresentado durante 43 ms no centro do círculo, 43, 86 e 129 ms antes do estímulo. Cada condição foi repetida 8 vezes, aleatoriamente. Participantes deveriam apertar o botão correspondente ao círculo com estímulo o mais rapidamente possível, sendo o tempo de resposta obtido para cada tentativa. Posteriormente, valores de z escore foram obtidos para o tempo de resposta considerando a condição controle. Para análise do movimento ocular foi utilizado sistema de rastreamento ocular (ETG 2.0 SMI). ANOVA revelou redução no tempo de resposta com dica implícita e diminuição ainda maior com a antecipação da mesma em relação ao estímulo, fato confirmado por redução linear dos valores de z-score. Análise dos movimentos oculares indicou que em 2,5% das tentativas houve movimentação coerente no sentido da dica. Conclui-se que dicas implícitas diminuíram tempo de resposta em adultos jovens progressivamente com a antecipação da dica em relação ao estímulo sem provocar movimentação coerente dos olhos em sua direção, sugerindo que a informação é obtida pela visão periférica, otimizando a movimentação ocular e a interação com o ambiente.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Obesidade infantil: fatores que a influenciam e a atuação da educação física como coadjuvante na prevenção e combate desta doença
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-21) Miranda, Daniel Henrique da Silva; Oliveira, Alexandre Gabarra de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho aborda a importante temática sobre a obesidade infantil e como a educação física escolar pode ajudar no combate desta doença. O objetivo é investigar a causa geral da obesidade, após, analisar a questão da obesidade infantil, suas causas e classificações, e, por fim, abordar a atuação da educação física escolar no enfrentamento do referido problema. Para tanto, foram realizadas revisões bibliográficas, bem como inserção de dados coletados em bibliografias, sites e outras fontes. Concluiu-se que a educação física escolar, por meio de práticas corporais, contribui, significativamente, na prevenção e eliminação da obesidade infantil, possibilitando ao aluno uma vivência mais saudável e ativa.