A criação de um modelo conceitual das competências docentes no ambiente organizacional da Etec Antonio Devisate

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-12-15

Autores

Pinheiro, Renata [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral a elaboração de um modelo conceitual das competências da formação contínua dos docentes da Escola Técnica Antonio Devisate, mantida pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, com a utilização de uma plataforma on-line de dados denominada Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se cinco etapas. A primeira consistiu em uma Revisão Bibliográfica, com levantamento na literatura na Ciência da Informação, com conceitos ligados à Gestão do Conhecimento, às Tecnologias de Informação na Sociedade do Conhecimento, a Mapas Conceituais, ao Ciclo de Vida dos Dados, à caracterização do ambiente de pesquisa, à Unidade de Recursos Humanos e ao Sistema Integrado de Gestão Unidade de Recursos Humanos do Centro Paula Souza, a qual pôde-se compreender aspectos relevantes à pesquisa e ao ambiente organizacional escolhido em verificar a gestão, a mediação e o uso da informação. Na segunda etapa, adotou-se como método o Estudo de Caso único, tendo como Universo de Pesquisa a Etec Antonio Devisate, situada em Marília, estado de São Paulo. Como sujeitos teve-se a Diretoria de Serviços Administrativa e a Direção. Os Referenciados foram os docentes. Como instrumentos para coleta de dados, optou-se pela utilização de entrevistas estruturadas, questionários e o acesso às informações disponíveis na plataforma online. Na terceira etapa, utilizou-se a triangulação como técnica de análise dos dados, no tratamento da pesquisa qualiquantitativa. Foram avaliadas as formações de 22 docentes da instituição, do eixo Gestão e Negócios, que resultou no mapeamento das informações tratadas por meio de tabelas e do Modelo Conceitual perfazendo a quarta e quinta etapas. Mediante as análises efetuadas, pôde-se verificar com êxito os dados obtidos com a construção do modelo conceitual da pesquisa, com temas articulados e requeridos ao perfil e à formação técnica profissional do Centro Paula Souza, tendo a formação contínua docente como papel relevante na sociedade do conhecimento. Concluiu-se, portanto, que os estudos voltados à Ciência da Informação no contexto educacional podem colaborar com o fortalecimento e crescimento da equipe de trabalho em um ambiente organizacional.
The present research has as general objective the elaboration of a conceptual model of the competences of the continuous formation of the teachers of the Technical School Antonio Devisate, maintained by the State Center of Technological Education Paula Souza, with the use of an online data platform called Integrated System Management of the Human Resources Unit. As methodological procedures, five stages were used. The first consisted of a Bibliographic Review, with a survey of the literature in Information Science, with concepts related to Knowledge Management, Information Technologies in the Knowledge Society, Concept Maps, the Data Life Cycle, the characterization of the research, the Human Resources Unit and the Integrated Management System Human Resources Unit of the Paula Souza Center, which could understand aspects relevant to the research and the organizational environment chosen to verify the management, mediation and use of information. In the second stage, the single case study method was adopted, with Etec Antonio Devisate, located in Marília, state of São Paulo, as the Research Universe. As subjects there was the Administrative Services Directorate and the Direction. The Referees were the teachers. As instruments for data collection, it was decided to use structured interviews, questionnaires and access to information available on the online platform. In the third stage, triangulation was used as a data analysis technique, in the treatment of qualitative and quantitative research. The training of 22 faculty members of the institution, of the Management and Business axis, was evaluated, which resulted in the mapping of the information treated through tables and the Conceptual Model, comprising the fourth and fifth stages. Through the analyzes carried out, it was possible to verify successfully the data obtained with the construction of the conceptual model of the research, with articulated and required themes to the profile and to the professional technical training of the Paula Souza Center, with the continuous teacher training as a relevant role in society of knowledge. It was concluded, therefore, that studies focused on Information Science in the educational context can collaborate with the strengthening and growth of the work team in an organizational environment.

Descrição

Palavras-chave

Gestão do conhecimento, Mapeamento de informações, Plataforma on-line de dados, Formação contínua docente, Ciclo de vida dos dados, Knowledge management, Information mapping, Online data platform, Continuous teacher training, Data life cycle

Como citar