Faculdade de Ciências, Bauru

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 340
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Comparação da chuva acumulada sobre áreas urbana e vegetada na cidade de Bauru (SP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-08) Cancian, João Luiz da Silva; Gozzo, Luiz Felippe
    Este estudo analisou a formação de chuvas na cidade de Bauru, São Paulo, situada na região Sudeste do Brasil, para avaliar a quantidade de chuva acumulada em regiões de cidade e de vegetação. A chuva no Sudeste do Brasil pode ser formada por diferentes processos como a convecção e o levantamento por frentes frias. Utilizando dados pluviométricos de 2017 a 2021, foi comparada a quantidade média mensal de chuva acumulada em áreas urbanas e vegetadas na cidade, evidenciando um viés positivo para a região vegetada durante todo o ano. O fato da região urbana não ser a área de maior chuva acumulada no verão, destaca a importância da presença de umidade na área vegetada para o fenômeno. Pode-se concluir que a umidade desempenha um papel mais relevante na formação de chuvas em Bauru do que a ilha de calor urbano, destacando a complexidade da interação entre fatores climáticos e urbanização. Por fim, recomendam-se estudos futuros ampliando o período de análise e replicação do estudo em diferentes climas urbanos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Estimativa de rendimento agrícola sobre o estado de SP a partir de um modelo de regressão linear usando o Índice de Precipitação-Evapotranspiração Normalizado (SPEI)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2026-12-06) Dornelas, Edgar Simkevic Martins; Gozzo, Luiz Felippe [UNESP]
    A estimativa de rendimento de produções agrícolas tem se tornado cada vez um estudo de mais importância, para desenvolver um futuro sustentável. É de fundamental importância para o desenvolvimento de culturas agrícolas a presença de água, seja de forma direta ou indireta, pois o estresse hídrico impacta a qualidade e a quantidade da produção. Neste trabalho foi avaliado um modelo de regressão linear para relacionar condições de anomalias de disponibilidade hídrica (através da média do índice de Evapotranspiração-Precipitação Padronizado na escala de 12 meses - SPEI-12 - para todo o estado de São Paulo) com o rendimento de algumas culturas importantes no estado de São Paulo - arroz, milho e trigo -utilizando dados do período de 1974 a 2000. Apesar de os coeficientes de correlação linear de Pearson entre as culturas do arroz e do milho terem sido moderados e com significância estatística, o modelo linear para estimativa de rendimento futuro apresentou fraco desempenho, com grande viés positivos e erros. Isto pode estar relacionado com a grande variabilidade espacial do fenômeno de seca, sugerindo que um índice único do SPEI-12 para todo o estado pode não ser representativo da seca nas regiões produtoras mais importantes do estado. Além disso, a análise de qualidade do modelo linear mostrou que seus resíduos apresentaram comportamento não-normal e heterocedástico, indicando que um método linear não é a melhor ferramenta para estudar a relação entre as variáveis estudadas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Memória e concepção de mundo: relações possíveis para o ensino de história na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-08) Dias, Wellington Durães; Manzoni, Rosa Maria [UNESP]
    Este trabalho de conclusão de curso é um ensaio teórico que teve como objetivo refletir sobre a importância do ensino de História para a transformação da concepção de mundo dos estudantes por meio do trabalho do professor com a memória coletiva da classe trabalhadora e com os conteúdos clássicos. A partir de uma fundamentação teórico-metodológico baseada no Materialismo Histórico Dialético, na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural, procurou-se destacar a importância de uma práxis docente intencionalmente orientada para o combate às políticas de esquecimento do passado relativos ao quadro sistemático de violações aos direitos humanos ocorrida durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964 - 1985). A partir dos referenciais, a análise da memória foi mediada a partir das categorias de singular, particular e universal, considerando a lógica dialética. A problematização da memória, relacionada ao fenômeno do negacionismo histórico aponta para a necessidade da apropriação, por parte dos estudantes, da experiência histórica humano-genérica que deve ser mediada a partir do trabalho do professor da disciplina escolar História. Assim, tais estudantes podem formar e transformar suas concepções de mundo sobre a realidade, tendo a possibilidade de elevar o senso comum à uma consciência filosófica de forma a refletir, teoricamente, seu posicionamento ético-político perante o mundo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-24) Zerlotti, Matheus Henrique Luna; Ferreira, Guilherme Francisco [UNESP]
    Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso foi conduzida ao longo do ano de 2023 e objetivou caracterizar o ensino tradicional e analisar propostas realizadas com metodologias ativas para compreender seu potencial contributivo na Educação, confrontando suas diferenças. Através da comparação entre esses modelos, buscou-se entender como o modo de ensinar impacta a educação no Brasil, partindo da hipótese de que a metodologia adotada pelos professores reflete na realidade educacional do país. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico, uma vez que pretende analisar pesquisas já publicadas por outros acadêmicos, visando avaliar as contribuições para a formação de professores e pesquisas futuras com esta mesma temática. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos científicos Qualis Capes A1, A2, A3 e A4 nas áreas de Ensino e Educação, considerando o período de 2020 a 2022. Ao analisar os artigos, compreendemos que o ensino tradicional não deve ser considerado como vilão, mas sim como uma abordagem que, por si só, não consegue suprir as demandas da sociedade atual e futura.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Um estudo exploratório sobre as fontes de autoeficácia em alunos do Ensino Médio: um levantamento bibliográfico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-08) Morgado, Isabella Natividade; Pirola, Nelson Antonio [UNESP]
    Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo compreender e analisar os estudos existentes sobre as fontes de autoeficácia matemática em alunos do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico, com o intuito de buscar entender as fontes de autoeficácia relacionadas com a matemática, especificamente em alunos do Ensino Médio e procurar caminhos para desenvolver a autoeficácia nesses alunos. Neste TCC, é discutido o conceito de autoeficácia, suas fontes e suas implicações no meio escolar. Durante a pesquisa foi notado que existem poucas publicações nacionais sobre o tema em questão, o que indica que pesquisas sobre as fontes de autoeficácia em alunos do Ensino Médio é um tópico que necessita de mais estudos, principalmente pela sua relevância no processo de ensino e aprendizagem.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Educação matemática indígena: um estudo bibliográfico de temáticas correlatas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Pereira, Ingrid Almeida; Martins, Maria Ednéia [UNESP]
    Esta pesquisa, de cunho qualitativo, teve como objetivo levantar, analisar e compreender elementos de estudos já realizados e divulgados no campo da educação matemática, na temática indígena, além de apreender como eles estão sendo elaborados. Para tanto, realizamos um estudo documental, a partir de um levantamento de artigos já publicados no periódico Bolema - um dos mais importantes do referido campo. Os artigos escolhidos foram analisados e como resultado destacamos que o campo da educação matemática tem feito estudos em torno da educação indígena, essas têm ocupado espaços em um importante periódico e são diversas suas problematizações.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Um estudo exploratório acerca de práticas docentes para desenvolvimento de uma autoeficácia positiva em aulas de matemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-08) Gabriel Prado Batista; Pirola, Nelson Antonio [UNESP]
    Este Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, campus de Bauru, teve como principal objetivo analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, como os trabalhos de pesquisa que relacionam as crenças de autoeficácia dos alunos ao desempenho e à aprendizagem, apresentam ações que devem ser valorizadas pelo professor de matemática para levar os alunos a crenças de autoeficácia mais robustas. As fontes da pesquisa foram a plataforma da Scielo e do banco de teses e dissertações da CAPES. Ao total foram encontrados cinco trabalhos. Um dos resultado encontrados foi que a fonte de autoeficácia mais presente foi a experiência de êxito, evidenciando que o professor deve propiciar os alunos experiências que motivem os alunos a terem confiança em suas capacidades e assim, desenvolver autoeficácia mais robustas e um autoconceito mais positivo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Motivação à prática regular de atividade física em mulheres
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-01) Maio, José Renato Crepaldi; Verardi, Carlos Eduardo Lopes [UNESP]
    Tendo em vista os benefícios da atividade física para saúde de curto e longo prazo, os enfrentamentos sociais que as mulheres passam em relação às práticas esportivas, foi pensado no presente estudo, com o intuito de identificar os principais fatores que levam as mulheres a praticarem atividades físicas (AF). Assim o presente estudo objetivou entender os motivos que aproximam e distanciam as mulheres da prática regular de AF. Com a utilização da MPAM-R (Escala de Motivação à Prática de Atividades Físicas Revisada) que possui cinco fatores: Diversão, Saúde, Aparência, Competência e Social, e um questionário sociodemográfico. Foi utilizada uma amostra de 50 mulheres, da cidade de Bauru-SP, tendo a musculação como atividade física, na faixa etária entre 18 e 59 anos. No geral, as participantes deste estudo demonstraram praticar AF mais por questões de Saúde, verificando-se uma maior média no fator Saúde com 94% das respostas na faixa de concordância (Concordo totalmente, Concordo e Concordo em parte), seguido por Diversão e interesse e Competência com 74,2% e 72,6% sucessivamente. Conclui-se que o motivo principal para pratica de AF da amostra em questão tem relação com saúde. Os achados possibilitam uma maior compreensão em relação ao que motiva as mulheres a praticarem atividade física. Entretanto, sugere-se a realização de novos estudos considerando outras variáveis.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Abordagens do movimento lógico-histórico em produções acadêmicas da Educação Matemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-29) Fermino, Joice Caroline; Dias, Marisa da Silva [UNESP]
    Esta pesquisa de natureza qualitativa tem como objetivo investigar as abordagens do movimento lógico-histórico em teses e dissertações da Educação Matemática. A metodologia é bibliográfica, apoiada na Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e constituiu no fichamento de teses e dissertações previamente selecionadas no Trabalho de Conclusão de Curso de Turcati (2022). Realizamos os fichamentos, contendo: tipo de produção (tese ou dissertação), título, ano, autor(a), programa de pós-graduação, universidade, conceitos matemáticos abordados relacionados ao lógico-histórico, sujeitos de pesquisa, o papel do movimento lógico-histórico na tese ou dissertação, síntese do movimento lógico-histórico abordado e uma lista de referências utilizadas na abordagem do movimento lógico-histórico. Foram analisadas 9 teses e 22 dissertações relacionadas à Educação Matemática, que abordam o movimento lógico-histórico, em diferentes aspectos, como o ensino de números, álgebra, geometria, estatística e o ensino de matemática em geral. A questão de pesquisa é: Como as teses e dissertações abordam o movimento lógico-histórico para o ensino da matemática? Em síntese, o lógico-histórico é abordado na contextualização histórica do objeto de estudo em questão, dialogando com diversos autores (matemáticos, filósofos, sociólogos e historiadores). A teoria histórico-cultural esteve presente como uma abordagem bastante utilizada junto ao movimento lógico-histórico consonante com o processo de ensino-aprendizagem, principalmente na criação das Atividades de Ensino, no desenvolvimento das Atividades Orientadoras de Ensino (AOE), a fim de levar para a sala de aula um modo de ensino que permita compreender como os conceitos foram construídos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Exercício físico e satisfação com a vida de estudantes: uma revisão narrativa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-01) Fotopoulos, Felipe Dornelas; Verardi, Carlos Eduardo Lopes [UNESP]
    O conceito de satisfação é multidimensional e dinâmico, envolvendo uma análise cognitiva consciente das condições biopsicossociais individuais em comparação com um padrão estabelecido. A satisfação está intrinsicamente ligada ao bem-estar subjetivo, influenciado por fatores internos e externos. O exercício físico pode promover benefícios relacionados à saúde mental, e a prática pode estar associada a maior satisfação com a vida. O estímulo desde a infância para exercícios físicos aumenta a probabilidade de manter esse hábito na idade adulta, impactando positivamente na saúde mental e aspectos cognitivos a longo prazo. Estudantes universitários, sendo um grupo crucial na sociedade, enfrentam uma transição vital da vida acadêmica para a profissional. Demandas no período de graduação podem acarretar pressões e preocupações, impactando negativamente sua saúde mental. O objetivo principal é analisar como o exercício físico impacta a satisfação com a vida dos estudantes universitários, buscando correlações positivas entre a prática regular e melhorias na satisfação geral. O estudo adota uma abordagem de revisão narrativa de literatura, analisando 5 artigos selecionados de diversas bases de dados, com critérios de inclusão específicos. A amostra é composta por estudantes escolares e universitários, e a análise inclui a revisão de descobertas de diferentes estudos sobre a relação entre exercício físico e satisfação com a vida. Os resultados destacam que a prática regular de exercícios físicos está positivamente associada à satisfação com a vida dos estudantes universitários. Além disso, os artigos indicam que fatores como autoavaliação central, emoções positivas, autocontrole e necessidades de relacionamento e competência desempenham papéis mediadores nessa relação. Apesar da falta de evidências diretas em alguns estudos, a análise integrativa sugere que o exercício físico não apenas impacta diretamente na satisfação com a vida, mas também através de mecanismos mediadores complexos, como fatores psicológicos e emocionais. A pesquisa reforça a importância do exercício físico na promoção do bem-estar psicológico, indicando que estratégias nesse sentido podem gerar uma interação positiva na satisfação com a vida. No entanto, são necessárias mais pesquisas, especialmente intervenções específicas, para estabelecer causalidade e direcionar práticas mais personalizadas e eficazes.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Flora meliponícola em um fragmento de Floresta Estacional Semidecídua no sudeste do Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-13) Moreno, Eliza Dionisio; Bramante, Veridiana de Lara Weiser [UNESP]
    O presente estudo teve como objetivo caracterizar a flora meliponícola de um fragmento de Floresta Estacional Semidecídua da Estação Ecológica de Bauru, SP, para o conhecimento dos recursos tróficos disponibilizados às abelhas nativas do gênero Melipona. O levantamento das espécies vegetais foi realizado a partir da lista florística do plano de manejo da Unidade de Conservação “Sebastião Aleixo da Silva” e os resultados obtidos para a caracterização da flora meliponícola através da revisão da literatura científica mediante as bibliotecas digitais, incluindo hábito, categoria sucessional, síndrome de polinização, período de floração e os recursos florais envolvidos na interação inseto-planta. A lista da flora meliponícola é composta por 52 espécies, o que corresponde a 23,6% da flora da Estação Ecológica de Bauru, distribuídas em 46 gêneros e 23 famílias, destacando-se Fabaceae (14 espécies) e Myrtaceae (seis espécies). Houve predomínio do hábito arbóreo em 86,5% das espécies e da síndrome de polinização melitofilia (presente em 73% das espécies), ambas as categorias sucessionais não pioneira e pioneira foram similares. A floração das plantas meliponícolas ocorre durante todo o ano no fragmento, com um pico nos meses da primavera, ou seja, setembro, outubro e novembro, seguidos dos meses de verão e menor número de espécies com floração nos meses de outono e inverno. Dos recursos florais, pólen e néctar são os mais oferecidos e somados são disponibilizados por 88,5% das espécies. Houve pouca ocorrência de substrato para nidificação. Os resultados contribuem para a caracterização da flora de interesse meliponícola, com o intuito de subsidiar a meliponicultura e projetos de conservação dessas abelhas nativas em ecossistemas da Mata Atlântica.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Desenvolvimento de capacidades argumentativas em crianças do ensino fundamental - anos iniciais: compreensão e produção do debate regrado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-24) Silva, Michelli Steffani da; Manzoni, Rosa Maria [UNESP]
    Este Trabalho de Conclusão de Curso foi concretizado a partir da necessidade de se desenvolver o conhecimento do ensino do oral público formal e as capacidades argumentativas de estudantes do ensino fundamental – anos iniciais. Assim, objetivou articular o ensino do oral público formal e o ensino de capacidades de linguagem argumentativa, mediado pelo gênero oral debate regrado, nos estudantes de 4ª ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Município de Bauru, interior do estado de São Paulo. A pesquisa partiu do seguinte questionamento: Como articular o ensino do oral público formal e o ensino de capacidades de linguagem argumentativa a uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais -visando ao desenvolvimento de conhecimentos do uso dessa modalidade de língua e ampliando seu ponto de vista em diferentes graus? Teve como objetivos verificar o potencial argumentativo do gênero debate regrado para promover a articulação do ensino do oral público formal e desenvolver capacidades de linguagem argumentativa; desenvolver a linguagem oral formal a partir do gênero debate regrado, com foco no contexto de produção (quais são os papéis sociais dos participantes da interação social por meio desse gênero) e na sua estrutura (plano global do texto); e gestar a argumentação por convencimento por meio de atividades de linguagem que desenvolvam os conhecimentos linguísticos e as representações dos mundos formais dos alunos de forma que estes ancorem seu ponto de vista sobre algo. A fundamentação teórico-metodológica sustenta-se nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003) e de sua Engenharia Didática (DOLZ e SCHNEUWLY, [2004]2011) para iluminar o processo de ensino e aprendizagem das capacidades de linguagem argumentativa requeridas na produção do texto exemplar do gênero debate regrado. O percurso metodológico da pesquisa seguiu a metodologia da Sequência Didática, proposta pela Escola de Genebra, para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem do oral público formal e de capacidades argumentativas por meio do gênero debate regrado. No interior dessa SD foram realizadas 10 oficinas, totalizando 43 atividades, além das produções textuais inicial e final que constituíram o corpus de análise. Os textos de ambas as produções foram analisados pelas categorias de análise textual propostas pelo ISD (BRONCKART, 2003). Os resultados mostram algumas potencialidades do gênero oral debate regrado para o desenvolvimento da fala pública formal e das capacidades de linguagem argumentativas; para gestar o raciocínio argumentativo segundo a estratégia de convencimento e para ampliar o sistema de referência dos estudantes do 4º ano sobre o tema do debate regrado.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Matemática e fantasia: potencialidades do uso da ficção e da imaginação para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-22) Evaristo, Beatriz Sandre; Silvestrini, Luiz Henrique da Cruz
    Como caracterizar o raciocínio lógico? De que forma ele se correlaciona com o pensamento crítico? E o que é a imaginação? Ela é um atributo exclusivamente infantil? Ou perpassa para as demais fases da vida humana? Pode haver alguma ligação entre imaginação e raciocínio lógico, termos estes aparentemente antagônicos? Se sim, qual é esta ligação? São estas e outras indagações que procuramos investigar nesta pesquisa. Para isso, é criado um jogo de RPG envolvendo aventuras, diversão, imaginação e problemas lógicos - tudo dentro do universo fantástico da série de livros “As Crônicas de Nárnia”, escrita pelo famoso autor irlândes C. S. Lewis - para servir como instrumento de coleta de dados. O mesmo é aplicado a alunos de 6º e 7º ano, e uma análise qualitativa dos dados coletados por meio do jogo, da observação e do feedback, realizada a seguir. Quais foram os efeitos do jogo nos alunos? O que mais lhes atraiu a atenção? Quais as emoções e sentimentos que expressaram? Os alunos realmente utilizaram sua imaginação no decorrer do jogo? Em quais momentos? Houveram resultados positivos decorrentes do estímulo dessa imaginação? Quais? Sucedeu algum ganho para o raciocínio e desenvolvimento cognitivo dos alunos? Há ajustes que ainda necessitam ser feitos para as futuras pesquisas? As respostas para todas estes questionamentos, bem como para outros possíveis, encontram-se no decorrer das páginas desta pesquisa, que baseia-se em autores de grande renome quando trata-se de temas como lógica, raciocínio, imaginação, pensamento crítico, jogos e RPG - como, por exemplo, Borba, Branquinho, Ludke, Marcatto, Mortari, Smole e entre vários outros - e se embasa em documentos normativos da educação brasileira, a saber, a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Uso do Arduino para o ensino da Matemática em escolas públicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-22) Giovanni Silva Tek; Silvestrini, Luiz Henrique da Cruz [UNESP]
    Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que será apresentado aos alunos de uma escola pública da cidade de Bauru-SP o Arduino, uma placa de circuito integrado que é capaz de realizar programações diversas, a fim de que eles construam programas envolvendo LEDs com o intuito de trabalhar o raciocínio lógico dos mesmos, além de deixar o ensino da matemática mais divertido e interessante por se tratar de um recurso tecnológico pouco utilizado nas escolas. Esta pesquisa busca investigar se o uso de recursos tecnológicos no ensino da matemática proporciona melhor entendimento do conteúdo e se faz com que a Matemática seja mais interessante de ser estudada. A pesquisa foi feita a princípio criando circuitos no Tinkercad, que é uma plataforma capaz de simular circuitos eletrônicos, para enfim montá-los fisicamente utilizando os kits de robótica disponibilizados pela escola, sendo o primeiro circuito construído com o intuito de fazer um LED piscar e o segundo com o de simular um semáforo. Para realizar a coleta de dados, além das observações colhidas durante as aplicações das atividades, foi proposto aos alunos um questionário sobre as atividades, para ser investigado se o uso de recursos tecnológicos facilita o estudo da matemática e se promove maior interesse no estudado de outros tópicos matemáticos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O papel da imaginação e da criatividade no desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-30) Almeida, Julia Aparecida Victalino de; Lepre, Rita Melissa [UNESP]
    Essa revisão sistemática por meio dos parâmetros do PRISMA, teve como finalidade apresentar o impacto da criatividade e da imaginação durante a etapa da educação infantil, dando ênfase do desenvolvimento integral da criança, apresentando os diferentes conceitos de criatividade e imaginação e sua individualidade ou não. Utilizando artigos que apresentem a temática apresentada em um período de 20 anos, considerou-se a falta de pesquisas que proporcionam a reflexão acerca da criatividade e da imaginação dentro da sala de aula.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Fontes, Nicolly Karoline; Silva, Maria José Fernandes da [UNESP]
    Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal discutir as funções do coordenador pedagógico e sua relação no acompanhamento da categoria de professores iniciantes (PI), caracterizando esta categoria e problematizando os desafios que enfrentam no momento de iniciação, ainda, discutiu-se as atribuições destinadas ao coordenador pedagógico (CP), as dificuldades que este enfrenta e como elas afetam em seu trabalho com o professor iniciante. Para a elaboração do trabalho realizou uma análise de sete pesquisas, sendo duas teses e cinco dissertações, que tinham como temática o apoio fornecido pelo CP ao PI, as pesquisas contribuíram para reforçar e justificar a necessidade de um acompanhamento especializado ao professor iniciante, sendo fundamental considerar as especificidades desta fase da carreira.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Educação Especial na perspectiva inclusiva: um olhar para o currículo do curso de pedagogia das universidades públicas do Estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-24) Maria Carolina Proença da Silva; Tezani, Thais Cristina Rodrigues [UNESP]; Menezes, Vinicius Iuri de
    A crescente quantidade de estudantes público-alvo da Educação Especial na rede regular de ensino, tornou imprescindível a reflexão acerca da formação inicial de pedagogos, já que tais profissionais atuam diretamente no ensino-aprendizagem desse grupo social. Diante disso, este estudo tratou da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, possibilitando um olhar para o currículo dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas do Estado de São Paulo. A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar os currículos dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Paulista (UNESP, UNICAMP, UNIVESP e USP). Este estudo pretendeu ainda investigar o histórico das Políticas Públicas no país que fundamentam a Educação Especial e identificar os mecanismos educacionais empregados na formação inicial de professores tendo em vista a inclusão. A metodologia utilizada para esta pesquisa deu-se por meio de uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Os dados apontaram que as universidades atendem às normas impostas pela legislação, porém, vistos os impasses e demandas vivenciados no âmbito educacional, faz-se necessário o avanço de pesquisas na área da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a oferta de formação inicial que contemple, de modo integral, as áreas de atuação do pedagogo e suas especificidades, desse modo a inclusão dará passos maiores rumo sua efetivação.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Narrativas de mediação pedagógica junto a um aluno com TEA
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-24) Resende, Murilo; Bergamin, Aletéia Cristina
    Na busca da compreensão das próprias experiências de um educador em formação enquanto estudante de Pedagogia e profissional da Educação Infantil, este estudo objetivou escrever uma narrativa de autoanálise da própria atuação como mediador pedagógico de um aluno com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma pesquisa que constitui-se em uma narrativa com aplicação reflexiva que apresenta-se em três seções: na primeira, houve um levantamento teórico sobre a criança com Transtorno do Espectro Autista em uma sala de aula da Educação Infantil; na segunda, há a descrição do contexto de atuação do mediador de um aluno com Transtorno do Espectro Autista em uma escola privada; e na terceira, uma análise à luz da literatura sobre pontos positivos e lacunas a serem preenchidas a respeito da atuação do profissional que acompanha aluno com Transtorno do Espectro Autista. O estudo proporcionou reflexões sobre a própria prática pedagógica do professor em formação atuando como mediador pedagógico em práticas inclusivas e demonstrou necessidades formativas para que cada vez mais a escola esteja preparada para esse público-alvo da Educação Especial.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Impactos do neoliberalismo na Educação Básica: a ideologização do lazer com ênfase na disciplina de Educação Física
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Barbi, Karol Martoni; Ferreira, Luciene da Silva [UNESP]
    O presente estudo buscou investigar como as relações de produção e consumo na sociedade capitalista influenciam as atividades de cultura e lazer e perpetuam as relações de classe dos indivíduos desde a escolarização básica. Nesse contexto, o acesso à indústria e ao capital cultural torna-se restrito às classes mais privilegiadas, perpetuando desigualdades. Em campo, e à luz de teorias críticas, foi feita uma análise contextualizada da realidade socioeducacional, consolidada por entrevista com professores da área, compreendendo a Educação Física escolar como disciplina com potencial para promover cultura e lazer, contribuindo para o desenvolvimento humano de forma integral. Ao desafiar as normas e expectativas sociais impostas, este trabalho não apenas identifica os obstáculos que os homens enfrentam relacionados à cultura e ao lazer, mas também aponta a Educação Omnilateral como uma abordagem transformadora, que busca o desenvolvimento integral do indivíduo. As conclusões deste estudo destacam a necessidade de uma reflexão crítica sobre as estruturas sociais que perpetuam a ideologia no lazer contemporâneo. Propõe-se a necessidade de intervenções sociais e políticas que promovam o acesso igualitário ao lazer e a conscientização sobre as influências ideológicas que moldam as experiências culturais.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Aplicação da água de reuso como complemento nutricional para o crescimento de helianthus annuus L.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-13) Candido, Júlia Messias Bressan; Cechin, Inês [UNESP]
    A água é um recurso natural limitado. Com a expansão principalmente de atividades agrícolas e industriais, além da crescente população, o panorama é de aumento sem precedentes na demanda de água. A água de reuso proveniente do tratamento do efluente com microalgas é uma alternativa muito interessante para o plantio de espécies vegetais, devido ao fato de ser fonte não apenas de água, mas também de nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta. Isso se dá ao fato de que, mesmo considerando que elas se alimentam de parte dos nutrientes presentes na água de esgoto quando utilizadas no tratamento deste efluente, as microalgas não conseguem remover 100% destes nutrientes. A espécie Helianthus annuus L., popularmente conhecida como girassol, é uma espécie de elevada relevância comercial, como planta ornamental, na indústria alimentícia, e como fitorremediadora. Assim, o objetivo deste projeto de pesquisa foi analisar a eficácia da água de reuso como biofertilizante na cultura de plantas de girassol através da aplicação de 250 mL desta água nas plantas; em um segundo grupo, uma solução de água de reuso combinada com a solução nutritiva de Long Ashton a 20%; e compará-las com o grupo controle, que recebeu apenas solução de Long Ashton. A eficácia da água de reuso foi avaliada através de medições da altura das plantas e do diâmetro do caule na altura dos cotilédones, contagem do número de folhas por planta, dosagem dos pigmentos fotossintéticos, trocas gasosas e produção da massa seca da parte aérea. As plantas que foram irrigadas com a solução de Long Ashton a 20% preparada com água de reuso apresentaram um desenvolvimento superior em termos de massa seca, fotossíntese e eficiência instantânea do uso da água. Isso sugere que a água de reuso pode ser considerada como um suplemento nutricional viável. No entanto, em relação à altura das plantas, não houve um aumento significativo em comparação com as plantas controle, indicando que, embora a água de reuso seja uma alternativa nutricional promissora, ela também possui algumas limitações.