Faculdade de Ciências e Letras, Assis

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 33
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Cultura de Capsicum in vitro para a obtenção de metabólitos secundários: revisão bibliográfica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-22) Castilho, Rodrigo Ricieri; Bertão, Mônica Rosa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Diversas espécies vegetais têm sido utilizadas como fontes primárias para a obtenção de metabólitos secundários com diversas aplicações industriais, farmacêuticas e cosméticas. A presença desses metabólitos nas plantas é usualmente menor que 1% em massa seca e as espécies podem ser afetadas por diversas condições ambientais. Sazonalidade, índice pluviométrico, altitude e temperatura alteram os níveis de metabólitos secundários, dificultando sua obtenção e o estabelecimento de processos rigorosamente controlados. Como resultado, esses processos de extração são caros e podem ocasionar impacto ambiental negativo. Entre as alternativas para solucionar tais problemas, o cultivo de células in vitro tem sido utilizado na obtenção de metabólitos secundários com alto valor agregado quando tais bioprocessos apresentam viabilidade financeira. O objetivo do presente trabalho foi fazer uma revisão bibliográfica da metodologia utilizada para a cultura de calos de pimentas do gênero Capsicum, bem como para a efetividade da técnica.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Levantamento das mutações nas proteínas estruturais e acessórias do SARS-COV-2 nas diferentes variantes de preocupação: um estudo de casos na região de Assis - SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-20) Santos, Isadora Maria da Silva; Oliveira, Juliana de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pandemia de COVID-19 foi o evento mais relevante em termos de saúde pública, economia e relações sociais das últimas décadas, o vírus SARS-CoV-2 infectou mais de 763 milhões de pessoas no mundo e matou mais de 6,91 milhões. As adaptações do vírus ao ambiente foram essenciais para garantir sua disseminação ao enfrentar os mecanismos de proteção desenvolvidos pelos humanos. O presente estudo tem como objetivo entender o mecanismo de adaptação, mutação e replicação de cinco variantes de preocupação do vírus, a fim de entender como as mudanças na sua estrutura genética influenciou na disseminação do contágio e nas manifestações clínicas da doença. Os resultados apontaram que as proteínas estruturais apresentaram o maior número de mutações, principalmente relacionadas a promoção de maior transmissibilidade e atividade neutralizante de soro de indivíduos infectados e anticorpos e para proteínas acessórias, a maioria das mutações aconteceram em locais que alteram a interação entre os receptores do vírus e do hospedeiro ou também na antigenicidade. Analisando o desenvolvimento da pandemia no Brasil e na cidade de Assis, podemos perceber as nuances provocadas por essas mutações por meio das ondas de transmissão, observando como o vírus se modificou para aumentar sua transmissão até o pico durante a terceira onda e depois teve sua propagação amenizada por causa das medidas de contenção desenvolvidas, como prevenção a contaminação, tratamentos clínicos e vacinas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A prevalência do uso de drogas no ambiente universitário e a redução de danos como proposta de saúde coletiva e de conscientização
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-27) França, Julia da Silva; Oliveira, Juliana de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O uso de substratos animais e vegetais que venham a produzir alterações no estado de consciência, conhecidos como substâncias psicoativas, sempre esteve presente na história da humanidade. Dentre as mais consumidas estão o álcool e o tabaco, seguidos de medicamentos psicoativos e drogas recreativas ilícitas. Por volta da década de 70 pesquisas demonstraram que estudantes universitários pertenciam ao grupo de risco quanto ao uso de substâncias psicoativas, e nesta última década foi detectado que os números relativos ao consumo dessas substâncias têm aumentado. Assim, a conscientização da população discente a respeito do consumo de drogas, lícitas ou ilícitas, se faz fundamental diante da necessidade de se ampliar o debate sobre este assunto frente a responsabilidade da universidade em gerar conhecimento, líderes e mudanças em prol da sociedade. Desta forma, ter o conhecimento prévio sobre o uso e motivação de consumo de substâncias psicoativas pelos universitários é de suma importância. Um estudo de caso com objetivo de identificar a prevalência do uso de substâncias psicoativas, lícitas e ilícitas, em um ambiente universitário foi proposto e aplicado no câmpus da Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP). Com autorização do Comitê de Ética e Pesquisa (CAAE 65027422.4.0000.5401) um questionário foi aplicado e foi possível identificar que 89,3% dos estudantes do câmpus já haviam feito uso de substâncias psicoativas e as principais motivações para o consumo foram a curiosidade (77,9%) e busca por sensações de prazer (65%). Os impactos causados por este, como problemas sociais, de saúde, legais ou financeiros foram experienciados com frequência semanal para bebidas alcoólicas (15,3%), Cannabis (12,6%) e tabaco (5%). Os participantes da pesquisa relataram poucas atividades com a temática no âmbito universitário, e 98,4% acham necessário o debate sobre drogas na instituição. As informações obtidas são importantes para o entendimento do uso de substâncias psicoativas por universitários e para que desenvolvam-se programas na instituição cuja finalidade seja minimizar os problemas decorrentes do uso de substâncias não somente na população universitária local, mas também para a comunidade extra-acadêmica.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Estudo da arte de biomarcadores de doenças cardiovasculares manifestados pela Covid-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-26) Nespolo, Caio Henrique; Oliveira, Juliana de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os biomarcadores cardíacos são utilizados frequentemente para a identificação de diversos tipos de doenças cardiovasculares (CVDs). Em meio a pandemia da COVID-19, a identificação destes biomarcadores foi de grande importância, pois colaborou com o diagnóstico de CVDs apresentando informações clínicas importantes sobre os processos biológicos. Este estudo teve como objetivo identificar, na literatura científica, os biomarcadores de CVDs em pessoas que não possuíam doenças cardiovasculares antes de ficarem doentes da COVID-19. As pesquisas foram realizadas nos bancos de dados literários PubMed e ScienceDirect. Com a ajuda de filtros, foram selecionados 31 artigos pertencentes ao tema, nos quais foram mapeados 41 biomarcadores cardíacos, destes, aqueles que que tiveram ocorrência em três ou mais artigos foram os peptídeos natriuréticos (BNP e NT-proBNP), troponina cardíaca (cTn), proteína c-reativa (CRP), eletrocardiograma (ECG), Interleucina-6 (IL-6) e o d-dímero (d-dimer). A revisão bibliográfica mostrou que, de modo geral, os biomarcadores não puderam ser considerados individualmente para o prognóstico de CVDs, porém, o seu uso concomitante com outros biomarcadores ou técnicas, demonstram ter um uso clínico promissor.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise de oportunidades para desenvolvimento socioeconômico do Cerrado com ênfase na cadeia produtiva de frutos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-30) Souza, Júlia Ishimi; Mayer, Cassia Roberta Malacrida; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A universidade influencia a sociedade concentrando capital intelectual e formando os futuros profissionais, impactando diretamente as áreas de interesse socioeconômico do País. Atualmente a sustentabilidade tem despertado interesse público e privado, movimento evidenciado pelo aumento de fundos e financiamentos a pesquisa para alternativas ecológicas. Uma importante agenda ambiental para o Brasil é a preservação do Cerrado. Como estratégia de manutenção ambiental e desenvolvimento social das comunidades que sobrevivem a partir desse bioma, tem-se a exploração de Produtos Florestais Não Madeireiros, como o pequi (Caryocar brasiliense). A comercialização da fruta nativa constitui importante fonte de renda local, assim, a implementação de inovações associadas à sustentabilidade, gestão e tecnologia agregam valor aos processos e contribuem significativamente para o desenvolvimento socioeconômico regional. Este trabalho teve como objetivo centralizar bibliografias de diversas áreas de estudos que trazem intersecções da preservação e aproveitamento sustentável do Cerrado, com a valorização cultural e organização da cadeia produtiva do pequi. Os principais pontos de impacto para a organização da mesma foram dissertados como oportunidades de desenvolvimento, sendo: processos, ferramentas, pessoas e cultura. Existem ainda outras oportunidades relacionadas a entidades terceiras, como políticas governamentais e o viés ecológico que grandes empresas do atual sistema econômico têm adotado. A construção de redes que abrangem essa temática contribui para a amplificação do acervo de informações disponíveis, preenchendo parte da lacuna de estudos rurais no Brasil. Assim, cabe à comunidade científica dialogar com outras instituições para fomentar iniciativas que estimulem o desenvolvimento sustentável do campo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise bioquímica do fruto da planta Morinda citrifolia L., quanto à composição centesimal, atividade enzimática e avaliação da ação inibitória de microrganismos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-08) Elias, Pedro Martins; Oliva Neto, Pedro de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo de microrganismos é essencial na biotecnologia, principalmente no desenvolvimento e otimização de produtos, desde produção alimentícia à produção de biocombustíveis. Neste cenário é frequente o uso de extratos de frutos como base experimental de suas capacidades sobre diferentes microrganismos. O presente estudo buscou avaliar os potenciais antibióticos e antimicóticos do fruto da Morinda citrifolia L. (M. citrifolia), popularmente conhecido por suas capacidades curativas. Por meio de métodos bioquímicos foi estudada a composição centesimal, análise de pH, fibras, sólidos totais, cinzas, amido, lipídeos, proteínas, açúcares redutores, carboidratos totais, e atividades enzimáticas das enzimas proteolíticas, xilanolíticas, celulolíticas e amilolíticas. A composição do extrato do fruto foi analisada comparativamente a literatura. Também foi analisada a capacidade de inibição de crescimento do extrato do fruto da M. citrifolia L., sem sementes diluído em meio de cultura de Rhodotorula mucilaginosa, Saccharomyces cerevisiae, Lactobacillus fermentum, Salmonella enterica e Escherichia coli, na concentração de 5%. Nossos resultados mostram que a polpa do fruto apresenta alta umidade, e alto teor de fibras e açúcares. Além disso uma baixa porcentagem de proteínas e cinzas, e ausência de amido foi observada. Os resultados de xilanases indicaram baixa atividade e as enzimas proteolíticas estão em níveis médios quando comparados a estudos deste tipo, além disto, não foi observada atividade celulolítica e amilolítica. Em relação aos testes de inibição, não foi possível observar inibição da proliferação celular de nenhum dos organismos estudados, mesmo em concentração de 5% de extrato do fruto da M. citrifolia L. em meio de cultura. Baseado nos dados obtidos, pode-se concluir que o extrato do fruto da M. citrifolia L., embora incapaz de inibir alguns microrganismos contaminantes mesmo em concentração relativamente alta (5%), possui potencial biotecnológico nas áreas de fermentação e no estudo de suas proteases.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Estruturação de modelo de negócios para indústria de barras de castanhas de Indaiá (Attalea dubia Mart) a partir de revisão bibliográfica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-05) Nacamura, Natalia Yurie; Mayer, Cassia Roberta Malacrida; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O padrão de consumo sofreu grandes transformações: os consumidores estão cada vez mais preocupados com a forma que empresas das quais eles compram se comportam diante das questões ambientais, além de procurarem por soluções práticas e saudáveis de alimentação. Visando atender a essa demanda, o presente trabalho propõe um modelo de negócios circular, a partir da adaptação do Business Model Canvas, para uma indústria de barras de castanhas utilizando como base as sementes e a polpa de Attalea dubia Mart. O Indaiá, como a planta é mais conhecida, é uma palmeira natural da Mata Atlântica brasileira e que apresenta características nutricionais importantes, como alto teor de compostos fenólicos, proteínas, fibras e minerais, principalmente o potássio, os quais estão associados a prevenção de doenças cardiovasculares, intestinais, câncer e outras condições. Assim, é possível obter uma proposta de modelo de negócios para um produto com o potencial de introduzir ao consumidor um novo alimento que valoriza a flora nativa, possui nutrientes capazes de melhorar a saúde do consumidor, a praticidade de um produto pronto para o consumo e que ainda possui a preocupação em minimizar os impactos no meio ambiente. A partir das análises de parâmetros de viabilidade financeira, das consultas em bases científicas e das análises mercadológicas, é possível inferir que o modelo proposto é viável.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Estudo de viabilidade econômica para diferentes pré-tratamentos da biomassa da cana-de-açúcar na produção de etanol de segunda geração
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-08) Weinem, Jade Francisco; Neto, Pedro de Oliva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A produção de combustíveis de segunda geração já é uma realidade. No Brasil, já existem empresas investindo bilhões de reais na produção e venda desse novo combustível. Portanto, a discussão deixou de ser sobre se é possível extrair carboidratos fermentescíveis da biomassa lignocelulósica para como fazê-lo da melhor forma e com o menor custo possível. A etapa do pré-tratamento da biomassa equivale a pelo menos 20% do custo total da produção. Cada pré-tratamento apresenta suas vantagens e desvantagens. Nesta revisão é analisada a viabilidade econômica de diferentes tipos de pré-tratamento. Conclui-se que os pré-tratamentos combinados mostram-se promissores por combinar as vantagens de dois ou mais métodos, reduzindo suas desvantagens individuais, e que a reciclagem de água e de energia no processo é essencial para redução do preço final do produto.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Revisão de literatura: efeitos sobre o retículo endoplasmático de oócitos e de embriões bovinos quando suplementados com TUDCA nas etapas de MIV ou de CIV
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-08) Ferreira, Lara Ereno; Nogueira, Marcelo Fábio Gouveia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Embriões produzidos in vitro (PIV) possuem diferenças morfológicas dos in vivo. O processo de produção in vitro pode afetar negativamente o retículo endoplasmático (RE) pelo acúmulo de proteínas que não se dobraram ou dobraram-se incorretamente, ocasionando danos celulares como apoptose e degeneração. Dependendo da intensidade e para combater os efeitos deletérios do estresse do RE, as células desenvolvem várias estratégias, coletivamente conhecida como resposta a proteínas mal formadas ou UPR (Unfolded Protein Response). Assim, a regulação do estresse do RE mostra-se possivelmente um mecanismo importante durante as etapas de PIV. Desta forma, vários inibidores já foram utilizados para reduzir o estresse do RE, sendo o ácido tauroursodesoxicólico (TUDCA) utilizado para minimizar o estresse do RE de oócitos e de embriões in vitro em várias espécies quando suplementado ao meio de maturação ou no meio de cultivo, respectivamente.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Alimentos transgênicos e seus impactos no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-05) Moraes, Ana Carolina Frassetto de; Mayer, Cassia Roberta Malacrida; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Cientistas trilharam um longo caminho para elucidar conhecimentos que levaram ao desenvolvimento de tecnologias como a do DNA recombinante, que possibilitou o desenvolvimento dos organismos geneticamente modificados. As inovações trazidas pela Revolução Verde, alinhadas a necessidade do aumento da produtividade agrícola, tiveram como argumento o combate à fome, visto o aumento populacional em todo mundo. Avistando um mercado promissor, multinacionais investiram em pesquisa e desenvolvimento de sementes mais produtivas e resistentes, as sementes transgênicas. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica acerca das tecnologias para o desenvolvimento de alimentos transgênicos e quais as opiniões e possíveis impactos de seus usos. Órgãos regulamentadores existem e possuem protocolos para avaliação de riscos para os produtos transgênicos. Entende-se que, por ser uma inovação relativamente recente, ainda não é possível afirmar os efeitos a longo prazo para o meio ambiente e saúde humana a partir do consumo de transgênicos, mas é necessário manter-se alerta.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Aplicações da Saccharomyces cerevisiae na alimentação humana e animal.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-06) Alves, Wallace; Bertão, Mônica Rosa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os avanços tecnológicos nas áreas de saúde e nutrição tem trazido uma tendência na indústria alimentícia de buscar e desenvolver novos produtos e aditivos alimentares de origem natural, de modo que se possa agregar maior valor aos alimentos já existentes a um nível nutritivo, organoléptico e proporcionar uma vida útil de prateleira maior. Este cenário trouxe uma grande oportunidade para as indústrias alimentícias do ramo da alimentação animal (Feed) e da alimentação humana (Food) de desenvolver e introduzir no mercado uma nova variedade de produtos feitos a partir de leveduras, promovendo uma melhora das qualidades sensoriais e nutricionais dos alimentos. Dessa forma, a utilização de leveduras, em especial a Saccharomyces cerevisiae, se popularizou amplamente na indústria alimentícia e de energia, sendo muito utilizada na produção de pães, bebidas alcoólicas e fermentadas no geral. A Saccharomyces cerevisiae é uma espécie de levedura aeróbia facultativa que utiliza açúcares como a glicose, sacarose e frutose como substrato para o crescimento de sua biomassa. O grande número de possibilidades e aplicações da biomassa de leveduras como a Saccharomyces cerevisiae na indústria Food aumenta a importância e a demanda dos produtos derivados da mesma. Da mesma forma, existe um grande interesse na utilização das leveduras para complementar a alimentação animal, promovendo sua saúde e crescimento, conforme pode ser observado pela expansão da adesão a esses tipos de alimentos nos últimos anos. Dada a importância do tema mediante a crescente demanda do mercado por esses produtos, o presente trabalho tem como objetivo revisar a literatura quanto ao processo de produção de aditivos alimentares a partir de leveduras e suas aplicações nas indústrias Food e Feed.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Desenvolvimento de um inoculante de bactérias diazotróficas a base de resíduos agroindustriais para a promoção de crescimento da cana-de-açúcar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-06) Oliveira, Fernando Augusto Araujo Donangelo; Oliva Neto, Pedro de [UNESP]; Bertão, Mônica Rosa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A indústria de fertilizantes de nitrogênio requer muita energia via dependência de combustíveis fósseis, com riscos de contaminação de solos e águas com nitratos levando à riscos ambientais severos, além de encarecimento dos alimentos. Alternativamente, o nitrogênio atmosférico pode ser assimilado por bactérias diazotróficas e para diminuir a utilização de fertilizantes nitrogenados é necessário entender melhor a capacidade dessas bactérias se associarem à cana desde o início do cultivo da mesma. Assim, este estudo objetivou desenvolver um bioprocesso de produção de bactérias fixadoras de nitrogênio, utilizando meios de baixo custo, que possa favorecer o crescimento de plântulas de cana-de-açúcar micropropagadas in vitro. As bactérias Gluconacetobacter diazotrophicus, Herbaspirillum rubrisubalbicans, Burkholderia tropica, Pseudomonas stutzeri, Herbaspirillum seropedicae, Azospirillum brasilense e um isolado desconhecido foram avaliadas quanto ao crescimento em meios formulados alternativos. Para tanto foi realizada a análise da turbidez do cultivo em diferentes concentrações de água de maceração de milho (AMM) e sais, além de diferentes pHs (6 a 7,6) e temperaturas (25 a 35ºC). Posteriormente, também foi avaliada a inserção de um extrato de levedura residual fornecido pela Yes (ELY) na composição desse meio. A avaliação da fixação de N2 foi feita no cultivo de maior crescimento bacteriano, através do método de Kjeldahl. A micropropagação de meristema apical de cana-de-açúcar in vitro foi realizada para obtenção de plântulas. Estas foram então cultivadas em meio MS (controle) ou MS/10 (com 1/10 dos constituintes do meio original), com diferentes combinações de bactérias diazotróficas. Avaliação do crescimento das plântulas foi feita através da diferença de massa vegetal do início e final do cultivo (14 dias). Foi possível obter um meio econômico com resíduo agroindustrial para cultivo das bactérias com apenas 2,5 % AMM e 0,2 % KH2PO4. As melhores condições para as seis bactérias nesse meio de cultura foram pH 6,0 e 30°C. A sétima bactéria (isolada da região), ainda não identificada, foi capaz de crescer em meio com 1,25% AMM e 0,75% ELY. As seis bactérias apresentaram crescimento de 5,32 x 108 cel/mL (H. rubrisubalbicans) até 1,24 x 109 cel/mL (P. stutzeri). Dos 63 tratamentos de inoculante no meio MS/10 para cultivo da cana-de-açúcar, o tratamento com o H. rubrisubalbicans (T59) propiciou ganho de massa vegetal igual ao controle. Além disso, outros 34 tratamentos apresentaram não significância estatística pelo teste de Dunnett (α = 0,05). No entanto, em todos os tratamentos foi possível observar a formação de uma película no entorno da raiz, evidenciando a fixação biológica de nitrogênio e uma potencial associação com o tecido vegetal. Ainda, a análise da concentração de nitrogênio presente tanto no meio de cultura quanto nas plântulas evidenciou um ganho substancial em relação ao controle, principalmente no meio.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Isolamento, cultivo e fusão de protoplastos de Dendrobium nobile
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-28) Blasques, Gabriel Mazetti; Bertão, Mônica Rosa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Dendrobium nobile é uma orquídea nativa do continente asiático que possui grande potencial ornamental, além de ser considerada uma das principais plantas da farmacopeia chinesa. Essa posição é garantida devido à grande variedade de propriedades medicinais da espécie, que resultam dos diversos compostos bioativos como alcalóides, compostos bibenzil e flavonoides. Baseado nisso, estratégias biotecnológicas como a tecnologia de protoplastos podem conduzir ao melhor aproveitamento e uso potencial da espécie. Este trabalho teve como objetivo o estudo dos parâmetros para o isolamento, cultivo e fusão de protoplastos de D. nobile. Protoplastos foram isolados com sucesso a partir de folhas jovens de plantas adultas utilizando solução enzimática composta por 2 % de celulase, 2 % de pectinase, 0,4 M de sorbitol e meio MS a meia força com pH 5.8. O isolamento dos protoplastos demonstrou maior eficácia no tratamento enzimático de 4 h alcançando 1,45 × 104 protoplastos por mL de solução enzimática. O cultivo dos protoplastos isolados foi possível em meio B5 suplementado com BAP 0,8 mg/L, ANA 0,5 mg/L, sacarose 20 g/L e manitol 5 g/L. Foram observados tecidos macroscópicos formados a partir do 31º dia de cultura, porém, esses tecidos morreram com o prosseguimento dos experimentos. Experimentos de fusão dos protoplastos utilizando o método do polietilenoglicol (PEG) demonstraram sucesso na junção de citoplasmas apesar de causarem danos à membrana plasmática das células.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A Cannabis e o Sistema Endocanabinóide
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-08) Santos, Hiago Moleiro dos; Bertão, Mônica Rosa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A maconha é uma planta com longa história de uso medicinal, atuando clinicamente como sedativo, analgésico e antiemético. Seus principais efeitos colaterais são os distúrbios do sistema nervoso central que causam euforia e alucinações, levando a um movimento geral em favor da proibição, apesar de ser menos viciante e menos perigoso que o etanol e os derivados opiáceos. Na década de 60, o Δ9-tetraidrocanabinol, principal componente psicoativo da maconha, foi isolado e levantou a hipótese de que seu mecanismo de ação era semelhante ao dos anestésicos gerais, iniciando um estudo do sistema endógeno. O primeiro mediador endógeno chamado anandamida foi descoberto em 1992, sendo em 1994 lançado o primeiro medicamento direcionado ao sistema endocanabinóide, chamado rimonabanto, para supressão do apetite e tratamento da obesidade. Cerca de 12 anos depois o rimonabanto foi retirado do mercado por estar relacionado não só a depressão e ansiedade, mas também à incidência de suicídio. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária regulamentou os requisitos de fabricação, dispensação e formulação, existindo agora muito mais conhecimento do sistema canabinóide. Algumas aplicações clínicas podem ser estabelecidas como no alívio dos sintomas motores da doença de Parkinson, dor neuropática ou inflamatória, redução da pressão intraocular no glaucoma e antiemético durante a quimioterapia. A presente pesquisa pretendeu mostrar, de uma forma um pouco mais clara, os mecanismos do sistema canabinóide, todo o desenvolvimento histórico da maconha no Brasil e a descoberta de seus derivados, bem como suas já conhecidas e potenciais futuras aplicações clínicas que visam esse sistema.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Aplicação da pirólise na gestão de resíduos sólidos da indústria alimentícia: uma revisão sistemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-07) Jesus, Isabela Sueitt de; Bertão, Mônica Rosa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho teve como objetivo apresentar um estudo através de uma revisão sistemática de artigos obtidos da base de dados Scopus a respeito do papel da pirólise - processo no qual a matéria orgânica é submetida à altas temperaturas em um ambiente com pouco ou desprovido de oxigênio, para descaracterização e geração de subprodutos - na gestão de resíduos sólidos provenientes do processo de produção ou de materiais descartados no final da cadeia produtiva. Com isso, é possível observar que este tema está em foco na China e nos Estados Unidos e tem ganhado espaço principalmente em decorrência do crescimento populacional, o que gera o aumento de resíduos sólidos. Conclui-se que a pirólise é uma alternativa aos processos hoje utilizados, gerando subprodutos que possuem diversas aplicações, no entanto, requer um investimento mais alto quando comparada aos demais processos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Otimização da extração florotaninos de Sargassum cymosum C. Agardh
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-01) Negreiros, Arthur Torres; Branco, Ivanise Guilherme [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Florotaninos são uma classe de polifenóis exclusivos de algas pardas com uma variedade de bioatividades com aplicações industriais. A extração com solvente é o método mais comumente utilizado, entretanto não há consenso sobre qual é o melhor método nem as melhores condições, uma vez que diversos fatores interferem no conteúdo de florotaninos extraídos. Assim, este trabalho tem como objetivo otimizar as condições de extração através do uso da metodologia de superfície de resposta utilizando o design Box-Behnken para maximizar o conteúdo de florotaninos. Diferentes tratamentos foram realizados para avaliar o efeito de concentração de etanol, razão solvente/biomassa e tempo na eficiência da extração. Os resultados mostraram que a concentração de etanol e razão volume/biomassa, bem como sua interação tiveram efeito significativo na extração de florotaninos. A condição ótima foi concentração de 70%, razão volume/biomassa de 30 mL/g e tempo de 49 min, a qual alcançou um conteúdo máximo de florotaninos de 0.5896 mg PGE/g. Na condição otimizada, foi comparada a atividade antioxidante entre extrato cru e semi purificado, onde foi verificado que a ação antioxidante do extrato cru é maior do que o semi purificado.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Avaliação da satisfação dos discentes em relação à modalidade de ensino remoto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-16) Miranda, Matheus Braga; Bertão, Mônica Rosa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Desde o início da pandemia da Covid-19, cerca de 1,5 bilhões de alunos ficaram impedidos de comparecer aos ambientes escolares em mais de 174 países. Assim o objetivo do presente trabalho foi avaliar a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Curso de Graduação em Engenharia Biotecnológica da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus Assis, SP. A obtenção dos dados ocorreu via Google Forms, e os mesmos foram analisados através da estatística descritiva e pelo teste t de Student. O perfil dos respondentes foi caracterizado majoritariamente por mulheres e estudantes do curso de Graduação em Engenharia Biotecnológica da Unesp, Campus Assis. Os resultados apresentaram que ter boa conexão de internet e possuir os equipamentos necessários influenciaram positivamente na adaptação e na disciplina dos discentes em acompanhar as aulas remotas. Outra observação foi que a adaptação brusca ao ERE pode ter influenciado negativamente na curva de aprendizado dos estudantes e que uma possível estruturação mais elaborada desse modelo possa preencher essa lacuna e beneficiar o modelo híbrido de ensino, sendo o mesmo preferido entre os alunos. Também que a transformação digital oriunda da pandemia Covid-19 poderá aprimorar o modelo presencial de ensino incorporando novas ferramentas digitais. Conclui-se que a satisfação acima da média dos discentes em relação ao ERE foi influenciada principalmente pela disponibilização dos materiais nas aulas teóricas pelos professores, coerência entre o conteúdo ministrado e o conteúdo exigido nas provas e facilidade do acesso às referências bibliográficas/material utilizadas nas aulas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Estabelecimento de um processo de bioimpressão de um gel a partir da associação de alginato e células estromais mesenquimais derivadas de tecido adiposo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-05) Rodríguez, Flávia Freddi; Ribeiro-Paes, João Tadeu [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No contexto da medicina regenerativa (RM) a associação de diferentes tipos celulares e biomateriais, como o alginato, tem sido empregada como alternativa terapêutica em várias condições patológicas. Há, no entanto, um número restrito de publicações sobre a associação de alginato com células estromais mesenquimais derivadas do tecido adiposo (ADSC) e bioimpressão 3D. Considerando, portanto, as propriedades do alginato e o papel regenerativo e anti-inflamatório das ADSC, formulou-se a hipótese que essa associação poderá resultar num efeito aditivo ou sinérgico na regeneração tecidual, particularmente, em úlceras cutâneas e que o estabelecimento de um processo de bioimpressão 3D poderá otimizar a obtenção de um biogel/biocurativo resultante dessa associação. Assim, realizou-se a adequação de uma metodologia para obtenção das ADSC por meio de um processo semiautomatizado e, em seguida, a impressão e análise do biogel. A análise comparativa entre os métodos convencional e semiautomatizado evidencia um rendimento celular equivalente, mantendo os atributos celulares das ADSC, como diferenciação multipotencial e antígenos de superfície. Dessa forma, permite concluir que as metodologias propostas neste estudo representam um processo biotecnológico reprodutivo e com potencial de aplicação em medicina regenerativa. Entretanto, faz-se necessário avaliar a viabilidade translacional do processo como uma nova abordagem terapêutica em úlceras cutâneas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Segurança e eficácia em cosméticos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-08) Mendonça, Josiane Pereira; Bertão, Mônica Rosa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A indústria cosmética tem crescido no últimos anos, tendo o mercado global faturado em 2017 cerca de US $532,43 bilhões, e até 2023 deve chegar a US $805,6. A ascensão desse mercado exige que o desenvolvimento dos cosméticos ocorra de forma ordenada, e que a segurança dos produtos seja garantida a fim de estarem livres de contaminação microbiana e que não sejam prejudiciais à saúde do consumidor. A proteção e garantia de eficácia dos cosméticos é feita a partir de um sistema de preservação, onde substâncias denominadas conservantes são inseridas na formulação do produto, podendo ser de origem sintética ou natural. Entre os conservantes mais utilizados estão parabenos, isotiazolinonas, liberadores de formaldeído, ácidos orgânicos, álcoois, fenóis, aldeídos, triclosan entre outros. Para ser considerado um conservante algumas características são importantes para esse composto, como: ter amplo espectro de atividade, ser efetivo contra todos os fungos e bactérias; ter uma duração maior que o próprio produto cosmético; ser estável sob a condições de fabricação do produto acabado (pH, temperatura, etc.); não afetar as propriedades organolépticas como cor e odor; ter compatibilidade com os demais itens da formulação e não ser tóxico para que seja tolerável para os seres humanos. A incorporação dessas substâncias no produto permite a estabilidade deste, evitando que haja uma deterioração e decomposição causada pelo crescimento de micro-organismo, sendo os principais Pseudomonas aeruginosa, Burkholderia cepacia, Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Candida albicans, Enterobacter gergoviae. O desenvolvimento de produtos cosméticos deve estar de acordo com regulamentações e diretrizes que visam controlar a utilização de ingredientes, atestar a segurança e regular a possibilidade de reações adversas prejudiciais à saúde do ser humano. Os principais mercados de cosméticos são Estados Unidos, Japão e União Europeia, sendo portanto as regulamentações mais indicadas, porém China, Brasil e Canadá também possuem requisitos importantes. Além da utilização de agentes para a preservação do produto, a indústria cosmética emprega outras alternativas para garantir a eficiência e comercialização dos produtos, entre elas estão a atividade de água, pH, aplicação das boas práticas de fabricação, uso de embalagem apropriada, teste de desafio (Challenge Test). O potencial de expansão do mercado cosmético, levou esse setor a torna-se competitivo, por isso a indústria tem aumentado seu interesse em pesquisa científicas, e através do avanço da tecnologia faz com que a inovação esteja presente criando produtos mais sustentáveis, seguros e biodegradáveis.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Protocolo para micropropagação in vitro de mudas de bananeira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-02) Cremonezi, João Vitor Braga; Bertão, Mônica Rosa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O processo de Micropropagação in vitro de tecidos vegetais vem se consolidando como um método de se obter um grande número de mudas de diversas plantas de forma eficaz, suprindo a demanda agrícola por um número crescente de mudas para o campo e ainda fornecendo uma fonte considerável de material para estudos científicos. Desta forma, o estabelecimento de um protocolo replicável é crucial para o desenvolvimento desta metodologia, contudo, ao se tratar de cultivo de plantas do gênero Musa sp. nota-se uma dificuldade em replicar os protocolos existentes visto que este é um processo extremamente delicado e com altas chances de contaminação e oxidação. Diante desta necessidade é que diversos protocolos foram analisados e avaliados até serem encontrados os melhores métodos de assepsia, manuseio e prevenção de oxidação.