Faculdade de Ciências, Bauru

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  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Dificuldades encontradas por alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em Matemática: uma revisão bibliográfica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Sebastião, Beatriz Olenk; Pirola, Nelson Antonio [UNESP]
    Este trabalho tem como objetivo conhecer as principais dificuldades que os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio possuem em matemática e quais suas origens. O estudo teve um delineamento de pesquisa bibliográfica, envolvendo trabalhos que abordavam o tema em questão e que foram apresentados no XII, XIII e XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, ENEM. A análise de dados mostrou que as dificuldades matemáticas estão presentes em diversos conteúdos, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio e ocorrem por inúmeras causas, como o não domínio dos conceitos matemáticos. Os documentos analisados destacam que o ensino da matemática deve ser atraente e com exemplos concretos do cotidiano do aluno, ressaltando a importância da qualidade do ensino nos anos inicias, visto que, os conteúdos e conceitos básicos serão a base do conhecimento matemático e de muita importância para a vida do aluno dentro e fora da escola.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O exercício físico como tratamento auxiliar da condromalácia patelar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-30) Silva, Wallace Ramon de Souza da; Zago, Anderson Saranz [UNESP]; Não teve
    A condromalácia patelar é um termo aplicado à doença que causa o amolecimento da cartilagem articular que envolve a patela devido à desiquilíbrios bioquímicos do líquido sinovial, acomete a população em geral, sendo mais comum em jovens do sexo feminino e com excesso de peso. A prática de exercícios aumenta a produção do líquido sinovial que está presente na articulação, assim amenizando os sintomas de dor e melhorando a função do joelho do indivíduo. Exercícios resistidos são recomendados para fortalecer a musculatura dos músculos agonistas (quadríceps, isquiotibiais, adutores e abdutores) e, portanto, melhorar a articulação do joelho com ganhos de força muscular e estabilidade, proporcionando assim ao indivíduo melhor qualidade de vida. O presente estudo caracterizou-se por ser uma revisão bibliográfica. A seleção dos artigos ocorreu a partir de buscas nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online Scielo, Pubmed, Google Acadêmico e Periódicos Capes. O objetivo do presente estudo foi investigar a relação entre os efeitos do fortalecimento muscular em pacientes com condromalácia patelar. Os resultados permitem concluir que o fortalecimento muscular por meio de exercícios resistidos, atividades aquáticas, alongamentos feitos de forma correta, é de suma importância aos portadores da condromalácia patelar como ferramenta de tratamento.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Efeitos da exposição a poluentes ambientais sobre a próstata: um estudo sobre agroquímicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-14) Rosa, Fabricia Matheus; Pereira, Sergio [UNESP]; Pinho, Cristiane Figueiredo [UNESP]
    Desde a Segunda Guerra Mundial, pesticidas utilizados na agricultura passaram a ser industrializados e disseminados no meio ambiente em larga escala. Como consequência do aumento da produção de compostos químicos e suas devidas poluições, estudos sobre toxicologia ambiental também ganharam impulso para investigar os efeitos de substâncias nocivas sobre os seres vivos em seus ecossistemas, incluindo as pesquisas sobre agroquímicos, em que Rachel Carson foi uma das pioneiras. Atualmente, sabe-se que poluentes ambientais podem afetar a vida animal de diferentes maneiras, dependendo do modo de ação do composto, da concentração e da duração da exposição. Agrotóxicos, por exemplo, são capazes de se bioacumularem e, posteriormente, aumentarem suas concentrações em níveis tróficos sucessivos, causando, seja por essa ou outro tipo de exposição, alterações no sistema endócrino, interferindo no mecanismo de ação dos hormônios, desequilibrando a homeostase hormonal, podendo gerar desequilíbrios no estresse oxidativo, desencadear respostas inflamatórias e influenciar no desenvolvimento e na progressão do câncer de próstata. Tendo isso em vista, o presente trabalho busca realizar uma revisão bibliográfica a respeito dos efeitos da exposição a poluentes ambientais sobre a próstata, dando um maior enfoque aos agroquímicos, para, assim, fomentar a discussão e a conscientização sobre a temática.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O planejamento e a avaliação no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem: considerações teóricas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-05) Oliveira, Karina Lara; Tezani, Thais Cristina Rodrigues [UNESP]
    Neste trabalho de conclusão de curso focalizou-se o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental, uma vez que tal entrave normalmente surge nesta etapa educacional e, se não superado torna-se recorrente em todo o trajeto acadêmico do aluno algumas vezes desencadeando no fracasso escolar. Seu principal objetivo foi apresentar o planejamento e a avaliação como essenciais ao processo de organização do trabalho pedagógico para superação das dificuldades de aprendizagem. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, de percursos investigativos dialéticos, entre conteúdos construídos em bases científicas, bem como artigos provenientes da base de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online) e fragmentos textuais abordados ao decorrer do curso de Pedagogia. Com as análises dos resultados obtidos nas pesquisas bibliográficas concluiu-se que as dificuldades de aprendizagem geradas por fatores externos ao aluno são uma das causas da evasão escolar atualmente no Brasil e que essas dificuldades são desencadeadas, principalmente, nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Não obstante, os instrumentos de planejamento e avaliação são essenciais para auxiliar o aluno a superar a situação da dificuldade, e, em contrapartida, em várias situações a escola e os professores possuem uma concepção equivocada sobre a aplicabilidade desses instrumentos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Efeitos da exposição a poluentes ambientais sobre a próstata: um estudo sobre os ftalatos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Oliveira, Giovanna Quézia; Pinho, Cristiane Figueiredo [UNESP]; Pereira, Sergio [UNESP]
    Com o avanço industrial, tecnológico e social, torna-se indiscutível que cada modificação da natureza, com o objetivo de beneficiar o ser humano, gera consequências não somente para o ambiente mas, também, para os indivíduos que a promoveram. O uso de produtos plásticos, por exemplo, se instaurou com base nas necessidades cotidianas da sociedade. Nesse sentido, se destaca a produção mundial cada vez maior de plastificantes, tais como os ftalatos, presentes na composição de materiais de construção, produtos químicos, utensílios hospitalares, embalagens de alimentos, produtos de limpeza doméstica, cosméticos, entre outros. No entanto, esses compostos são considerados tóxicos, sendo classificados como desreguladores endócrinos ambientais, capazes de comprometer a homeostase, a reprodução e o desenvolvimento animal. Órgãos hormônio-dependentes, como a próstata, estão especialmente predispostos a sofrer alterações quando expostos aos ftalatos. Nesse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar os principais tipos de ftalatos dispersos no meio ambiente, bem como destacar seus efeitos sobre a próstata. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura acerca dos processos de morfogênese prostática, estresse oxidativo, inflamação e carcinogênese, considerando, ainda, as principais vias e eventos moleculares – dentre eles, a epigenética – afetados por ftalatos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Correlação entre câncer de próstata e a vasectomia: uma revisão de literatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-14) Costa, Raíssa Sousa; Pereira, Sergio [UNESP]
    O câncer de próstata é a neoplasia que mais acomete homens nos países desenvolvidos, sendo o segundo câncer com maior taxa de mortalidade, perdendo apenas para o câncer de pulmão. A vasectomia é uma cirurgia simples, realizada seccionando o ducto deferente, interrompendo a passagem de espermatozoide, sendo utilizado como um método contraceptivo que vem se popularizando entre casais que não desejam ter filhos. A vasectomia pode causar alterações endócrinas, imunológicas e, segundo alguns autores, na função prostática. Decorrente dessas alterações, levantou-se o questionamento desse método contraceptivo ter alguma relação com o desenvolvimento do câncer de próstata, sendo essa uma grande discussão dentro da comunidade científica, visto que os autores têm perspectivas diferentes sobre o assunto, alguns defendem que exista alguma correlação e outros não. Dessa forma, buscamos analisar o trabalho de alguns autores com perspectivas diferentes sobre o assunto tendo como objetivo estabelecer uma relação entre eles. Observou-se que os autores que, apesar das perspectivas diferentes, não há um consenso em relação a não haver uma ligação entre a vasectomia e o câncer de próstata, não obstante em nenhum trabalho foi negado que não possa haver uma ligação indireta entre a vasectomia e o câncer de próstata, visto que esse procedimento pode causar alterações fisiológicas, logo não descartamos a possibilidade de que mesmo que não tenha uma ligação direta, não possa haver uma ligação indireta entre o procedimento e a doença, visto que o câncer é uma doença complexa e deve-se levar em consideração diversos outros contexto da saúde do paciente. Assim, apesar da controvérsia que há na literatura científica sobre a correlação entre vasectomia e câncer da próstata, a vasectomia pode ser considerada um fator de risco, pois promove aumento no índice de proliferação celular, fazendo com que de forma indireta possa contribuir com o desenvolvimento do câncer de próstata, cuja etiologia é multifatorial.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Percepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o processo de inclusão de crianças com TEA
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-22) Ferreira, Carolaine Jesus; Zanata, Eliana Marques [UNESP]
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um Transtorno do neurodesenvolvimento com alta incidência e prevalência, que interfere no modo do indivíduo interagir e de se relacionar com o mundo à sua volta. As principais características do autismo são: dificuldades na comunicação e na interação social, bem como padrões de comportamentos restritivos e repetitivos, que geralmente se manifestam na infância ao apresentar dificuldades de aprendizado e, dessa forma, a escola e a rede de ensino de uma forma geral deverão estar preparadas para recebê-las. Mas nem sempre os professores se sentem confiantes na hora de incluir esses alunos. Desse modo, o objetivo da presente pesquisa é coletar informações sobre as observações e percepções de professores do ensino fundamental sobre quais são as dificuldades de incluir alunos com TEA.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-13) Holanda. Guilherme Henrique Costa; Brito, Matheus Belizario
    É de suma importância o uso de uma metodologia de aprendizagem e ensino própria para cada idade, respeitando-se a pauta cognitiva, motora, afetiva e social. Na introdução esportiva, designadamente do voleibol, vários fatores devem ser levados em consideração como desenvoltura, práticas metodológicas aplicadas, interação entre os atletas, que a contornam complexa para os docentes e discentes. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral debater as metodologias utilizadas para o ensino do voleibol. Logo, trata-se de uma revisão de literatura. Foram utilizados livros e bases de dados como: LILACS, Scielo, PUBMED e Google Acadêmico. E os principais trabalhos que abarcam a temática publicados nos últimos 8 (oito) anos. Para iniciação no voleibol o espaço escolar é um ambiente exímio para esta metodologia, porque a mesma faz parte do procedimento de ensino aprendizagem, e no âmbito dela depara-se com várias crianças e adolescentes dispostos e prontos a aprender. Contudo, há inúmeros fatores que possuem influência nas metodologias ativas no ensino do voleibol, e por conseguinte, na presteza do retorno motor, como por exemplo, a faixa etária, categoria de treinamento, método aplicado, gênero, experiência em uma alguma prática, condicionamento físico, cansaço do indivíduo e grau cognitivo. Ou seja, a educação dos esportes coletivos precisa assegurar a concepção de jogo e, portanto, ocasionar conjunturas que eles descobrem em quadra. Não obstante, existem algumas metodologias métodos a serem seguidas na introdução ao ensino do voleibol e compete ao professor se familiarizar em saberes e conhecimentos científicos e optar pelo método adequado a ser desempenhado.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências da Natureza: reflexões sobre o PNLD 2021
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-12) Barcellos, Heloisa Fonseca
    Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deu grande importância para uma organização curricular por Áreas do Conhecimento e para um ensino interdisciplinar, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021 teve como critério eliminatório a presença da interdisciplinaridade nos materiais didáticos, tal que os livros passaram a ser organizados pelas áreas, e não mais pelos componentes curriculares. Dessa forma, buscando compreender como essa reorganização ocorreu e como aparece a interdisciplinaridade nesse contexto, realizamos uma análise documental da BNCC, do Guia do PNLD 2021 de Ciências da Natureza e dos livros didáticos selecionados, um de cada uma das sete coleções aprovadas. Os livros foram então classificados entre os níveis multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e interdisciplinaridade, com base nas atividades propostas e nos subsídios oferecidos. Os resultados revelam que os materiais ainda estão organizados dentro de uma perspectiva mais próxima da multidisciplinaridade ou pluridisciplinaridade, podendo ser consideradas como obras de transição. Além disso, poucos são os subsídios oferecidos, deixando muitas vezes a cargo do professor a responsabilidade de construir um ensino interdisciplinar.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Metodologias ativas e o processo de ensino e aprendizagem: considerações teóricas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-25) Imbriani, Maria Gabriela Pinheiro; Tezani, Thais Cristina Rodrigues [UNESP]
    As Metodologias Ativas, nos últimos anos, passaram a serem estudadas e aplicadas em diferentes contextos escolares, tendo em vista a importância da aprendizagem significativa e o preparo dos alunos para os desafios do século XXI. Esta pesquisa de trabalho de conclusão de curso de Pedagogia caracterizou-se como descritiva, qualitativa e bibliográfica, e teve como objetivo realizar uma revisão das produções científicas sobre Metodologias Ativas no Brasil, considerando artigos da área educacional publicados na base de dados Scielo entre 2013 e 2023. Dentre os resultados obtidos, constatou-se principalmente o grande volume de publicações sobre o Ensino Superior na área da Saúde. Dentre as Metodologias Ativas mais populares verificou-se que a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Sala de Aula Invertida são aquelas com maior recorrência. Entretanto, considerando que a ABP é mais antiga e apareceu com maior incidência em artigos voltados à área da Saúde, constatou-se que a Sala de Aula Invertida é uma das Metodologias Ativas mais populares na Educação. Inferiu-se que as Metodologias Ativas de Aprendizagem são importantes no processo ao colocar o aluno como protagonista do seu aprendizado. Ainda há muito a ser discutido nesta área e as escolas precisam equipar-se para que as Metodologias Ativas sejam aplicadas de maneira satisfatória. Ademais, os professores ao utilizar as Metodologias Ativas precisam atentar-se ao contexto e a realidade do ambiente escolar, visando como objetivo final a formação integral dos estudantes.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Relações sistemáticas dos euquelicerados paleozóicos: um novo registro de eurypterida para o devoniano do Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-12) Franco, Mateus Bocate; Ghilardi, Renato Pirani [UNESP]
    Os euripterídeos, também conhecidos como “escorpiões marinhos”, compõem um grupo monofilético de euquelicerados aquáticos. A partir do registro fóssil, é possível inferir que esses invertebrados dominaram o shoreface durante o Siluro-Devoniano e posteriormente foram confinados aos ambientes lacustres e fluviais até sua extinção no Permiano. Com 250 espécies organizadas em 21 famílias, os euripterídeos representam um clado diverso com importantes funções ecológicas e diferentes adaptações evolutivas. O registro de euripterídeos para o Paleozóico é esparso, no entanto, a maioria das ocorrências relatadas na literatura estão limitadas aos paleocontinentes Avalonia, Armorica, Baltica, Iberia e Laurentia. No Brasil não há estudos aprofundados sobre esses organismos, uma vez que os registros paleontológicos são escassos ou até mesmo inexistentes. Recentemente, após trabalhos de campo na região de Chapada dos Guimarães, um exemplar deste táxon foi encontrado em rochas da Unidade 2 (Grupo Chapada - Bacia do Paraná) de idade Praguiana-Eifeliana. Considerando a escassez de informações acerca dos euripterídeos em território brasileiro, este trabalho visa avaliar taxonomicamente o fóssil coletado. A porção ântero-dorsal está exposta, já a porção póstero-ventral encontra-se recoberta pela matriz rochosa. Assim, a reconstrução morfológica externa e a análise das estruturas foram feitas através da junção de imagens geradas por fotografia e microtomografia. O espécime em questão apresenta uma organização corporal bem delimitada, com facetas articulares bem definidas dividindo cada segmento. Seu prossoma contém uma carapaça dorsal semicircular e ornamentada com estrias concêntricas de mesma concavidade. Apenas uma porção fragmentada do apêndice VI foi observada, contendo o podômero VI-4 e uma porção distal possivelmente englobando VI-8 e VI-9. Este apêndice incompleto é não-espinífero, desprovido de um podômero modificado (7a), podendo ser do tipo Kokomopterus. O opistossoma, cuja organização corporal é do tipo indiferenciado, compreende um mesossoma com seis somitos evidentes e um metassoma com apenas 4 somitos visíveis. A diferenciação entre a porção final do metassoma com o telson não é clara. Esta estrutura apresenta uma composição do tipo wedge-shaped ou clavate. Apêndice genital do tipo “A”, constituído por apenas uma articulação proximal. Ao redor do apêndice abdominal mediano há um par de suturas transversais mal definidas, assim como as linhas divisórias das placas do opérculo dos Eurypterida. Par de tratos branquiais ovais e de pequeno calibre (Kiemenplatten) dispostos no segundo segmento abdominal. A partir das análises morfofuncionais dos fragmentos dos apêndices locomotores, é possível inferir que esse organismo tinha hábitos alimentares comumente associados à subordem Stylonurina, variando de predação por necrófagos em regiões bentônicas a alimentação por varredura de fundo. Considerando o Kiemenplatten, pode-se dizer que esse animal tinha hábitos anfíbios e era capaz de realizar excursões terrestres. Assim, a categorização desse espécime como Stylonurina, subordem Eurypterida, representa uma nova ocorrência dessa ordem para o Devoniano do Brasil.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Afetividade e fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão sistemática da literatura brasileira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-02) Molinari, Victoria; Lepre, Rita Melissa [UNESP]
    O presente trabalho teve por objetivo, por meio de uma revisão sistemática de literatura, levantar as principais perspectivas a respeito das relações entre a afetividade e as situações de fracasso escolar enfrentadas por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizada pesquisa com foco no levantamento de artigos produzidos por pesquisadores brasileiros, em seu idioma de origem, ao longo dos anos posteriores ao estabelecimento das Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Pedagogia (2006), sob hipótese inicial de que a referida regulamentação poderia desencadear mudanças conceptuais significativas a respeito do tema. Os artigos analisados apresentaram grande aderência entre si, o que favoreceu a análise dos conteúdos. Os resultados obtidos nos artigos analisados apontam a prevalência de perspectivas ambientalistas e concepções dicotomizadas enraizadas nas diferentes esferas ligadas a educação escolar, sugerindo apenas pequenos indícios de mudanças positivas ocorridas com a passagem do tempo. Sugere-se novas pesquisas com maior enfoque ao tema, com objetivos de promover uma educação que verdadeiramente atenda a todos, na qual a afetividade também seja uma premissa e se seja considerada como método e resultado da ação docente
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Remoção de coliformes totais e escherichia coli em fotobiorreator tubular com e sem suporte para imobilização e biomassa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-10) Mondin, Giovanni Andrade; Pompei, Caroline Moço Erba
    O cenário atual busca por sistemas alternativos de tratamento de esgoto, visto que no modelo centralizado de saneamento adotado atualmente há elevado custo de implantação, operação e manutenção, além da desvalorização de resíduos e nutrientes presentes no efluente. Tem se destacado o uso de microalgas para tratamento do esgoto sanitário dentro de um modelo de gestão mais sustentável, uma vez que, permite o reuso da água para fins não potáveis, recupera valiosos nutrientes como nitrogênio e fósforo, além de ser capaz de remover organismos patogênicos que afetam a qualidade de vida e saúde da população de modo geral. Dentre os processos, o presente trabalho teve como objetivo principal avaliar o potencial de remoção de um fotobiorreator fechado tipo tubular vertical (bubble-column) em remover coliformes totais e Escherichia Coli (E. coli). Utilizou-se de esgoto sanitário com adição de inóculo de cultura de microalgas nativas do próprio esgoto. As análises ao longo dos dias de experimento permitiram avaliar o potencial dessa tecnologia na remoção dos microrganismos selecionados, bem como entender a dinâmica de remoção ao longo do fotoperíodo (claro e escuro), e avaliar a eficiência de um meio suporte para imobilização de biomassa.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Estudo da intervenção local de bisfosfonatos no tratamento de osteopenia ou osteoporose
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-07) Couto, Rafaela Aparecida dos Reis; Lisboa Filho, Paulo Noronha [UNESP]
    A osteoporose é uma condição caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea, afetando predominantemente mulheres na pós-menopausa devido à redução nos níveis de estrógeno, essencial para a absorção de cálcio. No entanto, a terapia hormonal, uma opção comum para enfrentar esse problema, torna-se impraticável por causa de seus efeitos colaterais, como o aumento do risco de câncer de mama, limitando sua utilização ao longo de vários anos. Diante desse cenário, os bisfosfonatos emergem como uma alternativa viável. Esses medicamentos exibem uma elevada afinidade pelos íons de cálcio, desempenhando um papel crucial na preservação da saúde óssea. No entanto, é importante destacar que, infelizmente, os bisfosfonatos não estão isentos de efeitos colaterais, especialmente quando administrados oralmente, o que pode levar a complicações como irritação gastrointestinal. Portanto, este estudo propõe uma revisão abrangente que se concentra na exploração de sistemas de ação local para os bisfosfonatos, com ênfase em estratégias de drug delivery. A análise se baseia em estudos recentemente publicados sobre o tema, buscando compreender de forma aprofundada como esses sistemas podem oferecer benefícios terapêuticos significativos na gestão da osteoporose, minimizando potenciais efeitos adversos associados à administração oral convencional desses medicamentos. Resultados promissores foram identificados no contexto do sistema de ação local de medicamentos, como o alendronato de sódio. Contudo, para consolidar e avançar nessa abordagem terapêutica, é imperativo que se realizem um número mais substancial de pesquisas in vivo, pois é crucial para validar os dados promissores obtidos em experimentos in vitro, permitindo uma transição mais confiável para possíveis aplicações clínicas. Estas investigações proporcionarão um esclarecimento valioso acerca da eficácia, segurança e possíveis desdobramentos clínicos desses métodos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Abordagem verde para obtenção de extratos de sementes de guaraná com potencial antiproliferativo e antitumoral utilizando solventes eutéticos naturais profundos (NADES)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-13) Godoi, Rhayssa Yuki Ishii; Rinaldo, Daniel [UNESP]
    A semente de Paullinia cupana Kunth., popularmente conhecido como guaraná, é a parte utilizada pela indústria, principalmente para a produção de refrigerantes, mas também pode ser consumida em pó ou em cápsulas como neuroestimulante e é amplamente utilizada na medicina tradicional para o tratamento de dores musculares e como antioxidante. O guaraná possui um grande valor econômico no Brasil, sendo no ano de 2022 produzido 2.460 toneladas de sementes. O guaraná possui grande potencial para a indústria farmacêutica e biotecnologica devido aos diversos metabólitos secundários de interesse, como as catequinas e a cafeína. As extrações nestas indústrias são feitas utilizando solventes tóxicos, como soluções hirometanólicas ou hidroetanólicas, que devem ser evitados, pois a sua ingestão pode causar diversas complicações por serem tóxicos aos seres humanos e ao meio ambiente. Buscando solucionar os problemas apresentados e aumentar a biocompatibilidade e biodegradabilidade, o presente trabalho buscou o uso de um novo método que seja de baixa toxicidade e alta seletividade e eficiência como alternativa, os Natural Deep Eutectic Solvent (NADES), que associados ao desenvolvimento de métodos analíticos, são capazes de minimizar ou até anular a utilização de solventes tóxicos. Foram preparados 13 NADES e cinco extrações convencionais, a quantidade extraída de cafeína do pó de P. cupana de cada extração foi analisada por meio da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE), com o objetivo de manter todo o processo dentro dos princípios da Química Analítica Verde. De forma a demonstrar a potencialidade dos extratos produzidos com NADES, foram realizados ensaios em culturas celulares, onde foi possível observar baixa toxicidade desses extratos, sendo o NADES de base cloreto de colina e glicerol (1:2, mol/mol) o de menor toxicidade nas culturas VERO. Contudo, quanto à capacidade antitumoral dos extratos com NADES, os resultados não foram efetivos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Ensino remoto emergencial e trabalho docente: enfrentamentos no pós-pandemia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-21) Maemura, Julia Kaori; Celeste Filho, Macioniro [UNESP]
    O presente estudo teve como objetivo compreender e refletir sobre a crise educacional decorrente da pandemia da Covid-19, assim como, investigar e analisar os desafios enfrentados pelos professores após o retorno às aulas presenciais até os dias atuais, a fim possibilitar o fornecimento de subsídios ao planejamento de intervenções pedagógicas de professores da educação básica. A escolha do tema veio após a oportunidade oferecida durante as aulas do curso de Pedagogia em escutar diferentes professores e gestores de instituições escolares sobre os desafios enfrentados nas práticas diárias, durante e após a pandemia, mostrando necessário expor a realidade atual que está acontecendo em sala de aula. A pesquisa de caráter exploratório de natureza qualitativa, fazendo uso da técnica de entrevista como instrumento para a coleta de dados, buscou investigar a realidade atual de quatro docentes atuantes no 4º (quarto) e/ou 5º (quinto) ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo dois da rede privada e dois da rede pública de instituições escolares localizadas na Região Metropolitana de São Paulo. Deste modo, concluiu-se que por mais que as dificuldades durante a pandemia da Covid-19 tenham passado, novos desafios são enfrentados diariamente pelos docentes em suas salas de aula. Dessa forma, este estudo ajuda a expor e refletir dentro de uma visão crítica sobre a crise educacional que ainda pode ser presenciada dentro das instituições escolares, possibilitando novos olhares mais humanitários, a fim de se aproximar da superação dos obstáculos deixados pela pandemia, além dos já existentes antes desse período.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Dinâmica sazonal da assembleia de aves em área urbana de Cerrado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-07) Souza, Gustavo Anhaia de; Donatelli, Reginaldo José [UNESP]
    O Cerrado é o segundo maior Domínio Fitogeográfico sul americano, apresentando uma rica avifauna de mais de 800 espécies. No entanto, ao longo das últimas décadas, esse vem sofrendo continuamente com o desmatamento, com sua vegetação sendo substituída para utilização antrópica. As aves são organismos bioindicadores, tendo em vista que essas possuem uma rápida resposta à fragmentação; diversas espécies têm especificidades alimentar, além de serem de fácil detecção de modo que o conhecimento das exigências ecológicas desse grupo, nos permite aferir o quão conservado está uma determinada área de estudo. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo (1) comparar a assembleia de aves em duas áreas de cerradão do município de Bauru no Refúgio de Vida Silvestre Aimorés, uma urbana e outra rural entre janeiro de 2023 a outubro de 2023 e (2) comparar os resultados com áreas pristinas de cerradão no estado de São Paulo. As amostragens foram realizadas mensalmente por meio da metodologia de pontos fixos, sendo um dia na área rural (Gleba 2) e outro na área urbana (Gleba 1), nos períodos da manhã e tarde, totalizando 40 horas de esforço amostral. Foi também realizado o levantamento qualitativo, no trajeto entre os pontos como método complementar de amostragem. Foram registradas um total de 116 espécies distribuídas em 39 famílias na área em questão. Nas Glebas 1 e Gleba 2 foram registradas respectivamente 88 espécies (com 2978 contatos) e 107 (com 3016 contatos). Destas, nove são exclusivas da Gleba 1 e 28 foram encontradas somente na Gleba 2. Em ambas Glebas houve uma predominância de aves insetívoras, seguida por onívoros, com 14,8%; granívoros, correspondendo a 12,5%; frugívoros abrangendo 11,4%; nectarívoros com 5,7% e carnívoros, 4,5%. Na estratificação vertical houve o predomínio do estrato arbóreo. Cabe ressaltar que a grande maioria das espécies registradas ocupam e/ou foram registradas em mais de um estrato vertical. Das espécies migratórias que ocorrem na região foram registradas Ictinia plumbea, Vireo chivi, Tyrannus savana, T. melancholicus, Myiodynastes maculatus e Empidonomus varius. Grande parte das aves registradas são espécies pouco sensíveis às alterações antrópicas, com algumas espécies mais sensíveis sendo encontradas somente na área menos antropizada.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Jogos e brincadeiras indígenas na escola: um estudo de revisão sistemática da literatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-09) Pereira, Beatriz Caroline da Silva; Corrêa, Denise Aparecida [UNESP]
    Estudar acerca dos povos indígenas é engrandecedor, pois é a cada estudo que aprendemos e nos instigam a valorizar a cultura dos povos originários, re(significando) nossa prática pedagógica. E com isso, os jogos e as brincadeiras advindas dos povos indígenas que fazem parte da nossa cultura, enquanto professores é nosso dever refletir e criticar as implicações, enquanto não indígenas, e o que fazemos para a valorização da cultura e luta daqueles que sofrem e são marginalizados por não ampliarmos nossos olhares. O objetivo deste estudo foi investigar a produção acadêmica no campo de estudos dos jogos e brincadeiras indígenas na escola, mediante revisão sistemática da literatura. Mapear e caracterizar os estudos no âmbito da produção acadêmica acerca dos jogos e brincadeiras indígenas no contexto escolar entre os anos de 2008 e 2020. Trata-se de uma pesquisa pautada na abordagem metodológica qualitativa de natureza descritiva e bibliográfica. Compreende-se que os jogos e as brincadeiras indígenas são proveitosas para o ensino-aprendizagem, ajudando na construção do pensamento crítico, relações culturais e históricas, e que a Educação Física é o componente curricular que está em destaque acerca dos trabalho realizados nas escolas para a valorização da cultura indígena. Logo, esse estudo proporciona novos olhares para a interculturalidade dos diversos jogos e brincadeiras indígenas, para que as crianças possam levantar questionamentos, mostrando a importância dessa temática ser levada ao espaço escolar.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Obesidade infantil na escola: uma revisão sistemática acerca da participação ou não participação nas aulas de Educação Física
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-01) Botelho; Ugaya, Andresa de Souza [UNESP]
    A presente revisão bibliográfica surgiu a partir da necessidade de investigar se a obesidade e/ou sobrepeso infantil interferem na participação dessas crianças nas aulas de Educação Física, não como limitador físico, mas sim social. Para isso, foram analisadas 10 obras de variados autores nas plataformas de busca de dados Scielo, Acervo+ e Repositório Institucional do Centro Universitário Faculdade de Educação e Meio Ambiente/Unifaema. As análises permitiram concluir que ainda há uma escassez de pesquisas acerca do tema, sendo assim, a pesquisa também procurou contribuir com a literatura já existente a fim de favorecer a atuação do professor durante as aulas e o papel da Educação Física Escolar como componente curricular, podendo atuar como agente de intervenção.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Iniciação esportiva: desafios de uma cultura esportiva inclusiva e acessível
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-06) Eid, Fernanda Penna; Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
    O mundo dos esportes transcende a ação física nas quadras, campos e ginásios. Dentro de cada lançamento, corrida e jogo, há um rico pano de fundo de valores, habilidades e oportunidades que moldam não apenas atletas, mas também a sociedade como um todo. A iniciação esportiva, o primeiro passo nesse universo, é uma etapa crucial na vida de crianças e jovens. Não se limita apenas a incutir a paixão pelo esporte, mas vai muito além, influenciando o desenvolvimento físico, mental e social de indivíduos de maneira profunda e duradoura. A iniciação esportiva é uma ferramenta poderosa para promover a inclusão e a diversidade. Ela quebra barreiras e proporciona oportunidades iguais a pessoas de diferentes origens, idades, gêneros e habilidades. Essa diversidade enriquece o ambiente esportivo, promovendo a compreensão e o respeito pela pluralidade. Tomando como base a presente argumentação, este estudo apresenta como problema de pesquisa: Quais os aspectos da iniciação esportiva e como ela pode contribuir para a propagar uma cultura esportiva inclusiva e acessível? Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo explorar os aspectos da iniciação esportiva, destacando sua importância no desenvolvimento de habilidades, valores esportivos, saúde e bem-estar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para o desenvolvimento dos objetivos específicos numa análise, argumentações consistentes e foi adotado como processo metodológico uma pesquisa de caráter objetivo e qualitativo, usando como base um estudo de diferentes autores em uma pesquisa bibliográfica que permitirá um maior aprofundamento no tema. No contexto atual, o esporte tem experimentado uma ampla popularização, especialmente em relação à saúde e ao bem-estar. A sociedade, como um todo, o elevou a um patamar de grande relevância e interesse coletivo. Nesse sentido, devido à sua associação com a saúde, muitos acreditam que o esporte tem a função de preparar a criança para se tornar um atleta capaz de lidar com diversas questões, inclusive as de ordem emocional, simplesmente por meio da participação em atividades esportivas