Instituto de Biociências, Rio Claro

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  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A (des)educação do Governo Bolsonaro: um balanço político da contribuição de Bolsonaro e seus Ministros à educação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-16) Gonzalez, Luiza; Gnecco, José Roberto [UNESP]; Figueiredo, Gabriella Andreeta [UNESP]
    Bolsonaro liderou um verdadeiro atentado à educação durante seus quatro anos de Governo diretamente através de suas políticas ao longo do mandato, desde o financiamento da educação, até suas indicações para o Ministério, mas também indiretamente, a partir de seus discursos e opiniões, que se tornaram públicas pelo seu cargo, auxiliando na manutenção dos valores e costumes conservadores e orientados a partir da visão religiosa. O estudo a seguir se propõe a avaliar a política educacional do Governo de Jair Bolsonaro (2018-2022) em três etapas: o primeiro, com elementos iniciais sobre como opera a educação pública no país, sob qual lógica e estrutura; em um segundo momento, o leitor encontrará uma análise das principais medidas de Bolsonaro para a educação; e por fim, um capítulo dedicado apenas à discorrer sobre os Ministros da Educação e sua atuação na pasta. Portanto, o presente trabalho tem como intuito contribuir com os estudos sobre o avanço do neoliberalismo e conservadorismo sobre a educação Brasil, com foco no período correspondente ao Governo Bolsonaro, de modo a tentar sintetizar os impactos de um projeto de extrema direita em um país. Ainda assim, compreende-se como fundamental a sequência da produção acadêmica a respeito do governo Bolsonaro no país, seja em sua totalidade, seja a partir de recortes específicos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Atividade física e saúde mental pós-pandemia de covid-19 em universitários
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-08) Vieira Filho, Marcos Roberto; Hiraga, Cynthia Yukiko [UNESP]
    O presente estudo busca examinar a relação entre o nível de atividade física, estresse percebido e sintomas depressivos na pós-pandemia de COVID-19 em universitários. Os participantes do presente estudo são 152 estudantes de graduação, maiores de 18 anos de idade, recrutados de universidades ou centros universitários do estado de São Paulo. Os instrumentos de pesquisa para a coleta de dados consistem de um inquérito sociodemográfico e três questionários padronizados e amplamente utilizados para fins científicos. O inquérito inclui perguntar sobre a idade, gênero, cor/raça e curso de graduação de cada participante. Os três questionários padronizados incluem o Questionário Global de Atividade Física (GPAQ), a Escala de Percepção de Estresse (PSS) e a escala para rastreio de sintomas de depressão CESD-R. A ferramenta digital online Google Formulários será utilizada para a coleta de dados. Correlações de Spearman foram realizadas pela plataforma PASW Statistics para estabelecer o valor absoluto do coeficiente entre duas variáveis (i.e., nível de atividade física x estresse percebido; nível de atividade física x sintomas depressivos; estresse percebido x sintomas depressivos). Os resultados indicaram uma correlação moderada entre o estresse percebido e os sintomas depressivos; uma correlação baixa entre o nível de atividade física e estresse percebido; uma correlação insignificante entre o nível de atividade física e sintomas depressivos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Literatura infantil e os estereótipos de gênero: um enfoque nos contos de fadas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-08) Decina, Danielle Mayumi; Rossi, Célia Regina [UNESP]
    Considerando o cenário do sistema patriarcal e machista, tanto mulheres quanto homens sofrem negativamente com a discriminação de gênero. Desde a infância, as crianças são expostas a preconceitos, inclusive nos contos de fadas que permeiam suas vidas, em casa e na escola. Apesar da relevância dessas histórias para o desenvolvimento infantil, é crucial reconhecer que muitos contos de fadas frequentemente retratam personagens estereotipados, particularmente as figuras femininas. Esses estereótipos distorcidos são assimilados precocemente pelas crianças e podem influenciar seus conceitos e práticas sociais. Portanto, é vital abordar o tema, identificando e problematizando os contos de fadas que perpetuam esses estereótipos, buscando formas de reduzir sua disseminação equivocada e destacar narrativas conscientes e empoderadas. Por meio desta pesquisa bibliográfica, busca-se compreender a extensão dos estereótipos de gênero nestes contos e seu impacto nas percepções infantis dos papéis masculinos e femininos. A análise crítica dos conteúdos presentes nos contos é essencial para identificar os padrões preconceituosos e desvantajosos atribuídos às personagens femininas. Ao fazê-lo, os(as) educadores(as) podem promover uma abordagem mais equilibrada, estimulando a reflexão sobre as mensagens da literatura infantil e cultivando uma perspectiva inclusiva e igualitária das relações de gênero.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    As ciências da natureza e a educação ambiental no ensino fundamental: análise do material de apoio "Currículo em ação"
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Francischini, Eduarda Varges; Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]
    As discussões sobre meio ambiente e práticas sustentáveis se tornaram comuns na sociedade atualmente, mas sem muito aprofundamento sobre o real significado e necessidade da existência de Educação Ambiental (EA) em nosso dia a dia, para que nos tornemos pessoas conscientes e críticas sobre o assunto. É necessário que a EA esteja efetivamente inserida na educação básica para que tal aprofundamento de conhecimentos seja possível. Dito isso, o presente trabalho busca investigar as atividades e situações de aprendizagem sobre EA que estão inseridas em ciências da natureza, na rede pública de ensino, especificamente nos anos finais do ensino fundamental, através da observação do material pedagógico de apoio “Currículo em Ação”, que é utilizado nas escolas públicas de todo o estado de São Paulo. A investigação se deu por revisão bibliográfica sobre o assunto e análise de conteúdo do material didático, evidenciando como a EA é inserida nas propostas curriculares e seu lugar na educação básica, para que assim fosse possível uma discussão cuidadosa do material pedagógico. Como resultados, pode-se observar que há muita presença da temática ambiental no material, sendo quase sempre apresentada por meio de atividades investigativas e exploratórias, muitas vezes sugerindo uma socialização dos conhecimentos com a comunidade escolar e/ou local, bem como ficou claro que a interdisciplinaridade que é requerida para a prática de educação ambiental, conforme documentos que a norteiam no Brasil, não aparece citada ou sugerida em nenhum momento durante as atividades.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Explorando a astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo das publicações do Caderno Brasileiro de Ensino de Física
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-11) Silva, Paluma Dionizia Gomes Costa; Azevedo, Maria Antônia Ramos de [UNESP]; Soja, Ana Cecília
    O presente estudo teve como objetivo analisar produções científicas sobre o Ensino de Astronomia na Educação Básica, com enfoque nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, examinou um período de quinze anos (2007 a 2021) das publicações da revista "O Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF)" da UFSC, dada a significativa contribuição deste periódico em publicações relacionadas às experiências didático-pedagógicas na área. Foram analisados trabalhos anteriores, durante e após a aprovação da BNCC e do ano internacional da Astronomia em 2009, para investigar se e como esses eventos poderiam impactar a discussão. A metodologia central empregada foi revisão bibliográfica sistemática, visando reunir um vasto referencial teórico para análise qualitativa, resultando em 44 artigos que correspondiam aos descritores utilizados. A pesquisa identificou consenso sobre a relevância do Ensino de Astronomia na Educação Básica, respaldado por documentos como o PNE e a BNCC. A necessidade de formação contínua de professores, recursos didáticos e a reavaliação da formação docente também foram destacadas nos trabalhos. Além disso, observou-se um grande impacto do Ano da Astronomia na quantidade de trabalhos publicados, sendo estes especialmente dedicados a temas de ensino de Astronomia no geral. Já a implementação da BNCC teve como resultado um aumento mais modesto no número de artigos, porém com temáticas mais abrangentes e direcionadas aos problemas desse ensino em si. Complementarmente, observou-se que havia pouca diversidade regional e de gênero nos trabalhos, o que deve ser melhor investigado em trabalhos posteriores. Todas essas questões apontam para um cenário multifacetado e abrangente no tocante ao ensino de Astronomia nos anos iniciais da Educação Básica, revelando um campo de pesquisa rico que ainda precisa ser melhor explorado.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Efeitos da dica implícita incongruente no tempo de resposta
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-08) Rocha, Fabricio Gabriel de Moura; Barela, José Angelo [UNESP]
    O objetivo do estudo foi examinar os efeitos da dica implícita incongruente visual no tempo de resposta de uma tarefa de escolha em adultos jovens. O estudo contou com a participação de 16 adultos jovens (22 +/- 2,3 anos), ambos os sexos. Cada participante foi submetido a um teste de tempo de resposta de escolha computadorizado, com a apresentação de 4 círculos em um monitor e com um círculo sendo preenchido caracterizando o estímulo. Esse teste foi realizado com 3 condições experimentais: sem dica; dica implícita congruente, com um ponto preto aparecendo no centro do círculo correspondente ao estímulo, durante 43 ms e 86 ms antes do estímulo; e dica implícita incongruente, caracterizada por um ponto preto aparecendo no centro do círculo não correspondente ao estímulo, durante 43 ms e 86 ms antes do estímulo. Cada condição foi repetida 12 vezes totalizando 36 tentativas, apresentadas aleatoriamente. Os resultados indicaram que o tempo de resposta foi menor na condição de dica implícita congruente do que nas condições sem dia e com dica incongruente. Nenhuma diferença foi observada entre as condições sem dica e com dica incongruente. Esses resultados indicam que a ocorrência de uma dica implícita congruente melhora a tomada de decisão. A ocorrência da dica implícita incongruente não gera efeito algum no tempo de resposta e, portanto, na tomada de decisão. Portanto, enquanto a dica congruente melhora, a dica incongruente não provoca qualquer alteração na tomada de decisão de adultos jovens.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Sucesso de forrageio no mico leão preto (Leontopithecus chrysopygus)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-14) Lara, Francisco; Culot, Laurence Marianne Vincianne [UNESP]
    O Mico Leão Preto (Leontopithecus chrysopygus Mikan, 1823) é um primata calitriquídeo, cuja dieta consiste de frutos, exsudatos, néctar, invertebrados, principalmente insetos, e pequenos vertebrados. Ele procura as presas animais em uma gama de microhábitats como em frondes de palmeiras, entre suas flores e cachos de frutos, além de suas folhas secas, em meio a gravetos, sob cascas soltas de árvores, em cavidades na madeira, em musgos e plantas epífitas, lianas, moitas de bambu e madeira podre em decomposição. Apesar dos estudos feitos sobre as técnicas de forrageio e variedade de microhabitats usados pela espécie, ainda não existem informações sobre o sucesso de capturas das presas animais nos diferentes microhábitats e como este e o tempo de forrageio variam de acordo com a biomassa de invertebrados no ambiente. Essas informações são importantes para entender melhor os requisitos do Mico Leão Preto em termos alimentares e de microhábitat. Deste modo este trabalho busca compreender, através de observações de eventos de forrageio ad libitum se, dentre estes muitos microhábitats, há um maior sucesso na captura de insetos em determinado microhábitat. Entre abril e julho de 2023, durante 15 dias por mês foram coletados dados sobre o tipo de microhábitat, a duração do evento e se o indivíduo obteve sucesso (se capturou uma presa), para cada evento de forrageio. Além disso, todo mês, foi estimada a biomassa de invertebrados com o uso de 200 armadilhas pitfall. Nós observamos 2059 eventos de forrageio e a biomassa de invertebrados estimada variou de 0,03 a 0,33 g/m2. É possível concluir que há microhábitats mais relevantes para o forrageio sendo bromélias e palmeiras os mais frequentemente visitados (86,80%), e que apresentaram maior sucesso (85,02%). Pudemos observar também que com a diminuição da biomassa de invertebrados houve uma concomitante diminuição no sucesso na obtenção de presas animais o que foi compensado pelos micos-leões-pretos aumentando o tempo dedicado ao forrageio, ao invés de buscar por outros recursos. Em suma, insetos são um recurso importantíssimo para subsistência do mico-leão-preto, saber como e onde esse recurso é obtido se mostra relevante para melhor entendimento das estratégias de sobrevivência da espécie.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A importância da fenologia no espectro de economia foliar em espécies da Caatinga
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-21) Neves, Nattália do Prado; Morellato, Leonor Patrícia Cerdeira [UNESP]; Ramos, Desirée Marques
    As características morfológicas e fenológicas das folhas representam importantes traços foliares que estão correlacionados, no sentido de otimizar o uso dos recursos pela planta, definindo um espectro de economia foliar. O investimento para formação de uma folha é alto para a planta, sendo necessário um tempo para que a planta obtenha retorno do custo investido. Assim, é esperado que haja uma correlação entre os traços funcionais relacionados ao investimento foliar e os traços fenológicos, representando o tempo de duração da folha. Na Caatinga, grande parte dos indivíduos exibem um comportamento decíduo síncrono durante a estação de déficit hídrico, indicando que a estação seca e a sazonalidade climática implicam diretamente no comportamento e grau de deciduidade das plantas. Além dos baixos índices de precipitação, existe uma ampla variação no volume de precipitação anual entre áreas, formando um gradiente de aridez. Neste estudo, investigamos se espécies que investem mais na construção das folhas, isto é, aquelas com maior massa foliar específica, apresentam maior longevidade. Além disso, avaliamos se essa relação é influenciada pelos níveis de aridez em regiões com distintos volumes de precipitação da Caatinga. Para isso, conduzimos um monitoramento fenológico remoto próximo, por meio de fotografias repetidas tiradas por câmeras digitais (phenocameras). A alta frequência temporal obtida com as fenocâmeras torna-se importante no ecossistema da Caatinga, pois a vegetação responde rapidamente às variações na umidade. Nossos resultados destacam uma divergência no espectro de economia foliar. Em condições extremas, como altas temperaturas e baixa umidade, o aumento da massa foliar específica resulta em ganhos menores na duração das folhas. Isso sugere que as plantas podem adaptar esses traços às condições ambientais específicas. A aridez e a frequência das chuvas influenciaram os padrões fenológicos das comunidades. Em áreas com distribuição mais uniforme das chuvas, identificamos padrões bimodais na duração da estação de crescimento e na senescência foliar, indicando diferentes estratégias fenológicas, independentemente da massa foliar específica. A aridez mostrou ser um fator ambiental significativo que afeta a plasticidade das respostas fenológicas das espécies.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Relação entre ansiedade pré-competitiva e desempenho esportivo: uma revisão bibliográfica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-22) Camargo, Cauê Castanhola; Machado, Afonso Antonio [UNESP]; Oliveira, Bruna Feitosa de [UNESP]
    A ansiedade pré-competitiva é um estado emocional que pode afetar atletas de diferentes modalidades esportivas antes de uma competição. Compreender a relação entre a ansiedade pré-competitiva e o desempenho esportivo é fundamental para o desenvolvimento de estratégias eficazes de gerenciamento da ansiedade e promoção do desempenho dos atletas. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar e analisar, por meio de uma revisão de literatura, estudos sobre a relação entre ansiedade pré-competitiva e desempenho em atletas de diferentes modalidades. A pesquisa contou com a seleção de conteúdos por meio de sites eletrônicos e periódicos/plataformas de busca como o LILACS, PubMed, Google Acadêmico e Scielo. Foram incluídos estudos publicados entre os anos de 2010 e 2023, que investigaram a relação entre ansiedade pré-competitiva e desempenho esportivo em atletas. Os estudos selecionados foram analisados e sintetizados em relação aos objetivos, metodologia e resultados encontrados, a fim de identificar padrões e tendências na literatura sobre o tema. Conclui-se que a ansiedade não deve ser encarada como um obstáculo, mas como um fenômeno que pode catalisar ou prejudicar o desempenho, dependendo de uma série de variáveis contextuais e individuais. As intervenções psicológicas são um pilar fundamental na gestão desse fenômeno, auxiliando os atletas no manejo eficaz da ansiedade e potencializando seu desempenho.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A educação ambiental na educação básica e suas metodologias: análise de teses e dissertações na plataforma Earte (2017-2020)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-22) Carvalho, Antonio Gabriel Rodrigues; Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]
    No Brasil, o ciclo da educação básica que compreende desde a educação infantil (de 0 a 5 anos) até o final da educação básica (3° ano do ensino médio) é assegurada por lei e oferecida de forma gratuita. Durante os primeiros anos educacionais, até o final do ensino médio, diversas disciplinas são ministradas, e a criança aprende a ler e escrever até chegar à adolescência, onde já tem os conhecimentos básicos para desempenhar papéis primordiais dentro da sociedade. Dentre os diversos temas abordados durante a fase escolar, está a educação ambiental, que consiste em apresentar aos alunos o ambiente em que está inserido e como pode contribuir para a sua preservação e para sua sustentabilidade. Há diversas metodologias de ensino para que esse tema seja trabalhado durante os anos letivos frequentados pelas crianças e adolescentes. É postulado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o ensino da educação ambiental de forma transversal, por meio de práticas interdisciplinares. Porém em muitos locais, tem sido verificado que essa prática interdisciplinar não tem sido devidamente aplicada. Na plataforma Earte.net, desenvolvida e mantida pelo Projeto EArte por pesquisadores da Unesp, Unicamp e USP, contém trabalhos de pesquisa sobre Educação Ambiental nos diferentes anos de ensino, para crianças e adolescentes de diferentes idades. Nessa plataforma, através de filtros como ano e palavras-chave, é possível encontrar teses e dissertações de diferentes regiões do Brasil, que abordam diferentes práticas pedagógicas para a educação ambiental desde a educação infantil até o final da educação básica. Com isso constatado, e com a possibilidade de se verificar as práticas de ensino apresentadas em cada faixa etária e que podem dar embasamento para a formulação de novas políticas e diretrizes sobre educação básica, o presente estudo pretende verificar as metodologias de ensino para cada faixa escolar (educação infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio) verificando os relatos das pesquisas encontradas sobre as práticas pedagógicas. Para tanto, serão usadas as palavras-chave na plataforma Earte.net “educação infantil; metodologias; ensino infantil; ensino fundamental; ensino fundamental I; ensino fundamental II, ensino médio; crianças; adolescentes” e selecionados os anos de 2017 a 2020. Foi escolhido esses anos devido a alteração da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 13.415/2017. Essa lei ficou conhecida como a reforma do ensino médio e alterou a carga horária mínima anual de 800 para 1000 além de flexibilizar a grade curricular (BRASIL, 2023). As pesquisas resultantes da busca foram analisadas, separadas por fase educacional e em seguida identificas as principais práticas pedagógicas descritas. As pesquisas foram separadas e utilizadas as que os autores implementaram alguma prática educacional para testar a eficiência. Através da análise qualitativa e utilizando os métodos deBardin, foi possível perceber que as técnicas de metodologias ativas foram mais eficazes no processo de ensino, ao proporcionar uma aprendizagem prática aos alunos. As metodologias ativas também foram eficientes ao mostrar opapel da sociedade perante a poluição ambiental, ajudando a entender os danos e como evitá-los.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A década do oceano e a alfabetização oceânica diante da educação formal : uma análise do currículo do estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-08) Tartaglioni, Iandra Freitas; Simão, Felipe Pinto
    Diante da necessidade de conscientização da população global acerca da relevância da conservação dos oceanos, iniciou-se, em 2021 e por iniciativa da ONU, a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). A educação é uma área fundamental para tal conscientização, mas a falta de disciplinas relacionadas ao oceano em espaços formais de educação pode ser um problema para atingir os objetivos da iniciativa. Visando superar esta barreira, a alfabetização científica apresenta-se, atualmente, como um recurso consolidado de relevância global, com potencial significativo de inclusão da conscientização na educação formal. Desta forma, o presente trabalho objetiva identificar os conteúdos no currículo escolar do Estado de São Paulo, nas disciplinas de Ciências e Biologia, relacionados com a Década do Oceano e determinar a conjuntura da educação formal no estado diante do início desta. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa documental de caráter qualitativo, por meio da análise dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular, do Currículo Paulista, do Currículo Santista e dos materiais dos Cadernos do Aluno e Professor do Currículo em Ação do Estado de São Paulo. Nesta análise, foram observadas informações relevantes associadas aos conteúdos com as unidades de registro estabelecidas, sendo possível categorizá-las de acordo com os princípios essenciais da alfabetização oceânica. Deste modo, foram obtidos dados que permitem inferir que a educação formal no Estado de São Paulo detém potencial para colocar em prática um currículo escolar que fomente os objetivos da Década do Oceano, mas não o explora.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O Programa de educação ambiental do ProFRANCA: ações em prol da conservação da Baleia-Franca-Austral (Eubalaena australis) (Desmoulins, 1822)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-14) Bittencourt, Juliana de Oliveira; Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]; Bezerra, Daiana Proença
    As discussões sobre questões ambientais se tornaram mais populares e presentes, tanto em ambientes formais quanto em ambientes não formais de educação. São nesses espaços que a educação ambiental pode ser desenvolvida. Um dos cenários onde a educação ambiental também está presente, é dentro de projetos e programas de organizações não governamentais (ONGs), que lutam a favor de espécies e ecossistemas ameaçados pelo atual modo de vida dos seres humanos. Nesse sentido, espécies marinhas também são vítimas de problemas ambientais e da antropização, como é o caso da baleia-franca-austral (Eubalaena australis), que se encontra como “Em Perigo” (EN) na Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção do ICMBio. Por esse motivo, o objetivo deste trabalho é analisar as ações de educação ambiental e demonstrar a importância dessas ações de conservação realizadas pelo Projeto Franca Austral (ProFRANCA) rumo à proteção da baleia-franca-austral no Brasil. Além disso, foi elaborado um e-book que compila as ações e será direcionado a educadores e demais público interessado. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, que parte do levantamento de dados e análise sobre as ações e atividades de educação ambiental do ProFRANCA. Os resultados deste estudo salientam a relevância de instituições e ONGs na conservação de espécies ameaçadas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Efeito do histórico de fogo e a sazonalidade na produção de raízes em campo sujo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-07) Campos, Vinícius Silva de; Fidelis, Alessandra [UNESP]; Le Stradic, Soizig [UNESP]
    O fogo é um dos principais fatores que afetam a estrutura e o funcionamento do ecossistema do Cerrado. O regime de fogo molda a vegetação, estimulando o crescimento de gramíneas resistentes ao fogo e permitindo a regeneração rápida da vegetação após a passagem do fogo. A ausência prolongada de fogo pode levar a mudanças na composição das espécies e na alocação de biomassa, podendo favorecer o estabelecimento de espécies lenhosas. A regeneração da vegetação após o fogo é possível graças à capacidade das plantas de rebrotar a partir de gemas protegidas principalmente abaixo do solo. As plantas possuem, portanto, sistemas radiculares adequados para adquirir rapidamente os recursos necessários para garantir a regeneração rápida. A maior alocação de biomassa nas raízes é uma característica das plantas em ecossistemas que queimam frequentemente, facilitando a exploração do solo pelas plantas, garantindo assim, um crescimento mais rápido e uma recuperação mais eficiente. Ainda há lacunas no conhecimento sobre a resposta das raízes nas savanas do Cerrado, especialmente em relação ao tempo desde o último fogo, frequência de fogo e sazonalidade. Assim, o presente estudo investiga a produção de raízes em (1) áreas com diferentes tempos desde o último fogo, (2) frequências de fogo e (3) diferentes estações do ano em áreas de savanas no Cerrado. As hipóteses são que áreas com ocorrência mais recente de fogo terão maior produção de raízes próximas à superfície do solo, e que áreas com maior frequência de fogo terão maior biomassa de raízes. Este estudo foi conduzido em duas Unidades de Conservação (UCs) no sudeste do Brasil, a Estação Ecológica de Santa Bárbara (EESB) e a Estação Ecológica de Itirapina (EEI), ambas caracterizadas por vegetação de Cerrado em diferentes tipos de campos. Utilizando o método de Ingrowth Core (IC), amostras de solo com raízes foram coletadas em diferentes profundidades ao longo de 2017 e 2018. Os resultados revelaram que na EEI, o tempo desde o último fogo não teve impacto significativo na produção de raízes, enquanto na EESB, locais com fogos mais recentes apresentaram maior produção de biomassa subterrânea. Surpreendentemente, a frequência de fogo não afetou significativamente a produção de raízes em ambas as UCs, contrariando a literatura existente. Quanto à sazonalidade, a estação chuvosa favoreceu maior produção de raízes em comparação com a estação seca, em ambas as UCs. Concluindo, o tempo desde o último fogo e a sazonalidade foram os principais fatores que influenciaram a produção de raízes, enquanto a frequência de fogo teve um papel menor. Recomenda-se estudos futuros para uma análise mais detalhada dos efeitos sazonais nas raízes e uma caracterização mais aprofundada dos solos para compreender melhor a interação entre os períodos de chuva e seca e esse processo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Ginástica para todos na escola: concepções de professores/as e o trabalho pedagógico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-08) Almeida, Hygor Santos; Soares, Daniela Bento [UNESP]
    A Ginástica para Todos (GPT) é um exemplo de uma prática ginástica possível e democrática, considerada a base de todos os tipos de Ginástica pela Federação Internacional de Ginástica. Por seus princípios pedagógicos e inclusivos, a GPT é entendida como uma das melhores formas de se trabalhar a Ginástica na escola e é constante como conhecimento a ser trabalhado pelo currículo proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral deste estudo é investigar como professores/as de Educação Física escolar conceituam e trabalham com a GPT nas escolas de Rio Claro, visando, ainda: compreender quais aspectos pedagógicos são mais valorizados por professores/as de Educação Física escolar em sua atuação com a GPT e discutir possibilidades e variações do entendimento dessa prática a partir das respostas obtidas, realizando inferências sobre o trabalho pedagógico da GPT na escola. A pesquisa foi realizada em uma abordagem qualitativa e exploratória. Foram convidados/as a participar professores/as de Educação Física escolar da rede de ensino da cidade de Rio Claro/SP, sendo obtidas 16 respostas. Os/as participantes responderam a um questionário com questões abertas sobre suas conceituações de GPT e os princípios pedagógicos que regem seu trabalho nas escolas. Os dados foram analisados por Estatística Simples e Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram um entendimento geral do conceito da GPT pelo/as professores/as, mas demonstraram inconsistências quanto aos aspectos considerados por eles/as relevantes, ora valorizando os movimentos de habilidades motoras e os elementos ginásticos, ora relações interpessoais (diversão e amizade). A análise dos dados permite questionar se os/as professores/as de fato tematizam a GPT de forma coerente como a conceituam e especular sobre o trabalho pedagógico da Ginástica como esporte técnico-combinatório na escola.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O ensino de biologia e o novo ensino médio: um estudo de livros didáticos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-21) Tofili, Gabriela Morais; Benetti, Bernadete [UNESP]
    Os livros didáticos (LD) desempenham um papel importante na educação brasileira, servindo como recursos fundamentais para professores, auxiliando na preparação de aulas e atividades avaliativas, e na compreensão do conteúdo, sendo muitas vezes, o único recurso disponível. Com a implementação do Novo Ensino Médio em 2021 houve também uma reorganização dos LDs. Tendo em vista a reorganização dos conteúdos de Ciências da Natureza, foi escolhido para análise duas coleções de obras aprovadas no Programa Nacional de livro didático (PNLD). O estudo buscou estabelecer uma comparação entre os conteúdos de Biologia, particularmente da área de Citologia, oferecidos nos LDs antes e após a alteração curricular. Mesmo com a redução dos conteúdos por conta da mudança do ensino médio, a Citologia continua sendo um tema essencial para o ensino de Ciências, pois enriquece a compreensão dos alunos sobre conceitos biológicos fundamentais e estabelece as bases para estudos avançados em Biologia e áreas afins. Com base nos resultados dos números de páginas e atividades propostas, é perceptível que houve uma redução significativa no texto de explicação, assim como de exercícios e atividades (108 atividades em 2016 e 22 atividades em 2020). A combinação de várias disciplinas em um único livro pode fornecer aos alunos uma visão mais integrada da Ciência, permitindo-lhes entender as interconexões entre diferentes áreas do conhecimento. Entretanto, a inclusão de múltiplas disciplinas em um único livro pode favorecer a uma abordagem mais superficial de cada tópico. Na prática educativa a interdisciplinaridade pode ocorrer ou não, dependendo da organização do trabalho docente, bem como da disponibilidade dos professores. Entendemos que o livro didático se constitui em um recurso que pode auxiliar no trabalho educativo. Contudo, é na ação docente que esse recurso poderá se potencializar e contribuir para os processos de ensino e aprendizagem.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Impacto do estresse na performance em atletas de basquetebol: uma revisão bibliográfica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-22) Simão, Matheus José Saran; Machado, Afonso Antonio [UNESP]; Oliveira, Bruna Feitosa de [UNESP]
    O estresse gerado pela competição no alto rendimento, afeta o desempenho dos atletas de várias modalidades esportivas, incluindo o basquetebol. Entender esses fundamentos é primordial para que um técnico de equipe possa melhorar, não só os aspectos táticos, técnicos e físicos do atleta e como também melhorar o aspecto psicológico, para assim obter o máximo de seus atletas e assim consequentemente obter os melhores resultados dentro da competição. Esse estudo de caráter de revisão bibliográfica tem como objetivo analisar e interpretar os estudos referentes ao estresse competitivo e como esse fator afeta o desempenho dos atletas. A metodologia consistiu em uma busca sistemática em bases de dados eletrônicas. O objetivo do presente estudo é de avaliar como o estresse e as situações estressoras impactam no desempenho de atletas de basquetebol, sendo esse impacto tanto positivo quanto negativo. Sendo assim, ao final deste estudo, podemos concluir que o estresse está diretamente relacionado a performance do atleta, e não seria diferente ao atleta de basquetebol.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A brincadeira com as tecnologias digitais e o seu impacto no desenvolvimento infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-07) Ramalho, Victoria; Leite, César Donizeti Pereira [UNESP]; Prado, Ana Lucia Penteado Brandão
    Esse trabalho é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que busca investigar a relação entre a brincadeira digital e o desenvolvimento infantil, examinando seus impactos e contribuições. Tal assunto é considerado relevante para a área pedagógica, uma vez que as tecnologias digitais têm cada vez mais impactado as vidas das pessoas de todas as faixas etárias, incluindo as crianças. O que por consequência afeta a forma que elas se relacionam com o mundo, modificando assim suas brincadeiras e a maneira que aprendem.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Permanência estudantil na pandemia: uma análise das ações de Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-17) Jeremias, Tyffany Honório; Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]
    O presente trabalho procura identificar, descrever e relatar as questões que se referem às políticas públicas implementadas pelas Instituições federais de Ensino Superior do Estado de São Paulo para com a permanência estudantil durante o período de pandemia de Covid-19 (do período de 2020 a 2021). As universidades nas quais o trabalho vai se focar são a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Para tal, foi levantado material bibliográfico de cada universidade com relação às medidas tomadas por cada faculdade para se compreender melhor quais ações específicas foram executadas para garantir a permanência dos estudantes com maior vulnerabilidade socioeconômica dentro destes espaços, desde ações para possibilitar o acesso dos alunos às aulas online quanto ao auxílio na saúde mental e psicossocial dos mesmos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Instrumentos de avaliação no desempenho do basquetebol: um estudo de revisão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-08) Inforçato, Matheus Patricio; Hiraga, Cynthia Yukiko [UNESP]
    A área de análise esportiva busca investigar o desempenho de atletas ou da equipe, no caso de esportes coletivos. A fim de maximizar o rendimento do atleta, instrumentos de avaliação são criados para medir o desempenho. Tais instrumentos podem ser testes aplicados em campo ou laboratório. Ainda, os instrumentos podem ser registros de ações e/ou eventos que ocorrem durante o jogo ou treino. Dessa forma, os instrumentos de avaliação podem analisar os aspectos físicos, técnicos e táticos, por exemplo. O objetivo do presente trabalho é realizar um levantamento dos instrumentos para analisar o desempenho dos jogadores no basquetebol. Nesse contexto buscará sintetizar as evidências literárias para maior compreensão sobre instrumentos de avaliação no basquetebol. A pesquisa será realizada por meio da revisão de literatura. A busca por evidências científicas será por meio da base Web of Science pertencente a Clarivate Analytics, uma das maiores bases de dados do mundo com revistas científicas indexadas. Espera-se que a busca resulte em um conjunto de artigos sobre a temática na qual conclusões sólidas poderão ser sumarizadas no escopo dessa pesquisa.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    The effects of social isolation on gait parameters of older people with Parkinson's disease
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-10) Sirico, Thiago Martins; Orcioli-Silva, Diego [UNESP]; Zampier, Vinicius Cavassano
    The COVID-19 disease acquired pandemic proportions in 2020. To deal with the scenario, social isolation (SI) was adopted, which configures a lack of contact with people and places. The impediments of this measure, however, can bring risks to older people with Parkinson's disease (PD), such as impairments in gait parameters. Therefore, the aim of this study was to verify the effects of SI on gait parameters in people with Parkinson's disease. Thirty-three people with PD were recruited. Gait assessment was conducted in two periods: February 2020 and March 2022 (before and after the SI, respectively). For that, participants were invited to walk on a 5.74m mat with pressure sensors under two conditions: preferred walking speed and fast walking speed. Three trials were performed for each condition. The gait parameters analyzed were stride length, stride time, double support time, stride velocity, stride width, and cadence. Statistical analysis was performed by paired t-tests for the comparison of gait parameters between moments (pre and post-SI). In the preferred walking speed condition, the participants reduced their stride length (t15 = 3.88, p = 0.001) and stride velocity (t15 = 3.63, p = 0.002) in the post-si period. in the fast-walking speed condition, the participants also reduced their stride length (t15 = 3.73, p = 0.002) and stride velocity (t15 = 2.86, p = 0.012) in the post-SI period. Therefore, the SI period caused by the COVID-19 pandemic negatively affected the mobility of people with PD, reducing stride length and stride velocity.