Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 326
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Transferência do radônio em soluções portadoras de derivados de petróleo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-21) Fontanetti, Lucas Pereira; Bonotto, Daniel Marcos [UNESP]; Ceccato, Gabrielle Roveratti [UNESP]
    Experimentos conduzidos em laboratório na escala de tempo de cerca de 25 a 210 dias foram realizados para avaliar a transferência de radônio de diferentes minerais (tantalita, cassiterita e columbita) para soluções consistindo de água destilada e os seguintes derivados de petróleo: gasolina misturada com álcool anidro (27%), gasolina utilizada na aviação, óleo diesel e querosene. A concentração de urânio nos minerais variou de 421 a 1700 ppm, tendo sido também realizados ensaios empregando soluções contendo nitrato de uranila dissolvido e padrão de rádio-226 com valor conhecido de atividade (2 nCi = 74 Bq). Foi realizado um total de 61 leituras da concentração de atividade do radônio dissolvido por intermédio do equipamento PQ2000PRO da Genitron, que emprega uma câmara de ionização para as medidas das partículas alfa de 5,48 MeV de energia associadas ao 222Rn, isótopo de radônio que possui uma meia-vida de cerca de 3,8 dias. O dispositivo é equipado com uma interface especializada (AquaKIT) e uma bomba de ar (AlphaPUMP) que permitiram efetuar a extração e análise do radônio nas diferentes fases presentes em cada ensaio realizado. A transferência de 222Rn para os derivados de petróleo foi mais acentuada do que para a água destilada, comprovando os resultados de estudos prévios descritos na literatura. Os dados obtidos neste estudo são relevantes para abordagens com foco na presença de contaminantes orgânicos originados em áreas onde ocorreram vazamentos de combustíveis, podendo também ser de futura utilidade no enfoque de questões relacionadas com a qualidade radiológica das águas devido a presença de radônio dissolvido.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-20) Paixão, Vitória de Barros da; Maia, Diego Corrêa [UNESP]
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma discussão acerca do ensino de Geografia nos anos iniciais da escola. O enfoque nas disciplinas de Português e Matemática, a falta de formação continuada de professores pedagogos, abstratização dos conceitos fundamentais da Geografia - lugar, paisagem, território-, políticas curriculares e escalas distantes da realidade dos alunos corrobora para uma defasagem na chamada “alfabetização geográfica”. Esse descompasso faz com que o ensino da disciplina se torne sem significado para o aluno, o tornando acrítico à sua realidade sem se enxergar como ferramenta de transformação social e leitura de mundo, além de prejudicar seu aprendizado posteriormente durante sua trajetória escolar dentro da Geografia. O objetivo deste trabalho é mapear essas dificuldades encontradas para a alfabetização geográfica, além de apontamentos para superá-las, por exemplo, a aplicação de conceitos advindos da Geografia da infância e a maior abertura de diálogo entre a Geografia escolar e a acadêmica e o papel do professor nesse processo inicial de ensino-aprendizagem, para isso, a partir da pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Gentrificação em Santa Cecília- SP: o caso das ruas, Rosa e Silva e Azevedo Marques
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Santos, Patrícia Rodrigues dos; Braga, Roberto [UNESP]
    O processo eminente de gentrificação que vem ocorrendo nos últimos anos na área central de São Paulo possui diversos atores, a partir dos anos 1990 se percebe um processo de mudança no espaço urbano, ocorrendo de maneira sutil e envolvendo bairros mais próximos das regiões nobres da capital, dentre esses bairros nobres poderemos citar Perdizes, Higienópolis e áreas próximas a Avenida Paulista. Santa Cecília é um exemplo desse processo. Uma grande parcela dos comércios existentes no bairro há 20 anos, deram lugar a novos e mais modernos empreendimentos voltados a públicos com poder aquisitivo maior. Todavia, foi um processo que agia de maneira lenta ao modificar a paisagem do bairro, espaços vazios e grandes estruturas prediais que se encontravam paralisadas foram sendo ocupados por grandes construtoras e incorporadoras que iniciaram inúmeras construções ao longo dos primeiros anos do século XXI, dando início a um processo de enobrecimento do distrito Santa Cecília e do bairro. Contudo, o bairro Santa Cecília ao longo dos anos de 2000 ganha status por parte das imobiliárias, construtoras e moradores que veem o valor do metro quadrado aumentar todos os anos no bairro e valorizando seus imóveis.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Trabalho de campo como possibilidade para o estudo dos conceitos cidade, urbano, campo e rural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-20) Soave, Rafael André; Maia, Diego Corrêa
    O seguinte trabalho busca explorar as potencialidades do trabalho de campo como ferramenta na busca de uma metodologia ativa para o ensino de geografia,.a promoção do contato direto com o objeto estudado, seguindo uma abordagem que consiga valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, ressignificar o espaço a partir da observação da paisagem, permitindo a aproximação com outras áreas do conhecimento, incentivando autonomia dos estudantes na criação de uma interpretação sobre o que é observado, para o aprofundamento do entendimento sobre os conceitos de cidade, urbano, campo e rural.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Lineamentos estruturais extraídos a partir de SRTM e dados geofísicos: contribuições para a mineralização da região Jatobá, depósito de Cu-Au de Chapada, Alto Horizonte (GO)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-17) Monteiro, Juliana de Sousa; Moreira, Cesar Augusto [UNESP]
    A exploração mineral necessita da descoberta de novos alvos ou detalhamento de áreas de interesse através de ferramentas que possam integrar diferentes dados e informações acerca do arcabouço geológico. Assim, é essencial agregar conhecimento sobre a arquitetura estrutural de um depósito e sua correlação com a cristalização e remobilização de zonas mineralizadas. Nesse contexto, este estudo aborda a região Jatobá, que é uma área inserida no depósito de Cu-Au de Chapada, localizado no município de Alto Horizonte, noroeste de Goiás. A empresa Lundin Mining possui uma mina na região, onde o concentrado de cobre é o produto final obtido. A calcopirita é o principal mineral de minério da mina, e está bastante associada com a magnetita na área de estudo. Lineamentos estruturais e geofísicos foram extraídos a partir de imagens de satélite (SRTM e MDT) e produtos de processamento de aeromagnetometria (amplitude do sinal analítico e derivada vertical de anomalias reduzidas ao polo) na região do depósito. Tais dados foram correlacionados a produtos gerados a partir da integração dados de susceptibilidade magnética, medidas estruturais e teores de cobre obtidos em furos de sondagem da região Jatobá, além de medidas estruturais obtidas nas cavas da mina. Os lineamentos permitiram a caracterização do arcabouço estrutural da região, os quais estão ligados às últimas fases deformacionais que atuaram na área (Dn e Dn+1), durante as quais foram remobilizados sulfetos. Assim, o padrão estrutural está conectado com zonas mineralizadas, de modo que é um bom indicador de zonas mineralizadas na área de estudos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Aspectos da China no séc. XXI e o desenvolvimento pacifico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Francisco, Vicente Sardenha; Souza, José Gilberto de [UNESP]
    O presente artigo busca apresentar aspectos econômicos, sociais e militares da República Popular da China, tanto no âmbito interno quanto externo. O trabalho se limita à análise do século XXI, trazendo breves considerações sobre períodos anteriores. Ao mesmo tempo, procuraremos verificar a veracidade do discurso de desenvolvimento pacífico e ganho mútuo entre as nações propagado pelo governo chinês. Grande parte da mídia ocidental nos apresenta uma China diferente daquela que busca relações pacíficas, evidenciando a existência de uma contradição e possivelmente uma guerra de narrativas. Portanto, demonstraremos como as ações do gigante asiático servem como contrapeso à hegemonia ocidental, utilizando sua poderosa economia como motor principal dessas mudanças. Conceitos como "hard power" e "soft power" serão utilizados para melhor apresentar o desenvolvimento e a expansão chinesa nos últimos anos, assim como dados referentes às exportações chinesas nas últimas duas décadas. Por fim, concluímos com considerações sobre a expansão da RPC e se esta representa mais um perigo para os Estados subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, ou uma possível aliada diante da hegemonia vigente.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise temporal da dispersão de sedimentos proveninentes do acidente de Mariana (MG) por meio de técnicas de Sensoriamento Remoto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Montoro, Luisa Braganhole; Riedel, Paulina Setti [UNESP]; Marques, Mara Lúcia
    O município de Mariana (MG) está localizado no Quadrilátero Ferrífero, sendo parte de uma das principais regiões exploradoras de ferro no mundo. A grande quantidade de reservas desse minério atrai diversas mineradoras que visam explorá-lo, sendo a principal a Vale S/A. Em novembro de 2015, uma das barragens de propriedade da empresa, denominada Barragem do Fundão e localizada no Complexo do Germano, sofreu um rompimento e liberou cerca de 40 milhões de metros cúbicos de rejeito da mineração. A lama originada pelo processo atingiu primeiramente o subdistrito de Bento Rodrigues, seguindo pelo Rio Gualaxo do Norte, passando pelo Rio do Carmo, o Rio Doce e, posteriormente, alcançando o Oceano Atlântico. Visando analisar temporal e espacialmente a dispersão dos sedimentos, foi feita uma classificação supervisionada de imagens orbitais das plataformas Landsat 8 e 9 de três períodos distintos (antes do acidente, após e cenário atual), em Mariana (MG), Rio Doce (MG) e Linhares (ES), o que possibilitou a constatação da grande quantidade de rejeito nos corpos hídricos atingidos logo após o desastre, com diminuição significativa da concentração de sedimentos ao longo de oito anos após o rompimento. Porém, observa-se que a concentração atual é significativamente maior do que antes do acidente, o que ainda afeta a população dos municípios atingidos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Diagnóstico ambiental do uso e ocupação da terra na bacia hidrográfica do Córrego “Jardim Panorama” Rio Claro/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-20) Destro, Pedro Miranda; Pancher, Andréia Medinilha [UNESP]
    A presente pesquisa teve como objetivo fundamental estabelecer um diagnóstico ambiental da bacia hidrográfica do córrego Jardim Panorama, analisando-se os impactos causados pelo uso e ocupação da terra, especialmente referente a atividade da mineração e a urbanização, com apoio das geotecnologias. A relação que buscou-se estabelecer foi entre as mudanças de uso da terra e os impactos ambientais associados às atividades que foram implementadas no local. Para isso, foi comparada a taxa de ocupação da terra para a bacia hidrográfica em dois momentos (1970 e 2023), um anterior à implementação da extração de Areia para Vidro, Argila e Folhelho Argiloso, realizada pela Empresa de Mineração José Emanoel Ltda. Me, e outro nos dias de hoje, buscando-se, com base na bibliografia, quais foram as implicações ambientais com estas alterações no uso da terra.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Políticas públicas direcionadas à agricultura familiar nos governos Lula 1 e 2
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-12) Ré, Gabriel Correr; Souza, Angelita Matos
    A agricultura familiar é responsável por uma considerável parcela do que chega à mesa do consumidor no Brasil, mesmo em condições desiguais se comparados aos modelos tradicionais de cultivo intensivo, uma vez que há uma distribuição desigual de recursos, onde a agricultura familiar é condicionada, através de políticas públicas (ou da falta delas) a estar fadada ao atraso, como por exemplo através do acesso ao crédito rural ou até mesmo se analisarmos a ocupação agrária do território brasileiro, esta concentrada pela agricultura tradicional mecanizada. Considerando que a agricultura familiar produz cerca de 70% do alimento que abastece o mercado interno, há de se tomar como urgente políticas públicas para estímulo e incentivo a essas práticas, que, se comparadas à agricultura convencional, geram também mais empregos, consolidando uma esfera que deve ser de atenção e interesse, tanto da população em geral, quanto dos políticos e também do meio acadêmico, pois através do debate, da produção científica e, consequentemente da conscientização coletiva é que se atingirá uma plena elucidação e compreensão da população acerca dos fatores os quais hoje beneficiam a agricultura tradicional em detrimento à agricultura familiar, contribuindo também diretamente para o aumento do desmatamento, concentração de terras, abuso de agrotóxicos, uso de fertilizantes sintéticos, degradação do meio ambiente e aumento da fome.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A impotância do estágio supervisionado na formação docente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-14) Massaruti, Cintia Cordeiro; Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]
    A formação do estágio como componente curricular teórico instrumentalizadora da práxis, propostas aos alunos de graduação, que permite vivenciar os conteúdos teóricos estudados em sala de aula em uma situação prática. Por meio desse tipo de experiência, é possível obter conhecimentos sobre a docência com a supervisão de um profissional já formado. Nesta pesquisa iremos estudar a importância do estágio supervisionado na formação docente, através de uma revisão bibliográfica que permitam refletir os termos de formação ao longo das diferentes etapas propostas nos Estágios Supervisionados.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise da governança ambiental, social e corporativa (ESG) e sua relação com o marketing ambiental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-05) Barbosa, Emili Matos; Moraes, Clauciana Schmidt Bueno de [UNESP]
    Em virtude dos crescentes impactos ambientais negativos e da necessidade do cumprimento de metas estabelecidas em conferências e acordos, se faz necessário que empresas adotem práticas sustentáveis. Este estudo explora a evolução da gestão ambiental até o conceito de ESG, considerando-o como diferencial competitivo e potencial redutor de custos. Contextualiza marcos temporais, abordando a normatização ESG e nuances do Marketing Ambiental, incluindo greenwashing. Com abordagem descritiva e exploratória, enfatiza indicadores dos Relatórios de Sustentabilidade do Grupo Boticário, Natura&Co e Mary Kay de 2022. Um indicador de cada eixo (ambiental, social e governança), alinhado à norma ABNT PR 2030/2022, foi selecionado. A análise revela estratégias, desafios e ações, identificam-se as estratégias ESG adotadas e comparando-as, evidenciando alinhamento dos indicadores propostos e ausência de greenwashing. O estudo contribui para a compreensão da integração das práticas ESG e seu reporte, destacando a importância do alinhamento entre sustentabilidade, responsabilidade social e eficácia empresarial.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Caracterização climática e susceptibilidade à degradação das pequenas áreas úmidas (SP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-07) Rizzieri, Rafael Moraes; Rosolen, Vânia Silvia [UNESP]
    As áreas úmidas são ecossistemas de áreas alagadas que possuem o solo encharcado permanentemente ou periodicamente. Podem apresentar diversos tamanhos, além de serem provenientes de águas doces ou salgadas. São encontrados por todo o território brasileiro e são bastante importantes para a regulação do clima e do ciclo hidrológico, e também produzem diversos serviços ambientais. Grande parte das áreas úmidas está sendo degradada devido a atividades antrópicas, e no Brasil não há uma legislação específica para a proteção das áreas úmidas. As consequências da degradação das áreas úmidas podem acarretar as secas das mesmas, que podem ser causadas pela alteração do regime hídrico, aquecimento global ou consumo excessivo de água, por isso, foram analisados o histórico das precipitações de 4 municípios que possuem as áreas úmidas: Analândia, Ipeúna, Rio Claro e Santa Gertrudes, e também foram calculados a evapotranspiração potencial e balanço hídrico dessas localidades. Por fim, foram discutidas as maiores causas da degradação das áreas úmidas, da contínua expansão agrícola, e as consequências dessas degradações.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Caracterização tectono-estratigráfica da porção norte da Bacia de Santos por meio de interpretação sísmica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-01) Rocha, Danielle Simeão Silverio; Scardia, Giancarlo [UNESP]; Souza, Iata Anderson de [UNESP]
    A Bacia de Santos, localizada na porção sudeste brasileira, é caracterizada por abranger um dos maiores reservatórios petrolíferos de águas profundas e ultraprofundas do mundo, o Pré-sal, tendo a sua formação relacionadas ao processo de rifteamento e posteriormente a abertura do Oceano Atlântico Sul durante o Mesozoico passando para uma margem passiva. Neste contexto, a deposição de sedimentos da bacia ocorreu inicialmente em condições flúvio-lacustres, seguindo para um estágio de sedimentação evaporítica e no final para deposição flúvio-marinha. Por ser considerada de grande potencial petrolífero, a quantidade de informações a respeito da geologia e seus sistemas petrolíferos sobre essa bacia precisa ser mais detalhada, visto que quanto maior o conhecimento geológico da bacia, maior será a contribuição para a academia e para indústria do petróleo, reduzindo os riscos exploratórios. O estudo em questão centrou-se na interpretação de dados provenientes de poços e seções sísmicas, obtidos pelo BDEP-ANP, para uma caracterização estrutural e tectônica da porção norte da Bacia de Santos. As interpretações de poços e nas seções sísmicas permitiram identificar 9 intervalos crono-estratigráficos na área de estudo: Embasamento, Topo do Rifte, Topo do Sal, Albiano, Santoniano, Campaniano, Maastrichtiano, Topo do Paleógeno e Vulcânicas (Cretáceo Superior e Cenozoico) e nos mapas de superfície permitiu verificar que a estruturação principal está conforme ao processo distensivo ocorrido durante a evolução da bacia. A interpretação das seções sísmicas revelou a presença de falhas verticais a subverticais, estruturas-em-flor, falhas com inversão de rejeito e outras feições associadas à tectônica salina, que desempenham um papel crucial nas áreas exploratórias de hidrocarbonetos, contribuindo para a formação de armadilhas estruturais e na distribuição dos hidrocarbonetos. Essas falhas observadas refletem o processo de rifteamento até a fase da margem passiva. Algumas falhas observadas podem ser interpretadas como reativações, uma vez que interceptam desde o embasamento até as camadas cenozoicas nas seções sísmicas interpretadas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Avaliação e proposta de divulgação de sítios de interesse geológico nas bacias hidrográficas do Rio Santo Antônio e Rio Guaxinduba, Caraguatatuba (SP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-06) Pavon, Matheus Cardoso; Reis, Fábio Augusto Gomes Vieira [UNESP]
    A identificação de sítios de interesse geológico e sua divulgação para o público são alguns passos importantes para a sustentabilidade e a conservação da geodiversidade de uma região, especialmente para uma localidade cujo turismo é o principal contato dos habitantes com o meio abiótico. Para tal divulgação, destaca-se o uso de materiais interpretativos. Assim, a presente monografia avaliou a situação de divulgação dos sítios de interesse geológico na bacia hidrográfica do Rio Santo Antônio e do Rio Guaxinduba no município de Caraguatatuba (SP), identificou sítios de interesse geológico potenciais na área, e elaborou painéis interpretativos para alguns desses locais. Os sítios identificados na literatura e em subsequentes campanhas de campo foram avaliados com uma metodologia qualitativa adaptada da proposta de Brilha (2016). Nesta nova metodologia, foram descritas a diversidade geológica, potencial interpretativo, beleza cênica, acessibilidade, segurança e estado de divulgação de cada ponto. O material interpretativo elaborado para os sítios se baseou em diretrizes observadas durante a revisão bibliográfica, em especial de Tilden (1957) e Bruno & Wallace (2019). O município possui 13 sítios de interesse geológico (Arruda, 2017); destes, 9 encontram-se na área de estudo. Trabalhos de campo em 2018 identificaram mais 16 sítios potenciais. Uma campanha de campo de 2021 visitou 9 dos sítios inventariados e 2 sítios identificados em 2018, e 6 novos sítios potenciais foram encontrados. Na campanha de campo também se identificaram quatro painéis interpretativos, cujo conteúdo e nível de deterioração foram avaliados. Foram produzidos quatro painéis interpretativos para três dos locais visitados. A região possui mais sítios identificados próximos à costa, e há potencial na descoberta de novos pontos em locais mais interioranos ou menos turísticos. Há pouco esforço e investimento no geoturismo por parte da esfera municipal; são grupos de geocientistas como o GeoHereditas que tentam reverter essa situação. Como próximos passos, recomenda-se a instalação dos painéis produzidos nesta monografia, mais campanhas de campo para averiguar as condições de sítios potenciais e a produção de painéis em outros sítios que já possuem visitação turística.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Movimentos torcedores e o crescimento da extrema-direita: uma análise do futebol ucraniano
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-13) D'Alessio, Giuseppe Santoro; Frederico, Samuel [UNESP]; Santos, Leandro Luís Lino [UNESP]
    O futebol transcende o esporte e se entrelaça com a política e identidade, como exemplificado pelos ultras do Celik Zenica, unidos pela paixão pelo clube para além de fronteiras étnicas e religiosas. Ou pelo Batalhão de Azov, ligado às torcidas, que surge na luta ucraniana contra separatistas russos, destacando a fusão do nacionalismo com o esporte. Frequentemente, torcidas se envolvem em causas políticas. Este, um fenômeno de escala global, vem ganhando notoriedade com os acontecimentos ao longo dos anos. Este trabalho visa compreender a relação entre o futebol e a ascensão da extrema-direita na Ucrânia. Para isto, exploro a influência histórica do nacionalismo, fascismo e do nazismo nos grupos de torcedores de futebol. Este trabalho indica características relevantes no processo de formação dos grupos organizados ao redor do planeta, e os fatores que permeiam este processo, como o papel da mídia, a ideologia e identidade dos grupos, e a função da violência. O estudo contribuirá para a compreensão dos movimentos extremistas no futebol, além de alertar para os perigos desta associação.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A Importância da preservação da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA) e a relação com a cidade de Rio Claro-SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-13) Somaio, Fábio Roberto; Frederico, Samuel [UNESP]
    O objetivo do trabalho é caracterizar o contexto histórico de criação e os recursos naturais, bem como discutir a refuncionalização deste espaço público e a importância da sua preservação, avaliar a importância da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), na visão daqueles que a administram, da população que frequentam e daqueles que a visitam o local, além de entender qual a importância como unidade de estudos e pesquisas e quais as relações com a cidade de Rio Claro – SP, se nos últimos anos houve avanço/melhorias referente a importância da preservação dessa unidade, por meio de questionário qualitativo elaborado e respondido por aqueles que administram o local, profissionais da educação, do meio ambiente e pela população que ali visitam. Contudo pode-se entender que a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade necessita de recursos e investimentos que visem atender os anseios das populações, se mantendo como unidade de conservação e de estudos e pesquisas acadêmicas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Respostas hidrológicas e meio físico: uma análise comparativa em duas sub-bacias da Unidade de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do Alto São Francisco, Minas Gerais (UPGRH-SF1) (MG)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-10-27) Belucci, Caio Fabricio; Gastmans, Didier [UNESP]; Instituto de Geociências e Ciências Exatas
    Um balanço hídrico desfavorável entre a demanda e a oferta de água pode gerar escassez e conflitos pelo uso em determinadas regiões, principalmente no atual contexto de mudanças climáticas e insegurança hídrica. A quantificação das características físicas e hidrológicas das bacias hidrográficas serve de parâmetro para entender o comportamento dos fluxos de águas superficiais e subterrâneas e como elas afetam as respostas hidrológicas. Este estudo foi desenvolvido no contexto das bacias hidrográficas em áreas de nascentes do rio São Francisco, um dos maiores rios do continente, em sub-bacias da Unidade de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do Alto São Francisco (UPGRH-SF1), que drenam substratos geológicos diferentes. Com os dados hidrológicos foram construídos diagramas de variação anual de vazão (hidrogramas) e curvas de permanência, ao longo de séries históricas em cada uma das sub-bacias, a partir das quais foi possível estimar as contribuições do fluxo de base no escoamento total. Aplicando a separação de hidrogramas, em Calciolândia, o fluxo de base corresponde a 39% do fluxo total, e em Vargem Bonita, a 57%. Com os valores dos parâmetros de morfometria, litologia, respostas hidrológicas, tipos de solos e uso ocupação do solo, foi analisada a correlação de Pearson entre esses parâmetros, para verificar o grau de correlação entre as variáveis. O parâmetro litológico Fraturado e o solo Cambissolo exibiram correlações forte positivas com Q10, Q50, Q90 e razão Q90/Q50. Nas correlações negativas fortes as variáveis Carste, Aluviões e Argissolo correlacionaram com os parâmetros hidrológicos Q50, Q90, Q90/Q50 e Qmédia. Conclui-se a partir dessas análises que existe grande influência do substrato geológico e do solo nas respostas hidrológicas das sub-bacias, sugerindo que a maior contribuição do fluxo de base em Vargem Bonita pode ser explicada tanto pelo aquífero fraturado, como pela preservação da cobertura natural, que possibilita uma melhor infiltração da precipitação e uma recarga mais eficiente do aquífero do que Calciolândia.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Desenvolvimento e avaliação de dispositivos DGT dupla-face para determinação de Al, Mn, Ni, Cu, Co, Cd, Zn e Pb em ambientes aquáticos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-08) Zóia, Leonardo Henrique; Menegário, Amauri Antonio [UNESP]; Gemeiner, Hendryk
    A técnica de difusão em filmes finos por gradientes de concentração (DGT) é utilizada para quantificação in situ de metais em concentração-traço. O dispositivo convencional consiste em um pistão de polipropileno sobre o qual são dispostas uma camada ligante, uma camada difusiva e uma membrana filtrante, fixados por uma capa de polipropileno com janela de 2,0 cm de diâmetro. Longos períodos de imersão e o descarte do dispositivo após uma única análise são desvantagens para o uso da DGT. Para contornar estas questões, pesquisadores da UNESP de Rio Claro (SP) desenvolveram o dispositivo DGT dupla-face. O DGT dupla-face reduz pela metade o tempo de imersão sem comprometer o desempenho da técnica, e consiste em duas capas de material plástico com janelas de 2,0 cm de diâmetro os quais fixam e protegem uma camada ligante sobreposta entre duas camadas difusivas e duas membranas filtrantes. O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento e desempenho do dispositivo DGT dupla-face comparado ao dispositivo convencional para os metais de transição Al, Mn, Ni, Cu, Co, Cd, Zn e Pb em solução aquosa. Os dispositivos dupla-face foram inseridos em uma solução preparada com padrão multielementar em concentração de 114,3 μg L-1, força iônica de 0,05 mol L-1 NaNO3 e pH 6,5 a 25 °C, sendo removidos após 4, 8, 12, 24 e 48 horas. Após a imersão, os dispositivos foram desmontados e as camadas ligantes foram eluidas separadamente em tubos de 15 mL com 2 mL de HNO3 1 M por 24 horas, sendo analisadas em seguida por ICP-MS. Os resultados obtidos demonstraram uma linearidade na retenção de Ni, Cu, Co, Cd, Zn e Pb, e a massa obtida dos elementos pela camada ligante ficou na média para o previsto pela literatura. Os coeficientes de difusão encontrados foram 3,21; 3,65; 6,26; 6,97; 6,07; 6,99; 6,49 e 14,06 x 10-6 cm² s-1 para Al, Mn, Ni, Cu, Co, Cd, Zn e Pb, respectivamente, estando de acordo com a literatura todos os elementos exceto o Al, Mn e Pb. A espessura da camada difusiva contribuiu na retenção de massa dos metais. Concluiu-se que o dispositivo DGT dupla- face apresentou desempenho adequado aos princípios da técnica DGT, sendo necessários estudos de efeitos do pH e da força iônica para complementar os resultados.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Dobras nas rochas da Formação Irati em Assistência, Rio Claro - SP: análise da gênese e possíveis reflexos na migração de hidrocarbonetos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-01) Dall'Acqua, Isabela; Zaine, José Eduardo [UNESP]; Morales, Norberto [UNESP]
    A Formação Irati contém a maior reserva de folhelhos betuminosos do Brasil, sendo também considerada uma das maiores reservas do mundo. A presença de deformações atípicas nas rochas da Formação Irati na pedreira Partecal, local do futuro Parque Geológico de Assistência, no distrito de Assistência, Rio Claro - SP, representa uma possibilidade de revelar novo entendimento para explicar tais estruturas. Uma das hipóteses a ser investigada é a de que as dobras teriam origem atectônica e seriam formadas pela dissolução das rochas calcárias no substrato, no nível da exploração da camada carbonática, levando ao movimento descendente condicionado pelo comportamento plástico dos folhelhos e acomodando as calhas sinclinais. O presente trabalho visa a análise e investigação estrutural destas dobras, a fim de caracterizar suas geometrias e possíveis relações com o padrão de fraturamento da área e a migração e/ou trapeamento de hidrocarbonetos em rochas calcárias. A análise foi feita a partir de imagens e técnicas fotogramétricas, para geração de um painel, acompanhado de dados de campo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise das razões isotópicas de 87sr/86sr em mesossaurídeos do Membro Assistência da Formação Irati – SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-05) Lima, Bruna Numeriano da Silva; Warren, Lucas Verissímo [UNESP]; Antunes, Gabriel Corrêa
    A Formação Irati é a unidade basal do Grupo Passa Dois, Permiano da Bacia do Paraná. Esta Formação é caracterizada por sua grande continuidade lateral, e exibe em seu registro geológico dois membros: Taquaral (inferior) e Assistência (superior). Neste trabalho, a porção alvo foi o Membro Assistência, característico por seu conteúdo fossilífero e camadas de folhelhos intercaladas com rochas dolomíticas. A unidade apresenta um contexto paleogeográfico restrito, definido como mar epicontinental. Apesar de a Formação já ter sido alvo de diversos estudos, o caráter anômalo de seu contexto paleoambiental e paleogeográfico ainda apresenta lacunas. No intuito de discutir sobre esses aspectos e obter novas informações acerca do contexto paleogeográfico e do paleoambiente, foram feitas análises geoquímicas isotópicas de estrôncio (isótopos 87Sr/86Sr) em fósseis de mesossaurídeos e em dolomitos do Membro Assistência. Foram analisadas 8 amostras no total, 6 de fósseis e 2 de rochas. As amostras foram analisadas no espectrômetro de massa multicoletor por termo-ionização. A partir destas análises, foi notada uma heterogeneidade isotópica entre as amostras, tanto em cada fóssil como em cada amostra de rocha. Além dessa heterogeneidade, as razões isotópicas obtidas se apresentam muito mais elevadas do que o esperado para o Permiano global, variando de 0,709682 a 0,711087. A partir desta análise foram discutidas quais as hipóteses para estes valores se mostrarem tão altos. A principal hipótese sugere que o contexto paleogeográfico e ambiente restrito da Formação Irati são os principais responsáveis pelos valores excedentes para o Permiano, devido ao fato de que ambientes restritos ou de conexão parcialmente limitada com o oceano podem apresentar uma pré-disposição para concentração de Sr radiogênico no ambiente deposicional, a depender da composição química das rochas que alimentaram o sistema deposicional. Por outro lado, discute-se a hipótese de que as amostras analisadas apresentam valores alterados por processos diagenéticos e pós-deposicionais. Desta forma, o presente trabalho buscou abordar, da maneira mais ampla possível, o significado dos valores elevados de 87/86Sr da Formação Irati e contribuir para o conhecimento acerca dessa unidade.