Gestão do conhecimento e gestão editorial: qualificadores da avaliação de periódicos da área de educação

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Data

2020-11-30

Autores

Cruz, José Anderson Santos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese tem como cenário a internacionalização da publicação científica nacional em Educação, frente à indução de processos de avaliação que têm impacto direto nos programas de pós-graduação. Em um primeiro momento, a pesquisa discorre sobre as tramas teóricas que permitem pensar a contribuição da Gestão do Conhecimento para com a Gestão Editorial: discute-se desde os princípios acadêmicos que orientam as análises sobre a Ciência com a qual se trabalha, até as premissas necessárias para que a produção de informação, espaço de debate, comunicação de resultados e divulgação do conhecimento se façam. Da Gestão do Conhecimento foram selecionados qualificadores para a avaliação de periódicos da Área de Educação, os quais nortearam as investigações. Discutiu-se o papel da Gestão do Conhecimento em processos da Gestão Editorial; os procedimentos para a elaboração, divulgação e avaliação de um periódico científico – fluxos editoriais: recebimento, preparação e publicização de conteúdos para o fortalecimento da comunicação científica. Em um segundo momento, apresentam-se as trilhas de ação da pesquisa, traços fundamentais para analisar dados e resultados alcançados pela investigação com atores de equipes editoriais. O caminho metodológico adotado ajudou a caracterizar o universo da comunicação científica atual, a apresentar a evolução recente de critérios de avaliação dos periódicos e a dar visibilidade e sustentar a análise de dados. Os resultados apontam que é possível utilizar a Gestão do Conhecimento como estratégia para que periódicos possam alcançar melhorias em seus processos editoriais, através de qualificadores – indicadores de qualidade –, entre os quais o trabalho destaca: 1) Qualidade da editoria; 2) Eficiência da gestão editorial; 3) Sustentabilidade; 4) Absorção de tecnologias de informação e comunicação; 5) Obtenção de indexadores; e 6) Alto fator de impacto. Esse conjunto se articula e compõe um medidor para processos de avaliação – tanto no QUALIS/CAPES, por exemplo, como nas bases de dados e diretórios nacionais ou internacionais. Assim, melhor Gestão Editorial significa formulação de estratégias qualificadoras. A pesquisa reforça a hipótese proposta: a Gestão do Conhecimento é aplicável como alternativa para formular estratégias qualificadoras do processo editorial, desde que suas estratégias possam ser indicadas como indicadores de melhoria para as revistas científicas brasileiras de Educação.
This thesis has as its scenario the internationalization of the national scientific publication in Education, facing the induction of evaluation processes that have direct impact on graduate programs. In a first moment, the research discusses the theoretical plots that allow thinking about the contribution of Knowledge Management to Editorial Management: it is discussed from the academic principles that guide the analysis of Science wherewith one works, to the necessary premises for the production of information, space for debate, communication of results and dissemination of knowledge. From the Knowledge Management were selected qualifiers for the evaluation of journals of the Education Area, which guided the investigations. The role of Knowledge Management in Editorial Management processes was discussed; the procedures for the elaboration, disclosure and evaluation of a scientific journal - editorial flows: reception, preparation and publication of contents towards the strengthening of scientific communication. In a second moment, the action trails of the research are presented, fundamental traits to analyze data and outcomes achieved by the investigation with editorial team members. The chosen methodological path assisted in characterizing the universe of current scientific communication, presenting the recent evolution of evaluation criteria of journals and giving visibility and support to data analysis. The results indicate that it is possible to use Knowledge Management as a strategy for journals to achieve improvements in their editorial processes, through qualifiers - quality indicators - among which the work highlights: 1) Editorial quality; 2) Efficiency of editorial management; 3) Sustainability; 4) Absorption of information and communication technologies; 5) Obtaining indexers; and 6) High impact factor. This set is articulated and composes a meter for evaluation processes - both in QUALIS/CAPES, for example, and in national or international databases and directories. Thus, better Editorial Management means the formulation of qualifying strategies. The research reinforces the proposed hypothesis: Knowledge Management is applicable as an alternative to formulate qualifying strategies for the editorial process, as long as its strategies can be indicated as improvement indicators for Brazilian scientific journals of Education.
Esta tesis tiene como escenario la internacionalización de la publicación científica nacional en Educación, ante la inducción de procesos de evaluación que tienen impacto directo en los programas de posgrado. En un primer momento, la investigación habla sobre las tramas teóricas que permiten pensar la contribución de la Gestión del Conocimiento para con la Gestión Editorial: se discute desde los principios académicos que orientan los análisis sobre la Ciencia con la que se trabaja, hasta las premisas necesarias para que la producción de información, espacio de debate, comunicación de resultados y divulgación del conocimiento se hagan. De la Gestión del Conocimiento se seleccionó calificadores para la evaluación de revistas científicas del Área de Educación, los cuales orientaron las investigaciones. Se discutió el papel de la Gestión del Conocimiento en procesos de la Gestión Editorial; los procedimientos para la elaboración, divulgación y evaluación de un periódico científico – flujos editoriales: recibimiento, preparación y publicización de contenidos para el fortalecimiento de la comunicación científica. En un segundo momento, se presentó las trillas de acción de la investigación, rasgos fundamentales para analizar datos y resultados logrados por la investigación con actores de equipos editoriales. El camino metodológico adoptado ayudó a caracterizar el universo de la comunicación científica actual, a presentar la evolución reciente de criterios de evaluación de los periódicos y a dar visibilidad y sostener el análisis de los datos. Los resultados señalan que es posible utilizar la Gestión del Conocimiento como estrategia para que periódicos puedan lograr mejoras en sus procesos editoriales, a través de calificadores – indicadores de calidad –, entre los cuales el trabajo destaca: 1) Calidad de la editora; 2) Eficiencia de la gestión editorial; 3) Sustentabilidad; 4) Absorción de tecnologías de información y comunicación; 5) Obtención de indexadores; y 6) Alto factor de impacto. Ese conjunto se articula y compone un medidor para procesos de evaluación – tanto en el QUALIS/CAPES, por ejemplo, como en las bases de datos y directorios nacionales o internacionales. Así, mejor Gestión Editorial significa formulación de estrategias calificadoras. La investigación refuerza el supuesto propuesto: la Gestión del Conocimiento se aplica como alternativa para formular estrategias calificadoras del proceso editorial, desde que sus estrategias puedan ser indicadas como indicadores de mejora para las revistas científicas brasileñas de Educación.

Descrição

Palavras-chave

Gestão do conhecimento, Gestão editorial, Periódicos científicos, Critérios de avaliação de periódicos, Área de educação, Knowledge management, Editorial management, Scientific journals, Criteria for evaluation of journals, Education area, Gestión del conocimiento, Gestión editorial, Revistas científicas, Criterios de evaluación de revistas científicas, Área de educación

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