Instrumento lúdico para o ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: a plataforma Edmodo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-02-04

Autores

Marineli, Rodrigo Chechi

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa teve como tema central investigar o ensino de Ciências e a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública localizada no município de Barra Bonita – SP. Nessa modalidade de ensino da Educação Básica, muitas vezes, o ensino-aprendizado é focado apenas em conteúdo de Língua Portuguesa, Matemática e com estratégias "tradicionais" ignorando a inclusão das TDIC e outras disciplinas essenciais para a formação cidadã no século XXI. Nesse cenário, os estudantes ficam desatualizados e despreparados para conviverem em uma sociedade que faz uso constante das TDIC e limitados ao pensamento do senso comum. A problemática da pesquisa deu-se a partir da seguinte reflexão: Quais são as possibilidades das TDIC em relação à formação e letramento digital na EJA mediante a plataforma virtual Edmodo? Como objetivo geral da pesquisa foi estabelecido avaliar o uso das TDIC e suas possibilidades de aprendizagem quanto ao ensino de Ciências com os estudantes da EJA no município de Barra Bonita – SP. Os objetivos específicos foram definidos em identificar questões relacionadas às TDIC em sala de aula e como utilizá-las para o ensino-aprendizado bem como investigar o letramento digital dos estudantes da EJA; analisar as contribuições do ensino de Ciências na EJA e investigar de forma intergeracional quanto ao uso das TDIC com os estudantes do quinto ano e EJA. Para alcançar tais objetivos, a pesquisa apresentou revisão de literatura em relação às contribuições de Paulo Freire para a educação; o perfil dos estudantes da modalidade EJA; o ensino de Ciências mediante a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus desafios; as TDIC no contexto escolar valorizando o letramento digital e a importância do feedback. A metodologia foi fundamentada em uma abordagem qualitativa tendo como fio condutor a pesquisa de campo e pesquisa intervenção. A técnica de coleta de dados foi o uso de questionário com questões abertas respondidas pelos estudantes da EJA e quinto ano do Ensino Fundamental I contribuindo para o diálogo intergeracional a fim de retratar a realidade desses estudantes frente ao uso das TDIC. Foram, portanto, etapas da pesquisa: revisão de literatura para enriquecimento do embasamento teórico; conhecer a plataforma Edmodo e suas funcionalidades; estudar a documentação do planejamento da EJA do município de Barra Bonita – SP; coletar dados através de questionário e observar o contato dos estudantes da EJA na plataforma virtual Edmodo. O produto educacional vinculado a essa pesquisa trata-se de um e-book intitulado “Semeando saberes on-line” com diversas atividades de Ciências e um jogo de tabuleiro “Ciências em Ação”. Conclui-se que há a necessidade da inclusão das TDIC e Ciências na grade curricular da EJA, tendo como foco o letramento digital e alfabetização científica a fim de garantir aos estudantes uma formação transformadora, libertadora, crítica e significativa.
The present research has as its central theme to investigate the teaching of Science and the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in Youth and Adult Education (EJA) in a public school located in the municipality of Barra Bonita – SP. In this type of teaching of Basic Education, teaching-learning is often focused only on Portuguese Language content, Mathematics and with "traditional" strategies, ignoring the inclusion of TDIC and other essential disciplines for citizen education in the 21st century. In this scenario, students become outdated and unprepared to live in a society that makes constant use of TDIC and limited to the thought of common sense. The research problem occurred from the following reflection: What are the possibilities of TDIC relation to digital training and literacy in the EJA through the Edmodo virtual platform? As a general objective of the research, it was established to evaluate the use of TDIC and their learning possibilities regarding the teaching of Sciences with students of the EJA in the municipality of Barra Bonita – SP. The specific objectives were defined in identifying issues related to TDIC in the classroom and how to use them for teaching-learning as well as investigating the digital literacy of EJA students; to analyze the contributions of science teaching in the EJA and investigate intergenerationally regarding the use of TDIC with fifth grade and EJA students. To achieve these objectives, the research presents a literature review in relation to Paulo Freire's contributions to education; the profile of students of the EJA modality; science teaching through the National Common Curriculum Base (BNCC) and its challenges; TDIC in the school context valuing digital literacy and the importance of feedback. The methodology was based on a qualitative approach with a guiding thread to field research and intervention research. The data collection technique was the use of a questionnaire with open questions answered by students of the EJA and Fifth Year of Elementary School contributing to the intergenerational dialogue in order to portray the reality of these students in the face of the use of TDIC. Therefore, the research stages were: literature review to enrich the theoretical basis; know the Edmodo platform and its features; study the planning documentation of the EJA of the municipality of Barra Bonita – SP; collect data through a questionnaire and observe the contact of EJA students on the Edmodo virtual platform. The educational product linked to this research is an e-book entitled "Seeding online knowledge" with various science activities and a board game "Science in Action". It is concluded that there is a need for the inclusion of TDIC and Sciences in the Curriculum of the EJA, focusing on digital literacy and scientific literacy in order to guarantee students a transformative, liberating, critical and significant training.

Descrição

Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias digitais da informação e comunicação, Ensino de Ciências, Youth and adult education, Digital Information and Communication Technologies, Science teaching

Como citar