Fundamentos de bioética para estudantes do ensino médio - uma abordagem conceitual

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-09-10

Autores

Lelis, Nilton Cesar

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Historicamente a Bioética pertence ao século XX, contudo suas preocupações e indagações, norteiam o conhecimento humano desde os tempos de Hipócrates (460-377 a.C) na Magna Grécia. Tal fato ficou registrado no juramento que os formandos em medicina fazem ao concluir o curso. Não obstante, foi no século XX que o homem deu uma forte contribuição para o progresso das ciências e portanto com o advento de novas tecnologias, oriundas das Revoluções Industriais, surgiram novas formas de fazer pesquisa. Desta forma então começaram a surgir novos questionamentos sobre estas pesquisas e em especial quando estas usavam cobaias vivas e ou humanas. Tal situação evidenciou-se a partir do Tribunal de Nurenberg que mostrou ao mundo as atrocidades cometidas contra os judeus na Segunda Grande Guerra, sobre tudo os experimentos científicos realizados então. O tribunal de Nurenberg trouxe a luz vários questionamentos sobre a dignidade da vida, da morte e do bem morrer. Nesta atmosfera então surge a Bioética. Sendo num certo sentido o estudo sobre a ética da vida, Bioética promulga uma análise epistêmica sobre a moral, a ética, a virtude bem como o contraditório, o mal. Para tal estudo, a genealogia da moral vem a luz conferir esclarecimento sobre como o mal surge, como se forma e formata uma moral em determinada sociedade. Configurado o estudo sobre a forma como se processa a moral dentro de uma sociedade, não podemos olvidar que esta sociedade possue em seu seio vários componentes, que de forma pluri funcional. Aqui então surge a figura dos diferentes morais, que na prática simbolizam o grande objetivo da Boética ou seja permitir o questionamento e o aprofundamento de ideias críveis. Para efeito didático dividimos os temas comuns a Bioética em clínicos, quando voltados para as áreas da saúde e pesquisa e não clínicos quando estes temas englobam saberes focados em outros como ecologia, psicologia, antropologia, economia entre outros. Finalmente propomos para este estudo de natureza introdutória, com o objetivo voltado para alunos de Ensino Médio, a relação existente da Bioética com a filosofia, teologia, psicologia, medicina e direito. Ao estudarmos estas relações percebemos a multidiciplinalidade da Bioética na construção do pensamento humano. Esta dissertação tem por objeto geral apresentar os fundamentos e temas comuns a Bioética, através de abordagens de temáticas específicas elaborados para alunos de Filosofia da rede estadual de educação lotada em cidade do interior paulista. Também se tem como objetivo geral produzir material para sanar as lacunas que, no nosso crivo, poderão surgir ao defrontarmos com as discursões processadas durante a apresentação e estudo dos temas propostos. O objetivo específico do trabalho é elaborar uma instrução padrão para os alnos de Ensino Médio sobre os fundamentos de Bioética, em forma de material impresso para apresentar fundamentos gerais sobre o referido tema Bioética que, no nosso entendimento, são de significativa importância.
Historically Bioethics belongs to the twentieth century, yet its concerns and questions have guided human knowledge since the times of Hippocrates in Magna Grecia. This fact was registered in the oath that medical graduates make at the end of the course.However, it was in the twentieth century that man made a strong contribution to the progress of science and therefore with the advent of new technologies, coming from the Industrial Revolution, new ways of doing research emerged. In this way new questions began to arise about these researches and especially when they used live and or human cobals.This situation was evident from the Nurenberg Court which showed to the world the atrocities committed against the Jews in World War II, especially the scientific experiments carried out at the time.The Nurenberg court brought to light several questions about the dignity of life, death and the good to die. In this atmosphere then Bioethics arises.Being in a sense the study of the ethics of life, Bioethics promulgates an epistemic analysis of morals, ethics, virtue as well as the contradictory, evil. For such a study, the genalogy of morality comes to light to shed light on how evil arises, how a moral is formed and formed in a given society. With the study of the way morality is processed within a society, we cannot forget that this society has in its core several components, which in a pluri-functional way. Here then comes the figure of the different morals, which in practice symbolize the great aim of Boethics, namely to allow the questioning and deepening of credible ideas.For didactic purposes we divide the common themes of Bioethics into clinicians, when focused on the areas of health and research and non-clinical when these themes include knowledge focused on others such as ecology, psychology, anthropology, economics, among others.Finally we propose for this introductory study, aimed at high school students, the existing relationship of Bioethics with philosophy, theology, psychology, medicine and law. By studying these relationships we realize the multidisciplinary nature of bioethics in the construction of human thought.

Descrição

Palavras-chave

Bioética, Ensino, Ensino Médio, Moral, Bioethics, Teaching, High School

Como citar