A pluralidade de Antonio de Curtis-Totò: o poeta, o ator e a representatividade dramática na cultura italiana

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-02-01

Autores

Marquesini, Daniele Fabíola

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Neste mundo globalizado no qual vivemos hoje, conhecer diferentes colaborações representativas das mais diversas culturas existentes é uma forma de enriquecer conhecimentos e de exaltar a importância de particularidades nacionais para a soma daquilo que consideramos e apreciamos como expressão da arte universal. Antonio de Curtis, ou Totò, é o exemplo de um artista completo que atuou como escritor, compositor, cantor, ator de teatro, televisão e cinema e que representa frações significativas da arte popular italiana por meio de suas representações cômicas que se tornaram um símbolo próprio, e também por suas invenções de frases e máximas. Neste trabalho, apresentamos aspectos biográficos do artista, inseridos no contexto de sua cidade de origem, Nápoles, e evidenciamos características presentes em sua obra poética e cinematográfica a fim de apresentar relações internas no legado de Antonio de Curtis por meio, num primeiro momento, do mapeamento da obra do artista e autor para, numa segunda etapa, revelar as ligações entre a comicidade do ator e o lirismo do poeta, numa chave da cultura popular napolitana.
In this globalized world in which we live today, knowing different collaborations representing the most diverse existing cultures is a way of enriching knowledge and praising the importance of national particularities for the sum of what we consider and appreciate as an expression of universal art. Antonio de Curtis, or Totò, is an example of a complete artist who served as a writer, composer, singer, actor in theater, television and cinema and who represents significant fractions of Italian popular art through his comic representations that have become his mark, and also through his inventions of phrases and maxims. In this work, we present biographical aspects of the artist, inserted in the context of his hometown, Naples, and we show characteristics present in his poetic and cinematographic work in order to present internal relations in his legacy. Firstly, we map his work as an artist and author in order to, then, reveal the links between the actor’s humor and the poet’s lyricism, in a key to Neapolitan popular culture.
Nel mondo globalizzato in cui oggi viviamo, conoscere delle diverse collaborazioni che rappresentano la diversità culturale esistente è un modo di arricchire delle conoscenze e di evidenziare l’importanza delle particolarità nazionali che formano l’insieme di quello che consideriamo e apprezziamo come l’espressione dell’arte universale. Antonio de Curtis, in arte Totò, è l’esempio di un artista completo che fu scrittore, cantautore, attore di teatro, televisione e cinema e che rappresenta frazioni importanti dell’arte popolare italiana tramite le sue rappresentazioni comiche che diventarono simboliche, e anche per le sue creazioni di frasi e battute. In questo studio vengono presentati degli aspetti biografici dell’artista nel contesto della sua città d’origine, Napoli, e sottolineiamo delle caratteristiche presenti nella sua opera poetica e cinematografica allo scopo di presentare dei legami nel retaggio di Antonio de Curtis partendo da un’esposizione dell’opera dell’artista e autore per poi rivelare le relazioni tra la comicità dell'attore e il lirismo del poeta, considerando la cultura popolare napoletana.

Descrição

Palavras-chave

Teatro italiano, Poetas italianos, Cinema, Humorismo, Cômico

Como citar