Garantia e hospitalidade cultural no tratamento temático de acervos de animação

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Data

2021-01-21

Autores

Sundström, Admeire da Silva Santos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A animação será abordada nesta pesquisa como um documento audiovisual que suporta a informação por meio da imagem construída e do som. E ao ser entendida como tal, a animação necessita de técnicas para leitura, análise e síntese da informação contida nesse suporte e que atenda às particularidades existentes nessa tipologia. O fato de a Ciência da Informação não contar com uma normatização nacional ou internacional para a transposição da linguagem audiovisual para um resumo escrito, faz com que diversos pesquisadores se debrucem em torno dessa problemática e proponham métodos para leitura, análise e síntese da informação audiovisual. Dentro das possibilidades de transposição existe a segmentação de vídeo, que até o momento desconsidera os aspectos semânticos do processo de transposição. Além disso, é importante ressaltar que os aspectos culturais devem ser assegurados dentro da proposição e elaboração de novas metodologias, sendo que um dos caminhos para tal é refletir tais práticas dentro da Organização do Conhecimento por meio de um viés ético. É assim que esta pesquisa dialoga com o conceito de Garantia e Hospitalidade Cultura cunhado por Beghtol. Pois a autora apresenta que a cultura dentro de uma unidade de informação pode ser entendida como a forma com que o indivíduo se relaciona com a informação. Deste modo, faz-se o seguinte questionamento: Como a Garantia e hospitalidade cultural podem ser asseguradas no tratamento temático da animação? O objetivo principal desta pesquisa é propor uma análise de identificação da Garantia e Hospitalidade Cultural na elaboração de resumo (sinopse) de filme de animação. Para tanto, usou-se o método de análise de domínio, que para identificar o domínio, a comunidade discursiva e a estrutura do documento se dividiu em dois polos para a coleta de dados: o polo teórico e a pesquisa de campo. O polo teórico discute o conceito de documento, analisa os métodos para leitura de documentos audiovisuais e traz o conceito de Hospitalidade e Garantia cultural. Já a pesquisa de campo se preocupa em estabelecer as características da comunidade discursiva, para isso foram realizadas entrevistas e análise documental. As entrevistas foram feitas com 4 pessoas responsáveis pelos acervos das instituições analisadas. As instituições são: Museu de animação Lula Gonzaga, Museu de animação de Belo Horizonte e Produtora Anaya. O corpus de análise também abrangeu 10 resumos de filmes de animação da Cinemateca brasileira, bem como os documentos dessa instituição no que se refere ao tratamento temático. Como discussão retoma-se todos os dados estruturados dentro da análise de domínio. Como resultado apontam-se que a Garantia e hospitalidade cultural podem ser identificadas dentro de um sistema de Organização do Conhecimento quando alguns pontos são considerados: o primeiro, é preciso identificar o que é cultura para a comunidade analisada; o segundo, qual é a dimensão informativa do documento e como ele se estrutura; e terceiro, quais objetivos e ações da instituição analisada dialogam com essas particularidades, por fim, ao sintetizar todas essas informações foi possível entender o que deve ser assegurado durante o tratamento temático do acervo de animação e assim pensar o processo de leitura, análise e síntese desse documento. Concluiu-se se torna possível pensar, compreender e identificar a Garantia e hospitalidade cultural dentro do tratamento temático da animação por meio da análise de domínio.
The animation film will be approached in this research as an audiovisual document that supports the information through the moving image and sound. The animation film needs techniques for abstracting the information to satisfy the particularities existing in the video format. The fact that Information Science does not have a national or international standard for transposing the audiovisual language into a written summary, makes several researchers address this issue and propose methods for indexing and abstracting techniques. It is important to highlight the segmentation of video disregards the semantic aspects of the transposition process. In addition, it is important to emphasize that cultural aspects must be ensured within the proposition and development of new methodologies, and one of the ways to do this is to reflect such practices within the Knowledge Organization through an ethical bias. This research dialogues with the concept of Culture Warrant and Hospitality coined by Beghtol. She understands that the culture within a information unit could be interpreted as the way that the audience relates to the information. Thus, the following question is asked: How the Cultural Warrant and Hospitality could be ensured in the abstracting of animation film? The main objective of this research is to propose an identification of Cultural Warrant and Hospitality in the abstracting method of an animated film. As a method we used the domain analysis. The data collected was divided in two stages: the theoretical and the field research, and they are important to help identify the domain, the discursive community, and the video structure. The theoretical stage, I have discussed the concept of document, I have also analyzed the methods for abstracting audiovisual, and lastly, I brought the concept of Cultural Warrant and Hospitality. The field research is describing the characteristics of the discursive community, this stage was carried out through interviews and documentary analysis. The interviews were conducted with 4 professionals responsible for the collections of the follow institutions: Lula Gonzaga Animation Museum, Belo Horizonte Animation Museum, and Producer Anaya. The corpus of analysis also included 10 abstracts of animated films from the Brazilian Cinematheque. As a result, it is pointed out that the Cultural Warrant and Hospitality can be identified within a Knowledge Organization system when some points are considered: the first, it is necessary to identify what culture is inside the analyzed community; the second, the informational possibilities and structure of the video format chosen; and third, considering the goals and actions of these institutions and their particularities. Finally, based on all this information, I believe it is possible to understand the elements that must be ensured during the abstraction method of the animation film, and then it could be possible to suggest a guide for video abstracting. I have concluded that it is possible to consider the Cultural Warrant and Hospitality within the indexing and abstracting of animation film through domain analysis as a method.

Descrição

Palavras-chave

Documento audiovisual, Acervo de animação, Garantia e hospitalidade cultural, Filme de animação, Análise de domínio, Audiovisual, Video abstracting, Animation film, Cultural warrant and hospitality, Domain analysis

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