Representação de ensino e docência: obras literárias de Rubem Alves em foco

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Autores

Cardoso, Kelly Murback Alves [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Not available
Na década de 1980, a partir de produções da academia e incorporação de discursos acadêmicos pelas políticas públicas e sociedade, a culpabilização do fracasso escolar lançou-se sobre os professores, através do argumento da incompetência (SOUZA, 2006). O descontentamento com a baixa qualidade do ensino revelou muitas críticas à escola e principalmente aos professores, que passaram a ser considerados tecnicamente despreparados para atender a demanda educacional. Esses discursos que produzem uma imagem negativa dos professores se fazem presentes ainda nos dias atuais. As críticas de Rubem Alves sobre o sistema educacional brasileiro tiveram início por volta dos anos 1980, período que corresponde ao nascimento e fortalecimento dos discursos que embasam o argumento de incompetência dos professores. No entanto, as produções literárias desse autor revelaram a constituição de um pensamento pedagógico que se diferencia dos discursos daquele período, apontando diversos aspectos sobre a docência e o ensino que vão além da mera exigência da competência técnica dos professores. Desse modo, essa pesquisa investiga as representações de ensino e docência presentes nas obras de Rubem Alves. Considera-se que as obras literárias emitam representações da realidade histórica e social do autor, sejam de afirmação ou contraposição, e quando alcançam os diferentes leitores, as representações emitidas na literatura incorporam a representação da realidade desses indivíduos, cada qual com especificidade (CHARTIER,1991). Este estudo foi desenvolvido sob uma abordagem qualitativa, baseando-se nos pressupostos da pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo (FRANCO, 2007). A pesquisa também demandou uma revisão bibliográfica e estudos teóricos das concepções de representação propostas por Roger Chartier e de docência e profissão docente discutidas por...

Descrição

Palavras-chave

Alves, Rubem 1933-2014, Professores - Formação, Ensino, Professores, Educação, Brasil

Como citar

CARDOSO, Kelly Murback Alves. Representação de ensino e docência: obras literárias de Rubem Alves em foco. 2018. 99 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura -Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.