Publicação: A intersecção de mitos de origem com o jogo dramático: uma possibilidade intercultural no ensino formal
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Godoy, Kathya Maria Ayres de 

Pereira, Theda Cabrera Gonçalves 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Arte - Teatro - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Not available
Resumo (português)
A proposta da pesquisa é de compreender como trabalhar com mitos de origem nas aulas de Artes do ensino formal. O presente relatório apresenta o caminho trilhado desde a primeira parte da pesquisa, de caráter teórico, a realização da segunda parte, prática, até o momento de reflexão sobre essa prática, em que planos de aula foram criados e aplicados com jovens na matéria de Artes do Ensino Fundamental II. O levantamento bibliográfico foi base para a definição do jogo dramático como possibilidade de realização de um trabalho com mitos. Os principais autores referenciados foram Jean-Pierre Ryngaert (2009), Maria Lúcia de Barros Pupo (2005), Theda Cabrera (2016), Rodrigo Benza Guerra (2013) e Joseph Campbell (1990). A proposta foi utilizar mitos de origem de várias matrizes culturais e refletir sobre os diferentes pontos de vista sobre esse tema, numa abordagem intercultural. A interculturalidade é uma relação de troca entre pessoas de culturas distintas que resulta em uma aprendizagem. Por meio do jogo dramático, cada estudante pôde expressar a sua compreensão dos mitos e discutir suas semelhanças e diferenças. Essa prática permitiu que os estudantes desenvolvessem habilidades para pensar sobre diferenças culturais e sobre a sua cultura, além de refletir sobre sua capacidade de comunicação e expressão em cena. Tanto no jogo dramático quanto em uma relação intercultural é necessário escuta, cumplicidade, autonomia e disponibilidade. O jogo dramático é um espaço de troca e de diálogo e requer que os jogadores trabalhem juntos, com os conflitos que possam surgir, se unindo em prol da criação. Por isso foi possível que a interculturalidade se desenvolvesse por meio do jogo dramático.
Descrição
Palavras-chave
Teatro - Estudo e ensino, Teatro na educação, Improvisação (Representação teatral), Representação teatral, Mitologia, Jogos na arte, Games in art
Idioma
Português
Como citar
IGNÁCIO, Sofia Vercelli. A intersecção de mitos de origem com o jogo dramático: uma possibilidade intercultural no ensino formal. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Arte - Teatro), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.