Psicomotricidade na educação infantil

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Data

2018

Autores

Lopes, Camila Fernanda de Almeida [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The present study seeks to examine issues related to psychomotricity for child development. The decision on the theme came from disciplines related to child development during my undergraduate degree in pedagogy. Another contributing factor for the choice on this theme were the experiences acquired in my job in a public day care center in the city of Rio Claro-SP. It allowed a daily contact basis with the child's development process. During this period of study and work I had the opportunity to observe the experiences of children in the school: the movement, the interaction between them and adults, and the development process that occurs in this age group. This experience made me to have a special attention on my undergraduate course in various disciplines, in particular on the Content, Methodology and Practice of Teaching Physical Education, in which as a student I had the opportunity to study psychomotricity for education. This theme will be approached through bibliographic research including documentary analysis and analysis of scientific papers published in journals with an impact in the field. The characteristics of psychomotricity and its contributions in early childhood education will be addressed. In addition, the National Curriculum Parameters (NCPs) and other documents associated with the issue of psychomotricity in early childhood education will be discussed. Finally, the contributions of psychomotricity in early childhood education will be analyzed and confronted with the demands and needs of the current scenario of early childhood education
O presente estudo busca examinar questões relacionadas à psicomotricidade no desenvolvimento infantil. A decisão pela temática ocorreu a partir dos estudos realizados no decorrer da minha graduação no curso de Pedagogia nas disciplinas que abordavam o desenvolvimento infantil e seus desdobramentos na educação. Outro fator importante para a escolha dessa temática se deu em razão das vivências e experiências em creches públicas na cidade 6 Rio Claro-SP. Neste período de estudo e trabalho tive a oportunidade de observar o comportamento das crianças no ambiente da escola. A expressão corporal, a interação entre elas e os adultos e o processo de desenvolvimento que ocorre nessa faixa etária. Esta vivência contribuiu para um olhar atento na minha Graduação nas aulas da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Educação Física, na qual tivemos a oportunidade de estudar a questão da psicomotricidade na educação. Esta temática será abordada por meio de pesquisa bibliográfica incluindo análise documental e análise de artigos científicos publicados em revistas com impacto na área. As características da psicomotricidade e suas contribuições na educação infantil serão abordadas, além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e outros documentos associados à questão da psicomotricidade na educação infantil serão discutidos. Por fim, as contribuições da psicomotricidade na educação infantil serão analisadas e confrontadas com as demandas e necessidades do atual cenário da educação infantil

Descrição

Palavras-chave

Psicomotricidade, Educação de crianças, Educação física para crianças, Linguagem corporal, Educação fisica (Pre-escolar) - Estudo e ensino, Crianças - Desenvolvimento

Como citar

LOPES, Camila Fernanda de Almeida. Psicomotricidade na educação infantil. 2018. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura -Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.